segunda-feira, outubro 09, 2006

Carro-Rei I



Entre todos os veículos motorizados, nenhum goza de tanta liberdade quanto o da foto acima. Os carros-forte podem circular em dias de rodízio, não estão sujeitos às restrições de horários e locais para caminhões e podem estacionar em qualquer lugar para carregar os lucros de bancos e grandes redes comerciais.

Enquanto permanecem nas calçadas, além de atrapalhar a passagem de pedestres e deficientes físicos, os carros-forte deixam o motor ligado e lançam uma deliciosa e saudável fumaça de óleo diesel na cara de quem, por vontade ou falta de espaço, se aproxima de sua traseira.



voltar ao topo

Comments:
luddista,

Li praticamente todo o seu blog.
Prestei atenção principalmente nas fotos de veículos cujos motoristas insistem em estacionar sobre calçadas e ignorar faixas de pedestres.
Também fico muito indignado vendo isso ao vivo todos os dias.

Já reclamei com a CET incontáveis vezes, por e-mail, telefone(156) e falando diretamente com os "marronzinhos".
Acho que isso não funciona.

Como cidadão comum, peço sugestões. O que posso fazer?
 
ESSES carros-forte de banco poluem MUITO! Estava pedalando atrás de um ontem e quase morri sufocado! abraços
 
Gilberto
Também já reclamei inúmeras vezes com a CET sobre carros na calçada. Acho que nada me irrita mais que isso, principalmente se pensar nos idosos, deficientes etc.
Certa vez fizemos nossas próprias multas e saímos multando carros estacionados em locais proibidos. A "multa" imitava o modelo oficial e continha uma mensagem educativa. Não sei o quando adiantou, mas deu um certo alívio. De qualquer forma é preciso cuidado porque o trânsito é um abiente em que os contatos tendem a ser agressivos. Talvez na sessão de arquivos do blog esteja o modelo, ou o Luddista possa mandá-lo.
 
Gilberto, a ação a qual o debici se refere está neste link.
 
luddista e debici,

Bem legal e engraçada a ação de vocês. Mas acho que não traz resultado.
Tentar conscientizar esses "motoristas" é perda de tempo. O egoísmo e a falta de cidadania destes são muito fortes. Quando levam multa por excesso de velocidade ainda se sentem injustiçados.

O caminho é multar. Isso os infratores entendem. Não entendo porque a CET não multa esses carros. Seria mais dinheiro para eles.

Outro agravante é que pouca gente reclama no telefone 156. Os pedestres desviam dos carros na calçada e nem ficam indignados.

Gostaria de sugerir a vocês que incentivem os visitantes do blog a ligarem para o 156.
 
Eu já perdi meu tempo ligando para o 156 uma vez que tinha um caminhão da prefeitura atravessado no canteiro central da Av. Sumaré, por cima da ciclovia, da grama e das duas calçada. Tinha sobrado uns 40cm para passagem de pedestres e bicicletas.

A CET disse que não poderia fazer nada, que eles só atendem com uma viatura no local se for carro parado em porta de garagem (ou seja, se estiver atrapalhando outros carros eles vêm, mas os pedestres que se f.).

A atendente disse que eu teria que falar com a regional da prefeitura responsável por aquela área. "Ok. Então qual a regional da prefeitura responsável por esta área?". Foram uns 15 minutos esperando uma resposta. Liguei na regional e disseram que não poderiam fazer nada, que eu deveria ligar na CET. Resolvi ligar então para a empresa dona do caminhão (Vega, se não me engano), onde finalmente conversei com alguém não robotizado, que disse que entraria em contato com o motorista do caminhão por rádio para que ele tirasse o veículo dali.

Tive que ir embora sem saber se o caminhão saiu ou não, porque nisso já havia me atrasado para o trabalho. Perdi meia hora do meu tempo, gastei uma grana no celular e não pareceu ter valido a pena. Com a receptividade que eu tive, tanto na CET como na regional de Pinheiros, fiquei com a impressão de que aquilo é o normal e eu é que sou o maluco...
 
Gilberto, pode até não trazer resultado, mas pelo menos saberemos que existem pessoas pensando contra e que se incomodam com o fato.

Ou você acha melhor ficar de braços cruzados olhando seus direitos sendo afetados??

A escolha é sua!!

Luddista, bela manifestação. Poderíamos marcar outra com a presença da imprensa!!
 
Boa a idéia da manifestação e o texto da "multa". Passo com certa frequência pelo centro de SP e vejo uma degradação crescente nas vias de circulação dos pedestres. Exemplos: No Vale do Anhangabaú, um calçadão, é grande o risco de ser atropelado por carros oficiais, polícia e particulares que circulam em velocidade e sem qualquer respeito pelas pessoas que lá caminham. Já no quadrante Sé - Largo São Francisco são os estacionamentos em construções antigas e inadequadas com seus manobristas aloprados arriscando a vida de quem anda pelas calçadas. Só dois exemplos, mas poderia citar dúzias...
 
willian cruz, parabens pelo seu tempo gasto. Pode ter causado-lhe problemas, pois não temos a quem recorrer hoje em dia, mas tem a admiração dos que lutam pela causa
abraços
 
Se isso ocorre somente com carros-fortes ate que particulamente eu nao me encomodaria , pelo fato desses motoristas de carros-fortes correrem muitos riscos ao carregarem valores importantes para a cidade. Por isso eles utilizam as calçadas para ficarem mais proximos aos caixas dos bancos, porque se eles ficam parados na rua ficariam muito vulneráveis a assaltos por exemplo. Voces ja pararam pra pensar na rotina desses vigilantes ? Nao neh.. Poucos tem a coragem de assumir uma profissao dessas por ser muito arriscada.Entao se o problema for SOMENTE dos carros-fortes nas calçadas eu particulamente nao me encomodaria.Quanto aos outros que nao tem a menor importancia ai ja iria prejudicar os pedestres.
 
Postar um comentário

<< Home