segunda-feira, novembro 06, 2006

carro-rei III


baia de embarque e desembarque transformada
em ponto de táxi clandestino na av Paulista


Entre os automóveis de uso "civil", o táxi certamente é o que goza das mais amplas liberdades na capital paulista. Transporte individual de caráter público, eles possuem tarifas entre as mais altas do Brasil, subsídio público para a compra do veículo e um sindicato que está entre os mais poderosos da cidade. Diz a lenda que nenhum prefeito se elege em São Paulo sem o apoio dos taxistas.

Ainda que transportem apenas 1/60 dos passageiros que cabem em um ônibus e ocupem 1/3 do espaço dos coletivos, os táxis podem circular nos corredores de ônibus desde a gestão Marta Suplicy, ocupando espaço e atrapalhando o transporte coletivo.

Os táxis paulistanos também gozam de uma larga tolerância oficial no quesito estacionamento.

A vista grossa das autoridades, o abandono do espaço público, a negação da cidade como espaço de convivência e a falta de incentivo ao uso do transporte coletivo foram responsáveis pela criação de milhares de pontos de táxi clandestinos na cidade.

Os "pontos" estão instalados em calçadas, baias de embarque e desembarque, locais proibidos e faixas de pedestres, atrapalhando não só os transeuntes, como os outros motoristas. Também não é difícil encontrar pontos de táxi com o número de carros muito superior às vagas disponíveis.

Confira também
[carro-rei I]
[carro-rei II]
[abuso de autoridade]
[abuso de autoridade na Guanabara]
[papai noel estacionou o trenó na calçada]
[procedimento padrão]

voltar ao topo

Comments:
Ligar para o 156 é perda de tempo. Eu converso sobre isso com as pessoas e elas me vem como um cara intolerante e cheio de stress. O que um cidadão como eu pode fazer? Eu quero fazer algo para mudar essa situação absurda, mas não sei o que.
 
Também fico indignado com essa e outras coisa que vejo nas ruas, quero fazer algo de imediato para resolver a situação mas não vejo solução.
 
Acho que temos que apelar para medidas anarquistas do tipo, murchar o pneu do carro, pixar a lataria com alguma tinta removível uma frase para o indivíduo se tocar ou outras coisas.
 
Multa moral seria uma boa. Na pegada disso aqui, ó:
http://www.stopurban4x4s.org.uk/shop.htm#parking

Essas são colocadas em SUVs, multando moralmente o motorista pela escolha ruim do automóvel, com justificativas da multa. Mais informações aqui:
http://z004.ig.com.br/ig/22/22/112022/blig/freeride/2006_04.html#post_18464969
 
Postar um comentário

<< Home