quarta-feira, agosto 15, 2007

Será que é tão difícil assim?



Em Munique, bem como nas outras cidades por onde já passei (Salzburgo e Viena), são raras as esquinas que não possuem semáforo de pedestre.

Em São Paulo, na meia-dúzia de ruas onde eles existem, o ciclo de abertura é o seguinte: carros da rua A (que vêm reto) - carros da rua B (que dobram a esquina) - pedestres - carros da rua A....

Em Munique, no mesmo tipo de cruzamento, quando o farol abre para os carros da rua B, também abre para os pedestres. A diferenca é que os automóveis (além de usarem a seta) sempre dão preferência aos pedestres. E se o sinal fica vermelho, ninguém corre para sair da frente dos carros. Simplesmente mantém o passo até terminar de atravessar a rua.



Grades anti-pedestre instaladas pela CET em Sao Paulo



Já chorei algumas vezes ao ver estas cenas por aqui. Grande parte das lágrimas vieram da revolta com as políticas adotadas em Sao Paulo.

As mais recentes excrecências são as cercas para impedir pedestres de atravessarem a rua fora da faixa. Tais medidas só são admissíveis em cidades onde tudo funciona a favor do pedestre. Onde, ao menos, existem faixas e semáforos de pedestres...

Gastar dinheiro com estas cercas e não com semáforos é punir a vítima. Recapear ruas e simplesmente não pintar as faixas de pedestre é um absurdo.

Será que é muito caro pintar travessias em toda a cidade? Será que "pega mal" eleitoralmente instalar semáforos de pedestre nas ruas? Será que é muito difícil fazer uma campanha educativa séria e comecar a punir motoristas que nao esperam pedestres atravessar a rua? Como diriam os irmãos do norte, "bullshit"...

voltar ao topo

Comments:
Senti o mesmo relativamente a Friedrichshafen e Lindau (Alemanha), Zurique e Winthertur (Suiça) numa viagem em 2006. Lá era a incredulidade. Retornados a Lisboa, uma enorme raiva e desalento. O contraste é gritante. Um mundo é possível, resta saber o porquê de não o implementarem... :-(
 
Faltou o "outro" em «Um outro mundo é possível». ;-)
 
Nosso governo, alem de trabalhar somente em favor dos socialmente rentáveis, faz de tudo para que a grande massa não tenha conhecimento dessas pequenas atitudes em favor da vida adotadas na Europa.
Onde estão os investimentos em novos corredores exclusivos? O tempo perdido é incrivel em uma distancia curta.
Nessa semana por desleixo estou sem habilitação, portanto usando o transporte coletivo... observando como este transporte é pensado, notei que por exemplo, em vez de colocar o ponto junto a estação de trem aqui na Cidade Jardim, eles deixaram o ponto do sentido centro lá na Faria Lima.... e se você precisar embarcar no trem, ou anda a distancia ou pega um ônibus sentido bairro, pois no outro sentido existe o ponto.
 
É muito cômodo culpar o governo, porém, por mais doloroso que seja, temos que reconhecer que somos uma porcaria de povo, e é por isso que o país é do jeito que é.
 
Postar um comentário

<< Home