quarta-feira, agosto 29, 2007

Bicicletada dos executivos: massa crítica de agosto



Sexta-feira, dia 31 de agosto, tem Bicicletada em São Paulo.

Nesta edição faremos a Bicicletada dos Executivos, para mostrar que a bicicleta não é "apenas" para o lazer ou para o esporte, mas também um meio de transporte que pode e deve ser usado por qualquer cidadão.

Vista sua roupa de executivo(a) e participe desta Bicicletada!*

A concentração lúdico-educativa começa às 18h, na Praça do Ciclista (av. Paulista, altura do número 2400). Às 19h00, um pedal legal para humanizar o trânsito.

A Bicicletada é uma celebração mensal do transporte não-motorizado e do espaço público que acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de Massa Crítica, a Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania.

Pedalamos mensalmente pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias. Celebramos a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocamos idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção. Ocupamos o espaço público para promover a convivência.

O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindos.

Sobre a Bicicletada:

[acesse o site]

[increva-se na lista de discussão]

[relatos, fotos, vídeos]

(*) O uso de roupas de executivo não é obrigatório, todos podem participar vestidos de qualquer forma.

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Bicicletada no Rio de Janeiro - sexta (31)



A Bicicletada Carioca quer tomar as ruas.

Vamos lá todos nesta sexta dia 31 de agosto às 17:30h na esquina de Praia de Botafogo com a Rua São Clemente.

Pedalar nas ruas congestionadas é um prazer à parte. Trânsito todo parado, tranqüilidade total para se trafegar de bicicleta e um contato direto com a realidade do transporte urbano.

Um momento para mostrar aos que estão parados no engarrafamento que a bicicleta pode ser uma excelente solução, simplesmente por nos ver deslizando pelas avenidas congestionadas.

É a Bicicletada Carioca de volta às ruas!

retirado do blog da Transporte Ativo

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Massa Crítica em Viena



O movimento mundial de ocupação e transformação das ruas em espaços humanos também acontece em Viena.

Infelizmente perdi o encontro, que aconteceu no dia em que deixava a cidade em direção a Praga.

Mas deixei um adesivo da Bicicletada brasileira com Christophoros, um grego que mora em Viena, me hospedou no primeiro dia e emprestou uma bicicleta.



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Mais hortas, menos carros



Atividade de transformação temporáia do espaço público ocupado por propriedades privadas motorizadas em algo mais útil.

A "vaga viva" em Viena foi promovida por uma ONG para estimular o cultivo caseiro de hortaliças, tempeiros e vegetais.

A população de Viena é bastante preocupada com o consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos ou de modifações genéticas.

Produtos orgânicos (ou "Bio") são facilmente encontrados em qualquer supermercado ou venda de esquina. Atualmente a diferença de preço entre os "Bio" e os mutantes é muito pequena.

Enquanto isso, multinacionais como Monsanto e Bayer continuam fazendo a festa no Brasil, espalhando semenentes geneticamente modificadas e pressionando o governo para ampliar seu domínio sobre a produção agrícola mundial.

Na Europa, os alimentos geneticamente modificados têm cada vez menos espaço e mercado. Questão de consciência, de economia e de saúde.



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segunda-feira, agosto 27, 2007

Enquanto isso, nas televisões da cidade degradada


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domingo, agosto 26, 2007

Segurança para todos



Caixinhas como estas existem nas esquinas de Viena, Salzburgo e Munique (as três primeiras cidades da minha jornada).

Elas emitem dois sons diferentes: um quando o semáforo de pedestres está fechado e o outro quando ele está aberto.

Servem para orientar deficientes visuais na travessia.

Como os semáforos específicos para pedestres existem em quase toda esquina destas cidades, todos os cidadãos podem caminhar com segurança pelas ruas.

Também não preciso dizer que as guias são rebaixadas, permitindo o acesso de bicicletas às ciclovias e de cadeirantes às calçadas.

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Uma escada comum em Viena



Para pessoas com ou sem bicicletas.

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Espaços humanos têm grades



Ok, este espaço público de Viena tem grades....

Mas é só para evitar que as crianças pequenas "escapem".

Trata-se de um parquinho público.

Como este, existem muitos na cidade. Como as quadras e piscinas sempre vazias dos condomínios paulistanos (ou seriam Febens de classe média?), não vi nenhum.

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sábado, agosto 25, 2007

Espaços humanos não têm grades


Bancos servem para sentar, deitar e namorar.

Viena tem muitas praças, muitos parques, muitos castelos e palácios.

Nenhum deles é cercado por grades, cercas ou estruturas anti-gente.

Nenhum banco de praça foi reduzido a um assento para uma só pessoa para evitar que "mendigos" durmam por lá, como na "revitalizada" praça da República.

Nenhum lago possui pântanos anti-banho para evitar que "moleques de rua" tomem banho, como na "revitalizada" praça da Sé.

Tá certo, Viena não tem gente (muito menos crianças) dormindo na rua. Mas a pergunta é: será que a capital austríaca resolveu o "problema" dos moradores de rua gastando dinheiro com grades, pântanos e cercas que impedem o acesso das pessoas aos espaços públicos?


Moleque tomando banho em lago de Viena

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sexta-feira, agosto 24, 2007

Menos shopping, mais ciclovia



Mais um vídeo animal do pessoal de Curitiba, durante a Bicicletada de julho.

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quinta-feira, agosto 23, 2007

Pra ver o bonde passar



Assim como Munique, Viena também é uma cidade atrasada, que não arrancou os trilhos dos bondes sob o pretexto de abrir caminho para o progresso dos automóveis.

Meio de transporte não poluente, charmoso, que circula em vias exclusivas e permite a convivência entre as pessoas, o bonde desapareceu de muitas cidades americanas (tanto do norte, quanto do sul) por graça e obra das corporações automobilísticas.

No início do século XX, o bonde sucumbiu ao lobby político e midiático rodoviarista, que afirmava que o transporte bom era aquele sobre pneus e que os trilhos eram um entrave ao progresso da humanidade.

Para disfarçar suas reais intenções, as montadoras empurraram os ônibus goela abaixo de cidades ao redor do planeta, prometendo um transporte coletivo mais "flexível e democrático".

Utilizando os ônibus como ponta de lança, os automobilistas tiraram os bondes de circulação e abriram as ruas para espalhar seus potes de ouro: o carro particular.

A história é contada, entre outras fontes, no filme Taken for a Ride, que foi exibido pelo canal GNT há muito tempo e deve estar disponível em algum canto da internet.


Quer andar de carro? Então fica parado!

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Do trem para o metrô



Esse povo da União Européia é realmente muito atrasado: viajam de trem de um país para o outro e quando chegam ao destino, utilizam o transporte público para chegar em casa ou no hotel.

Em vez de aeroportos congestionados, velhas estações construídas no século XIX. No lugar da querosene, energia elétrica.

De Salzburgo até Viena foram pouco mais de quatro horas dentro de uma cabine confortável, conversando com outros turistas e apreciando a paisagem.

Chegando em Viena, um bilhete de metrô e pronto: 15 minutos depois já estava "em casa". Nada de taxistas extorquindo a corrida, nada de congestionamento, nada de buracos e solavancos dentro de um automóvel.

Quando saí do Brasil, pouco depois do acidente com o avião da TAM, pouco se falava sobre os trens de passageiros, seja para ligar aeroportos às cidades ou para (que absurdo!) transportar passageiros de uma cidade até a outra.

Limpo e eficiente, o metrô de viena ainda tem umas plaquinhas coloridas para designar os assentos preferenciais para gestantes, idosos ou portadores de necessidades especiais. Afinal, pra que fazer feio se dá pra fazer bonito?


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Ameri$a


(dica do Martino, no Bike Lane Diary)

Soy loco por Sol, Mundo Livre S/A

Olha o sol tingindo a madrugada
Um calor intenso estranho invade aos poucos o meu peito

É uma paixão incontrolável eu não consigo resistir
Comprar, comprar, gastar, torrar
Eu não vivo sem consumir
Sou o gatilho mais rápido do oeste
Com um American Express na mão
Já tenho 3 rifles em casa
E não vejo a hora de sacar mais uma vez a carteira
Aquela belezura prateada e automática
Logo, logo reforçará a minha coleção
Soy loco por carros novos
Um modelo pra cada ocasião
Vibro imaginando a quantidade de ozônio devastado
Cada vez que acelero meu novo 4/4
Se alguns desses abraçadores de lagoas
Estão mesmos dispostos a perder seu sono com isso
Vão em frente!
Quanto a mim estou ocupado demais
Tentando decidir como investir e gastar bem meu dinheiro
Liberdade, Liberdade!
Regulação é o mesmo que censura

Dane-se o planeta!
Dane-se as futuras gerações!

E é por isso Sol
Que eu sou apaixonado
Sou fanático e posso até morre por ti América

Eu tive um sonho
Diante da minha nova TV de 500 canais
Me deparei com um estranho episódio dos Simpsons
A Floresta Amazônica havia se transformado num imenso deserto americano
Conheci a doce e ingênua Solange trabalhando pro lá
Num dos milhares de postos da TEXACO
Ela atendia a todos que paravam com o mesmo sorriso largo
Dizendo “bem vindo ao deserto do real”
Convidei-a para um café e ela terminou me contando
Que tinha acabado de chegar da América
Triste, desolada, confessou que tinha sido deportada.
Pra minha surpresa Solange topou viajar comigo de Ultraleve
A centésima para foi numa praia deserta próximo a Tihuana no México
Olha o Sol tingindo a madrugada...

Quando ela menos esperava estávamos sobrevoando a noite de balão
O trecho do muro daquele imenso muro que adentra o pacífico
Solange no entanto não se alegro
É difícil viver na clandestinidade ela lembrou
Então eu lhe contei que seus problemas tinham acabado
Pois eu conhecia uma maneira muito simples de conseguir o Green Card
é só a gente se alistar para o glorioso exercito americano
Em pouco tempo nos tornaríamos fuzileiros
E viveríamos juntos, felizes e totalmente realizados
Torturando aqueles vermes mulçumanos na base de Guatánamo em Cuba.


Um calor intenso estranho invade aos poucos o meu peito
Acordei suado e triste por ainda está aqui
Mas de toda forma saiba
América
Yo soy loco por ti!
América
Yo soy loco por ti!
América
Yo soy loco por ti!

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Musica ao ar livre



Salzburgo é a terra de Mozart, de orquestras e concertos. Todo mês de agosto, a cidade recebe um dos mais importantes festivais da Europa... De música clássica, óbvio.

No domingo, um telao exibia a ópera La Traviata em uma praca lotada da cidade, bem aos pés do castelo. Pra fechar com chave de ouro a passagem por Salzburgo.

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quarta-feira, agosto 22, 2007

Nada é perfeito



Eckart e Hili, meus anfitriões em Salzburgo, contaram que os congestionamentos na cidade são frequentes e cada vez maiores. Disseram ainda que os que optam pela bicicleta chegam mais rápido ao destino. Disso eu já sabia morando em São Paulo...

Não botei muita fé na história do trânsito, mas depois de alguns dias na cidade vi que a batalha pela convivência pacífica e pela mobilidade sustentável ainda não está vencida em Salzburgo.

Guardadas as proporções, vi ruas congestionadas durante a semana.

No sábado e no domingo, não foram poucos os "boys" (como dizemos aí em São Paulo) que eu vi "apavorando" com suas máquinas barulhentas. Cantadas de pneu, buzinas, arrancadas...

Depois de Munique, fiquei mal acostumado.

Haralt, um dos filhos de Eckart e Hili, me explicou que os idiotas eram turistas que visitavam a região dos lagos e das montanhas vizinhos à cidade. Com a chuva no final de semana, foram todos "tirar chinfra" no centro.

A construção de cidades humanas, onde o automóvel é apenas um meio de transporte (e não uma arma de opressão ou status) leva tempo e depende de múltiplas ações. Uma delas é a punição de quem desrespeita as leis e as normas de convivência.

Nos dias em que os "boys" espantavam o tédio agredindo pessoas com seus motores, também vi policiais atentos. Meus anfitriões contaram que, não raro, quem abusa dos automóveis acaba ao menos levando uma lição de moral dos guardas.

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Dividir o espaço



Algumas ciclofaixas em Salzburgo ficam no meio da rua, entre a faixa exclusiva para ônibus e a faixa de automóveis e motos. Outras ficam no canto da pista.

A divisão do espaço tem como objetivo dimensionar o fluxo e fazer com que todos circulem com segurança pelas ruas.

Nas principais artérias da cidade, existe uma faixa para os ônibus, uma faixa (pequena) para bicicletas e uma faixa para o transporte individual motorizado. Simples e democrático.

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segunda-feira, agosto 20, 2007

Uma idéia para os nossos rios



Segundo me contaram Eckart e Hili, a luta pela mobilidade sustentável em Salzburgo começou há cerca de 10 anos, quando as autoridades locais perceberam que o crecente número de automóveis estava estrangulando a qualidade de vida na cidade.

O prefeito da cidade resolveu estimular o uso de bicicletas e começou a construir ciclovias, ciclofaixas e paraciclos por toda a cidade.

Tá certo, a cidade é minúscula, tem 150 mil habitantes, mas em pouco mais de uma década eles conseguiram dar plenas condições de mobilidade sustentável para todos os seus habitantes. Hoje é possível ir para qualquer canto usando bicicletas com segurança e rapidez.

Uma das idéias que poderia ser copiada no Brasil são estas pontes, construídas ao longo do rio Salzach, que cruza a cidade.

Para evitar cruzamentos, a ciclovia que margeia o rio passa por baixo das pontes (destinadas a automóveis e pedestres), criando uma via expressa para quem usa a bicicleta.

É claro que antes precisaríamos despoluir os nossos rios, mas quem sabe em 15 ou 20 anos a idéia seja viável...

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Domingo de sol em Salzburgo



Depois da chuva no primeiro dia, Salzburgo amanheceu com um belo domingo de sol. Resolvi pegar a bicicleta do Eckart e seguir para os limites da cidade.

Antes, uma parada em um dos "Rad Self Service" existentes na cidade. O serviço (público, gratuito e livre de propaganda) tem algumas ferramentas para que o próprio ciclista realize os consertos mais simples em sua bicicleta.



Pneus calibrados, lá vamos nós.



Essa é uma estrada de terra exclusiva para pedestres e ciclistas, uma espécie de parque linear para passeio e transporte.



Bicicleta não tem idade.



Depois de meia hora pedalando, o presente foi esse daí. Ao fundo, o castelo de Salzburgo, que fica em uma colina bem no meio da cidade.

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Meu veículo em Salzburgo



No final de semana, o Eckart, um advogado, casado, com filhos, me emprestou seu veículo para eu dar um rolê pela cidade.

Diariamente, Eckart usa a sua magrela para ir até o fórum, atender clientes, fazer compras e passear pela cidade. Como qualquer advogado, professor, juiz, político, estudante ou empresário da cidade...

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Salzburgo, Áustria



O trem de Munique até Salzburgo (Áustria) levou pouco mais de duas horas. Viagem tranquila, como toda viagem de trem. Sem solavancos, sem buracos, sem risco de congestionamentos e com tempo certo.

Chuva em Salzburgo, tempo cinza, lembranças de Săo Paulo. Depois de alguns minutos entendi porque o guarda-chuva, assim como os chocolates, é um produtos típico da regiăo: chove bastante por causa de umas montanhazinhas que ficam ali do lado, conhecidas como Alpes.




Guarda chuva comprado, fui dar uma volta na cidade.

Como em Munique, elas estavam por todos os lados.




Informaçăo sobre o tempo de chegada dos coletivos nas paradas.




Os semáforos de pedestre também estăo praticamente em todas as esquinas. Nos locais onde a abertura năo é automática, estes simpáticos botőes funcionam rapidamente, interrompendo o fluxo de veículos e abrindo o semáforo para os pedestres.

Em Săo Paulo, na meia dúzia de esquinas como semáforo de pedestre, vocę aperta esse tipo de botăo e espera, espera, espera....




Muito simpáticas as placas austríacas.




E, claro, eles tem ciclovias e mais ciclovias...




... e todo o centro antigo da cidade é exclusivo para pedestres.




Chegou uma hora que cansei da chuva e resolvi voltar pra casa do Eckart e da Hili, pessoas fantásticas que me receberam de braços abertos.

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sexta-feira, agosto 17, 2007

Desejo de cidades possíves


Parque do Flamengo, RJ - texto e fotos: Gira

Quando a cidade torna-se parque
a avenida repulsa o automóvel
e se enamora das pessoas
Digo a ela que sou indiferente
porque no entorno temos plantas exuberantes
quadras de tênis, futebol e peteca
e o que mais se fizer com coisas voadoras



E digo que nem me importa
que já temos espaço para caminhantes
bicicleteiros e corredeiras
bicho e gente
E que temos encontros e paisagem
e lá atrás o horizonte



Eu digo que ela não me faz a menor falta

Gira, 12 de agosto de 2007

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Adeus, Munique...



Foram apenas quatro dias, mas as postagens sobre Munique renderam mais de uma semana. E não à toa: fiquei encantado. A cidade foi o exemplo mais perfeito de tudo aquilo que eu já tinha ouvido sobre a Alemanha, mas também mostrou-se exatamente o contrário de algumas lendas e mitos bastante comuns no Brasil.

Do que eu já sabia: as bicicletas têm um espaço fantástico, são muito usadas em toda a cidade, por todas as pessoas. Ciclovias por todos os lados, semáforos específicos, paraciclos, estacionamentos, bicicletas de uso público... Enfim, o verdadeiro paraíso para quem acredita nas possibilidades do melhor veículo já inventado pela espécie humana.

O transporte público é impecável: metrô, bondes e ônibus atuam de maneira interligada, com tarifa única, pontualidade de horários, informação sobre itinerários, limpeza interna e faixas exclusivas para o tráfego dos coletivos.

Em São Paulo, a "cidade que não dorme" só existe para quem tem um carro. Quanto mais longe do centro, menos transporte público tem o paulistano. Mesmo na região central, a diversão na madrugada é só para 30% da população (e olhe lá). Circular em Munique é algo que pode ser feito nas 24 horas do dia, por qualquer pessoa.



Pedestres são valorizados ao extremo: áreas exclusivas na região central, calçadas largas por toda a cidade, semáforos específicos em cada esquina e, principalmente, respeito absoluto nas travessias. Para quem vem de São Paulo, é emocionante atravessar uma rua a qualquer hora do dia e não ser ameaçado.

No começo a gente estranha, fica olhando para os dois lados da rua, meio descrente, e até agradece ao motorista que "deixou" a gente atravessar a rua. Em pouco tempo dá pra acosutmar. É tão normal, faz tanto sentido...

Aí vem a revolta, a tristeza de morar em uma cidade onde nem pintar faixas de pedestre as autoridades são capazes, quando muito educar (inclusive com punições) os motoristas para que respeitem a vida.

Aí vem o sentimento de impotência frente a tanta estupidez cotidiana nas ruas de São Paulo, de ver carros buzinando para pedestres nas faixas, de ver a popularização dos vidros escuros anti-humanos (que impedem a comunicação no trânsito e aumentam os riscos de mortes), de ver pedestres correndo amedrontados quando o semáforo fica vermelho, de ver que são raros os que exigem direitos e cumprem obrigações, de ver que a lei da selva é, na verdade, a lei do asfalto.



Do que eu não sabia a respeito dos alemães, ficou a grata surpresa de um povo bastante aberto, receptivo e alegre. A imagem do alemão carrancudo, fechado, que "se acha" é uma generalização estúpida, igual a dizer que brasileiro é vagabundo.

Munique é uma cidade do mundo, por onde circulam pessoas de todas as partes, com uma qualidade de vida e um planejamento urbano de dar inveja a qualquer ser humano. É cosmopolita, viva, acolhedora.



É claro que tudo isso tem um preço (cobrado em Euros). Mas quanto do dinheiro público e privado de São Paulo não vai para o ralo, ou melhor, para debaixo para dentro dos tanques e bolsos de alguns poucos?

Que a relação geopolítica de exploração entre o primeiro e o terceiro mundo ainda existe e é responsável por muitas de nossas mazelas, é fato. Mas será que não cabe a nós mesmos tomar as rédeas de nossa vida para nos livrarmos da exploração externa e interna?



Distribução de terra, de renda, de oportunidades, do espaço urbano, de diplomas universitários, dos livros, do acesso à cultura, das riquezas... A Alemanha já passou por tudo isso (com duas guerras devastadoras no meio do caminho). No Brasil, seguimos acreditando que construir um Brasil de todos (não apenas no slogan) é "coisa de comunista, anarquista ou baderneiro", de gente que é contra a ordem e o progresso...

Temos medo de enfrentar pra valer as reformas e revoluções pelas quais a Europa já passou há mais de dois séculos e criar outras novas transformações, típicas deste século ou da nossa realidade no sul global.

Somos covardes nas políticas e ações que visam proporcionar melhor qualidade de vida para todos e seguimos acreditando que enriquecimento de alguns faz bem pra todo mundo, que o crescimento da indústria automobilística é motivo de festa e que a queda do risco Brasil significa uma melhoria na vida de todos.

Acabar com o reacionarismo e com a passividade dos povos que habitam o Brasil talvez seja a única forma de teremos algo parecido com Munique em 20, 30 ou até 50 anos.

Enquanto isso não acontece, abençoada seja Munique! E até a próxima!

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quinta-feira, agosto 16, 2007

Sobre pedestres, bicicletas e uso do solo



Esta é uma típica rua de Munique: calçadas com mais de 10 metros de largura e espaço compartilhado entre pedestres e ciclistas.

Boa parte das ciclovias de Munique fica em cima da calçada. Talvez sejam duas as razoes:

1) eles têm calçadas (e nao trilhas estreitas e esburacadas para quem não conseguiu comprar um carro);

2) é mais seguro dividir o espaço entre pedestres e ciclistas do que juntar bicicletas e máquinas motorizadas.

Em São Paulo as calçadas têm, quando muito, 2 metros de largura. São demasiado estreitas até para a quantidade de pedestres que nelas circulam.

Talvez por isso a meia dúzia de quilômetros de ciclovias existentes na capital paulista tenha sido construída nos canteiros centrais das avenidas (Sumaré e Faria Lima, por exemplo). Este modelo deve ser repetido em breve na Radial Leste: 12km de ciclovias no canteiro central da avenida, interligando as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé do Metrô.

O grande problema das ciclovias em canteiros centrais é o acesso a elas.

Se, para entrar e sair da ciclovia o cidadão tem que utilizar faixas de pedestre e enfrentar semáforos que ficam quatro minutos abertos para os carros e dez segundos para os transeuntes, a ciclovia não será utilizada.

Além disso, a distância excessiva entre os acessos é outro complicador que geralmente destrói boas idéias e intenções.



Esta é uma vizinhança típica de Munique. Prédios de quatro ou cinco andares, sem porteiros, faxineiros, cercas eletrificadas, cães de guarda, manobristas e segurancas de terno e gravata embaixo de guarda-sóis na calçada.

Além dos carros, a cidade de São Paulo teve o seu espaco devorado a partir da década de 70 pelos condomínios-disneylandia da classe média amedrontada. Piscinas, quadras poliesportivas, jardins, "lounges", salas de cinema, bosques, guaritas e até shopping centers instalados dentro do edifícios residenciais consomem muito espaco urbano, espalham a cidade.

"Condomínio-clube", dizem os especuladores, este é o nome do conceito que move a classe média e a pequena elite paulistana neste novo século. "Faca tudo sem sair de casa". Afinal, o trânsito de é infernal, não é mesmo?

À distância (de tempo e espaco), São Paulo realmente parece uma cidade crônicamente inviável. Ou resgatamos todas as quadras e demais áreas privativas dos condomínios e as devolvemos ao uso público, ou jamais teremos espaco para construir ciclovias, calcadas, parques e praças...

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quarta-feira, agosto 15, 2007

Correios


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Será que é tão difícil assim?



Em Munique, bem como nas outras cidades por onde já passei (Salzburgo e Viena), são raras as esquinas que não possuem semáforo de pedestre.

Em São Paulo, na meia-dúzia de ruas onde eles existem, o ciclo de abertura é o seguinte: carros da rua A (que vêm reto) - carros da rua B (que dobram a esquina) - pedestres - carros da rua A....

Em Munique, no mesmo tipo de cruzamento, quando o farol abre para os carros da rua B, também abre para os pedestres. A diferenca é que os automóveis (além de usarem a seta) sempre dão preferência aos pedestres. E se o sinal fica vermelho, ninguém corre para sair da frente dos carros. Simplesmente mantém o passo até terminar de atravessar a rua.



Grades anti-pedestre instaladas pela CET em Sao Paulo



Já chorei algumas vezes ao ver estas cenas por aqui. Grande parte das lágrimas vieram da revolta com as políticas adotadas em Sao Paulo.

As mais recentes excrecências são as cercas para impedir pedestres de atravessarem a rua fora da faixa. Tais medidas só são admissíveis em cidades onde tudo funciona a favor do pedestre. Onde, ao menos, existem faixas e semáforos de pedestres...

Gastar dinheiro com estas cercas e não com semáforos é punir a vítima. Recapear ruas e simplesmente não pintar as faixas de pedestre é um absurdo.

Será que é muito caro pintar travessias em toda a cidade? Será que "pega mal" eleitoralmente instalar semáforos de pedestre nas ruas? Será que é muito difícil fazer uma campanha educativa séria e comecar a punir motoristas que nao esperam pedestres atravessar a rua? Como diriam os irmãos do norte, "bullshit"...

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Educação se faz na praça



Em uma cidade onde motoristas de Audis e BMWs também andam à pé, as campanhas de educação para o trânsito podem ser feitas em praça pública.

No último domingo, dando um rolê por Munique, pude acompanhar uma acão educativa da polícia local, realizada em uma praça no centro da cidade.




As duas grandes preocupaçoes das autoridades de trânsito da capital da Bavária são o excesso de velocidade e o consumo de bebdias alcoólicas por motoirstas.

Além dos panfletos educativos, a ação educativa era constituída por duas atividades interativas: uma simulação audiovisual do tempo de resposta do motorista em diversas velocidades e um jogo onde o cidadão usava um par de "óculos bêbados" para andar sobre uma linha reta e pegar uma bolinha no chão.




Sob o efeito de bebidas alcóolicas, esta é a noção de espaco do portador de armas urbanas de duas toneladas:




Quantas acoes deste tipo existiram nas praças de São Paulo no último ano?

Quantos motoristas de Audis e BMWs em São Paulo também andam a pé pela cidade?

A resposta para as duas perguntas é bastante parecida...

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