terça-feira, fevereiro 28, 2006

41a Bicicletada - Carnaval-inauguração na Praça do Ciclista


(clique nas imagens para ampliá-las)

Toda última sexta-feira de cada mês, acontece a Bicicletada de São Paulo, a ciclo-festa-passeata de quem usa transporte não-motorizado. A pedalada mensal celebra a busca por cidades mais agradáveis, menos poluidas, menos violentas e mais humanas. Pedalamos por espaço e pelo respeito no trânsito, afinal, o direito de locomoção é das pessoas, não das máquinas.

O encontro acontece sempre na esquina das avenidas Paulista e Consolação... Ou melhor, no finalzinho da Paulista, quase na Consolação... Altura do número 2300. Ali perto do Belas Artes, dos sebos ou do finado Riviera, sabe? Não, do lado de cá da Consolação, no meio da Paulista mesmo, em cima daquele túnel da rampa anti-gente. Perto daquela casinha de polícia... Isso, em frente ao canteiro do metrô que está lá há quase uma década. Ali tem uma praça... É, uma praça, com estátua e tudo!

Na última sexta (24), a praça ganhou nome: Praça do Ciclista. Festa, placas, músicas, vídeos, serpentina, confete e alegria.


Na 40a edição da Bicicletada, os participantes instalaram placas avisando que a bicicleta também faz parte do trânsito. As placas ainda estavam por lá quando a praça foi "oficialmente" batizada no carnaval-inauguração. Que bom, ficou bem bonita a bicicletinha embaixo do nome da Praça...


Como já havíamos feito em julho de 2005, ajudamos a pobre estátua, condanada a permanecer 24 horas por dia no meio da poluição e do barulho. Quem sabe o homem se anima, pega a bicicleta e foge dali...









Mais notícias, fotos e vídeos da 41a Bicicletada de São Paulo:

[27 fotos aqui]; [58 fotos aqui]; [vídeo para download]; [video em streaming no YouTube]

* se tiver problemas com o vídeo em .AVI, instale o codec Xvid, que pode ser baixado gratuitamente aqui (windows) ou aqui (mac).

voltar ao topo

Comments:
Qual é o número médio de participantes da bicicletada em São Paulo? A julgar pelas fotos e pelo fato de tratar-se da maior cidade do país, parece que esses encontros reúnem menos gente do que poderiam reunir.

Os participantes da bicicletada respeitam as leis de trânsito?
 
Hehe, muito bom, muito bom! Essa idéia da placa foi ótima, o megafone anunciando a inauguração então, nem se fala. Ontem à noite (1/3) mudei meu caminho e passei por lá por volta das 23h para ver se as placas ainda estavam lá. Ainda estão. Enquanto eu estava ali na Praça do Ciclista eu percebi que os policiais da casinha cutucaram um ao outro pra mostrar que tinha um ciclista na praça. Sei lá o que eles tão pensando disso, mas a placa ainda tá lá. :)
 
Pelo visto a festa foi longe... pena q fui embora antes de terminar... Bom, eu sou uma ciclista que dificilmente desobedece às leis de trânsito, respondendo à pergunta do nosso amigo... Temos que agitar uma "bicicletada", ou mesmo só um passeio antes do fim do mês, não acha?
 
Frederico, primeiro salvei o vídeo em AVI sem compressão no programa de edição (Premiere).

Depois usei o codec xvid mesmo e o VirtualDub para compactar. O mais difícil do processo é acertar as configurações de tamanho, resolução, bitrate... Mas a configuração do xvid para isso é é relativamente fácil, se comparado com outros codecs.
 
aru,

Eu estava me referindo ao respeito às leis de trânsito durante a bicicletada. Acho difícil que os ciclistas obtenham respeito dos motoristas sem que primeiro respeitem as leis do trânsito, o que significa, na prática, respeitar todos aqueles que participam dele (motoristas, pedestres,etc.).

O espírito da bicicletada em São Paulo parece ser pacífico. Mas não é assim em todo lugar. Veja o caso de New York, por exemplo. Eu participo de um fórum estrangeiro e vejo que lá muita gente deixa de participar da critical mass por conta disso.
 
Bicicletas são ótimos meios de lazer e de transporte que devem ter o maior incentivo, a começar dos aficionados, pelas escolas, prefeituras, etc com ciclovias em todos os lugares do país. Pedalo desde criança e ainda hoje com 60 anos adoro pegar minha magrela aqui em Belo Horizonte e curti-la desde meu bairro Cidade Nova, indo para dar uma volta na Lagoa da Pampulha (18km). O trajeto todo é algo como 48 km de pedalada suave que pode durar duas a três horas. Também pedalo em Lagoa Santa em volta da lagoa onde curto o fim de semana tomando água de côco, algumas geladíssimas papeando com a família e/ou os amigos que eventualmente encontro por lá. Também é gostoso pedalar na região da Serra do Cipó nos feriadões. Uma bike é a melhor companhia para curtir a paisagem de qualquer ponto que esteja visitando.
 
Visitem o site e conheçam a BICICLETADA
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
BICICLETADA ocorre em São Paulo e pelo BRASIL a fora. Veja o site e faça o seu comentário: www.bicicletada.org e
www.bicicletada.org./modules/news
 
Veja também http://apocalipsemotorizado.blogspot.com/2006/02/41a-bicicletada-carnaval-inaugurao-na.html
 
Postar um comentário

<< Home