quinta-feira, outubro 19, 2006

Bicicleta: mais uma vez na frente do carro


(participantes do intermodal de Santo André / foto: divulgação DTC)

Na última quarta-feira (18) o Departamento de Trânsito e Circulação de Santo André realizou seu primeiro desafio intermodal. Assim como já havia acontecido em São Paulo e no Rio de Janeiro, a bicicleta venceu novamente o automóvel.

No percurso entre a praça IV Centenário e a caixa d'água da Vila Mariana (São Paulo), o ciclista levou 46 minutos, apenas 6 minutos a mais do que a moto, primeira colocada no quesito velocidade. O carro, tido e vendido como sinônimo de liberdade e velocidade, chegou em 58 minutos ao seu destino.

A moto, veículo mais rápido, é também o mais poluente e o mais perigoso. Chega a poluir mais do que um ônibus e mata um motociclista por dia nas ruas de São Paulo. Já a bicicleta, veículo não poluente e saudável, que ainda proporciona bem-estar e integração com a cidade, comprova seu excelente desempenho como meio de transporte.

Confira abaixo os resultados:

Moto (Rodrigo) - 40 minutos

Bicicleta (Marcelo) - 46 minutos

Moto (Welinton) - 49 minutos*

Automóvel (José Batista) - 58 minutos

Bicicleta (Renato) - 1 hora e 23 minutos**

Trem + ônibus (Adriana) - 1 hora e 28 minutos

Trolebus + Metrô (Alexandre) - 1 hora e 35 minutos

Trem + Metrô (Antônio) - 1 hora e 50 minutos***

* Welinton fez o mesmo percurso que o Rodrigo, com a diferença que o Welinton só andou em corredores (no meio dos carros) quando o tráfego estava congestionado ou nas aproximações de semáforo quando este estava vermelho, daí a diferença entre os tempos das duas motos.

** O selim da bicicleta do Renato quebro durante a viagem, prejudicando-a.

*** Antônio é deficiente físico e fez o percurso de cadeira de rodas.

voltar ao topo

Comments:
só os 14,2 km que não sei de onde a repórter do Diário do Grande ABC tirou.

Esqueci de marcar na moto e com certeza deu muito mais que isso pra mim, pois fui pela Imigrantes e não pela Anchieta, por sugestão do Welington (trânsito na entrada em SP). O Marcelo tb tava sem ciclocomputador, mas acha que deu mais de 20 km.

No maplink dá a rota mais curta, 17,5 km, ou seja, mais pontos pra bicicleta, pois a distância é ainda maior!

abs,
Zenga
 
Imprensa, ai imprensa.... Já tirei a kilometragem do texto.... valeu pelo aviso.
 
Muito legal terem colocado um cadeirante também!
 
Detalhe fundamental no comparativo entre os três intermodais com distâncias semelhantes...

A bicicleta fez sempre ao redor de 48 min!! Nesse de Santo André mesmo com uma distância maior que os outros dois a regularidade se manteve. Da maneira mais positiva possível, a bicicleta é o veículo mais "regular" de todos! hehe

Não atinge 250 km/h, mas faz sempre médias ao redor de 20km/h e é mais eficiente que o transporte público mesmo com problemas mecânicos! :) Tristeza
 
Postar um comentário

<< Home