Se fabricar e vender carros no Brasil é o melhor negócio há mais de 50 anos, nos EUA o petróleo é o motor econômico há mais de um século.
A petrolífera Exxon teve lucro de U$39,5 bilhões em 2006. Foi o maior lucro de uma companhia em toda a história dos EUA, ou melhor, o maior lucro de uma companhia em toda a História.
Os trinta e nove bilhões e 500 milhões de dólares seriam suficientes para comprar o Banco do Brasil e a siderúrgica Gerdau.
Não é à toa que a empresa, através do American Enterprise Institute (entidade de lobby financiada pela Exxon), está oferecendo alguns trocados (US$ 10 mil) para cientistas que se disponham a contestar o relatório do IPCC, o painel intergovernamental que disse "já era" a respeito do clima na Terra. Os cientistas comprados pela Exxon tentarão afirmar que as alterações climáticas não são tão graves assim e que o Homem não é o maior responsável por elas...
Petróleo, capitalismo e guerra são parceiros desde que existem.
O vídeo "Destination Earth", de 1956, é um divertido exemplo da propaganda de guerra. O vídeo foi patrocinado pelo "Instituto Americano do Petróleo", uma congregação do lobby petrolífero da época. Hoje este mesmo lobby tem representante direto no assento de vice-presidente dos EUA e segue movimentando milhões em guerra e consumo predatório.
Destination Earth (1956), em inglês:
[no You Tube]
[download no archive.org]
A petrolífera Exxon teve lucro de U$39,5 bilhões em 2006. Foi o maior lucro de uma companhia em toda a história dos EUA, ou melhor, o maior lucro de uma companhia em toda a História.
Os trinta e nove bilhões e 500 milhões de dólares seriam suficientes para comprar o Banco do Brasil e a siderúrgica Gerdau.
Não é à toa que a empresa, através do American Enterprise Institute (entidade de lobby financiada pela Exxon), está oferecendo alguns trocados (US$ 10 mil) para cientistas que se disponham a contestar o relatório do IPCC, o painel intergovernamental que disse "já era" a respeito do clima na Terra. Os cientistas comprados pela Exxon tentarão afirmar que as alterações climáticas não são tão graves assim e que o Homem não é o maior responsável por elas...
Petróleo, capitalismo e guerra são parceiros desde que existem.
O vídeo "Destination Earth", de 1956, é um divertido exemplo da propaganda de guerra. O vídeo foi patrocinado pelo "Instituto Americano do Petróleo", uma congregação do lobby petrolífero da época. Hoje este mesmo lobby tem representante direto no assento de vice-presidente dos EUA e segue movimentando milhões em guerra e consumo predatório.
Destination Earth (1956), em inglês:
[no You Tube]
[download no archive.org]
voltar ao topo
Comments:
<< Home
Vale a pena ler o caderno "Clima" (Folha, do último sábado). A palavra "carro" é mencionada uma vez, em um pequeno box, em "medidas baratas" para conter o problema: ...leis que proíbam carros que "bebem" muito. Nada mais...
J.S.
Postar um comentário
J.S.
<< Home