sábado, fevereiro 04, 2006

A Bicicletada é quarentona


Na última sexta-feira (03.fev), oito ciclistas festejaram a 40a edição da Bicicletada paulsitana ajudando na sinalização das ruas. O encontro aconteceu, como sempre, na praça que existe no finalzinho da Paulista (quase na Consolação).




Entre a torre gospel e o prédio-outdoor, nossa pequena mensagem.


Fim de tarde bonito e trânsito lento enquanto colocávamos as primeiras placas.


Últimos acertos antes de sair.


Paulista X Augusta.


A cada parada, panfletos eram entregues para motoristas e pedestres.



Descemos a rua Augusta, que foi recapeada no final do ano passado. Quase dois meses depois da troca de asfalto, a pintura das faixas no chão ainda não foi efetuada. Alega-se que a chuva tem impedido os trabalhos...

A informação sobre a sinalização pendente é destinada apenas aos motoristas. Afinal, pedestre não precisa saber sobre as faixas preferenciais para sua travessia.



Resolvemos dar uma força à Secretaria de Obras, que deve andar ocupada construindo rampa anti-gente (veja também este blog, no post de 21/12/2005) e cobrindo pedras portuguesas com asfalto nos calçadões do centro.



Senador Eduardo Suplicy, a caminho do cinema, recebeu panfleto da Bicicletada, gostou da idéia e disse que a bicicleta deixa em forma, é silenciosa e não polui o ambiente.


Nós seguimos a descida, deixando nossas pequenas bicicletas pelo caminho.


Como é bom pedalar no asfalto novo. Pena que os veículos motorizados e as concessionárias de serviços públicos esburacam tudo. Aí cada prefeito que assume, sem distinção partidária, faz um programa de recapeamento para mostrar que a gestão anterior não cuidava da cidade. Deve ser um tipo específico de asfalto, chamado "asfalto eleitoral", feito para durar apenas 4 anos.



Nossa pequena mensagem no meio do caos. O giganstismo dos anúncios paulistanos é proporcional ao número de veículos e ao tamanho das avenidas. Para que o motorista consiga ser "atingido", tudo tem que ser grande, apelativo, excessivo.





Nosso presente para o pessoal da Coopbike, a cooperativa de bicicletas que está surgindo em São Paulo: deixamos uma placa na árvore em frente à futura sede.


Chegando ao Theatro Municipal.


Em frente à prefeitura.




Na entrada do estacionamento oficial.



Pedalamos até a 24 de maio, onde o antigo calçadão de pedras portuguesas foi coberto por asfalto e "aberto" para os carros. Na nova e larga "rua", um carro passando. Na "calçada", duas caçambas de entulho são suficientes para impedir o fluxo de pedestres.


Um carro estacionado em local proibido na "rua"...


... outro carro em cima da "calçada".



Aproveitamos o começo de noite para mais uma volta por São Paulo, que tinha lua crescente, céu claro e trânsito bom... pelo menos para quem estava de bicicleta.

PS: Antes que alguém pergunte, sim, fomos abordados duas vezes pela polícia. Na primeira, a guarda municipal em frente à prefeitura achou que era a sinalização de um passeio ciclístico. Na segunda, os simpáticos homens da Força Tática da PM cantaram o pneu e desceram da viatura, como é praxe na polícia paulista, de arma em punho para saber o que estava acontecendo. Diplomaticamente informamos que estávamos ajudando a prefeitura a sinalizar as ruas. Os policiais e guardas municipais também receberam panfletos da Bicicletada.

voltar ao topo

Comments:
felicitaciones ... ¡muy buena idea!
Aqui en Chile intervenir las señaleticas de transito es ilegal...
Veremos como podemos copiar la idea por aca.

saludos
ppvaz
www.arribaelachancha.cl
 
Muito boa idéia, parabéns!
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
parabéns pela 40ª e obrigado pelas placas.
 
A idéia foi realmente fantástica. Pena que as fotos estejam um pouco escuras...
O mais legal de tudo foi vocês terem aumentado o trajeto: Augusta, Municipal, Prefeitura... a as "novas ruas" abertas no centro.
 
Pessoal, quero colocar nem que seja sozinho esse tipo de placa por aqui no RJ para incentivar o ciclismo e o respeito dos motoristas, como fizeram tal plaquinha? possuem a imagem dela para poder imprimir? abraços
 
Para clarear as fotos: baixa o software livre Gimp, instala, abre a foto e segue os passos:

camada -> cores -> curvas

a medida que vc mexer nas curvas vc vai clearar ou escurecer a foto...
salva e pronto ;)
 
He puesto un enlace a vuestra acción en el blog CiudadCiclista:

http://ciudadciclista.livejournal.com
 
Gostaria muito de saber como vocês fizeram as plaquinhas e qual foi o custo.

Maravilhosa ação e ótimo blog!

abraços!
 
Parabéns pessoal, só nós ciclistas sabemos a importância que uma simples sinalização dessa.
 
parábens ótima idéia essa das plaquinhas!!
abraço
 
As placas foram feitas de compensado (tipo eucatex), pintado com tinta (esmalte sintético para madeira e metais).

Fizemos um molde da bicicleta em uma folha de raio-x e pronto. Não sei dizer o custo, mas não deve passar dos R$20,00 (basicamente as tintas).
 
valeu!
 
Infelizmente, não posso participar das bicicletadas anteriores, mas com uma pequena mudança de meu horario de trabalho, com certeza estarei presente nas próximas. Parabéns a voces que participaram, verdadeiros Guerreiros doe Asfalto.
Bikeabraços
 
muito bom

n.l.
 
excelente trabalho!!!
estamos juntos nessa...

abraços.
 
Imaginem uma pessoa fazendo uma reverência, SOU EU para vcs !!!

Ciclobeijos
Léa-RJ
 
Postar um comentário

<< Home