segunda-feira, março 13, 2006

Abuso de autoridade


(clique na imagem para ampliá-la)

Aprendi outro dia o que significa o termo "permissão discricionária". Em poucas palavras, é uma delegação de poder do Estado a uma determinada autoridade. A partir daí, a autoridade assume o papel do Estado e julga quando uma lei pode ser desrespeitada para que o bem comum (objetivo do Estado) seja atingido.

Assim a autoridade policial pode, a partir deste conceito jurídico, subverter as leis de trânsito para atingir o bem comum. O princípio é válido, por exemplo, quando uma viatura policial em perseguição a criminosos atravessa semáforos vermelhos. A autoridade policial julga, naquele momento, que o bem comum (a prisão dos criminosos) está acima das leis de trânsito.

A polícia brasileira, como é notório, não compreende direito o que significa "bem comum" e comete dirarimente abusos de autoridade dos mais diversos tipos. Desde o assassinato sumário de "suspeitos" (mais da metade dos mortos pela polícia paulistana não tinham passagem pela polícia) até o simples abuso do estacionamento em locais proibidos.

Na foto acima, além da viatura estacionada em cima da calçada (prática absolutamente comum na cidade, afinal o "sagrado" trânsito não pode ser interrompido), um outro carro também desfruta tranquilamente do estacionamento na área destinada aos pedestres. Lastimável para quem deveria ser exemplo de cidadania.

outras cenas cotidianas de abuso policial:
[1], [2], [3], [4], [5], [6]

voltar ao topo

Comments:
http://www.flickr.com/photos/bamzin/109802478/
 
Sem dúvida a invasão das calçadas é mais um problema dessa cidade. Na av. da Aclimação há alguns restaurantes que oferecem "estacionamento" com manobrista. O que eles fazem é colocar o carro na calçada oposta à do restaurante, onde ficam algumas agências de banco que já estão fechadas naquele horário. Estacionam e manobram os carros em cima das calçadas sem qualquer ação da prefeitura ou da polícia.
 
puts...
aqui perto de casa essa foto.

o pior é que não se tem muito o que fazer. Digo, vou chamar quem... a polícia?

:(
 
A Polícia ja estar ocupando a calçada,hehe, vai e te levar preso.
 
A Polícia tem sim necessidade de cometer infração de trânsito,seja para uma ocorrência de briga de vizinhos ou de roubo, já que quanto mais ela demora para chegar mais tempo ela fica indisponivel para atender outra ocorrência, ou voltar para o patrulhamento a procura de suspeitos.Quando você precisa de uma viatura ,seja para um roubo ou mesmo pelo motivo de um motorista nervoso,( que pára atrás do seu carro, quando você estacionou em fila dupla, na porta da escola para deixar seu filho, já que não há local para estacionar),que esta com um "porrete" prestes a quebrar seu veículo e você.
Mas a verdade é que não temos muito com o que nos preocupar, uma vez que esta aumentando cada dia o número de policiais que seguem "ao pé da letra" a lei, e os procedimentos policial . É vai ser muito bom para os ladrões, uma vez que para abordar uma pessoa o policial usa da fundada suspeita, que é subjetiva, podendo ser um celular que esta fazendo volume debaixo de sua camisa aparentando uma arma, até o simples voltar repentino que coincidiu com os policiais que acabaram de virar a esquina. Cada dia o policial deixa de atuar em situações que ele acha possível que seja ilícito, atuando somente em fatos concretos... não estranhe quando você ver um marginal que acabou de ajeitar uma arma na cintura para aparentar um celular, e passar friamente por policiais, e não ser abordados, pois com certeza eles estão cansados de ouvir "vai abordar ladrão", como se os ladrões andassem com uma placa dizendo "sou ladrão", principalmente nos dias de hoje que que andam de carros importados, comprados com dinheiro de roubos, não trabalham, mas dizem que são trabalhadores,mas como no Brasil ladrão e somente quem tem passagem, com certeza no dia em que eles, ao buscarem armas( em locais em que escondem), para a praticar mais um roubo e cruzarem com uma viatura (com policias "idiotas" que suspeitam das atitudes dos passageiros )e ao abordar o veículo os passageiros efetuam disparos e acabam baleados e mortos pela polícia, vai aparecer um para dizer que eles eram trabalhadores e que não tinham passagem e as armas foram plantadas.
 
Postar um comentário

<< Home