sábado, julho 30, 2005

Bicicletada é arte!


(clique nas imagens para ampliá-las)

Para celebrar a 35a edição da Bicicletada em São Paulo, resolvemos presentear a cidade por alguns instantes com o Monumento ao Ciclista Urbano. São Paulo não merece, mas achamos que o cara da estátua vai se sentir melhor se pegar a bicicleta e sair do meio da poluição, do barulho e de milhares de pessoas em estado de transe-angustiado em suas máquinas de combustão refrigerada.


Máscaras...


... roupa de gala...


Contra-propaganda que causa ira em alguns nos motoristas, mas desperta alguns espasmos neurais em outros. Uma motorista gritou "bicicleta também mata". Pena que não pudemos contra-argumentar: ela gritou a frase e acelerou seu veículo, saindo em disparada até o próximo ponto de congestionamento. Outro motorista desafiou as leis do trânsito e parou para conversar. Em pouco tempo, buzinas e um agente da CET: "É... É bicicleta mas atrapalha o trânsito, né?"

Enquanto isso o cigarro é banido da TV, a cerveja traz uma mulher gostosa dentro da garrafa e o consumo de maconha continua sendo caso de polícia. Nada se fala sobre a maior droga urbana deste início de século. O automóvel é responsável por 1 morte a cada 6 horas na cidade, por causar dependência, crises de abstinências, agressividade, problemas cardíacos e pulmonares, degeneração dos músculos, obesidade, individualismo, medo... Mesmo assim, as propagandas de carro são exibidas em horário nobre, um símbolo de status, poder e liberdade.

Por trás das propagandas, grandes grupos de poucas pessoas. Consumindo os produtos e o modo de vida destes grupos estão milhões de pessoas ao redor do mundo. Por necessidade, prazer ou desvio d´alma, estes milhões de seres humanos criam (e o poder público estimula) uma bomba-relógio e condições péssimas de vida para si mesmos.




Confraternização antes da saída: participantes da 35a Bicicletada em frente ao Monumento ao Ciclista Urbano.


Não polua, não mate, não destrua: use bicicleta!


Somos mais de 300 mil ciclistas urbanos na capital. 300 mil pessoas que não poluem o ar, que chegam de bom humor aos seus destinos, que interagem com a cidade, com as pessoas, que não causam congestionamento, deixando espaço inclusive para quem precisa usar o carro. Mesmo assim, a cidade não oferece nenhuma estrutura (pública ou privada) para o nosso meio de transporte. Cogita-exterminar calçadões, o fluxo frenético de veículos ainda é prioridade em detrimento do respeito e da vida.


Ah, e teve também pedalada...


...panfletagem e conversa, como sempre.


Até a próxima!
Sempre na última sexta-feira do mês, em frente ao Monumento ao Ciclista Urbano (finalzinho da Av. Paulista).

voltar ao topo

Comments:
MANO!

quebrou minha bici no caminho!!! pelo visto foi incrível, a Bicicletada se renovando e fazendo barulho. INCRÍVEL! força no pedal! amanhã eu vou postar o link do seu relato no trânsito. FORÇA NO PEDAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Cara valeu a pedalada pra chegar até aí.Gostei pra kct, pode ter certeza que na próxima eu tambem participarei!!!

Abraços
 
Texto genial, foto do Monumento ao Ciclista Urbano genial, iniciativa genial. Sempre avante, até a próxima bicicletada, até a galera se ligar, até o sol se pôr e nascer de novo. Valeu! Bjs, Bi
 
Noooosssa, o texto ficou mto bom mesmo.. precisava sairumas matérias no jornal.
Que show essa bicicletada!!!
A galera tah mandando bem nos cartazes.
 
Saudações cariocas!
Força aos amigos paulistas!
Parabéns pela bicicletada e pela coragem em enfrentar essas máquinas assassinas.
 
Postar um comentário

<< Home