sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O melhor e o pior do Brasil

Vender carros no Brasil continua a ser um negócio acima de qualquer oscilação econômica, crise política ou consciência ambiental. A indústria automobilística continua a bater recorde atrás de recorde. Segundo o Estado de S.Paulo, as fábricas de poluidores registraram o melhor janeiro de toda a sua história no país: foram 150 mil veículos vendidos, 13% acima do índice registrado em janeiro de 2006.

"Nosso setor não tem do que reclamar", disse satisfeito o presidente da Fenabrave (a federação dos distribuidores). Em 2006, os brasileiros consumiram 1,972 milhão de veículos. 2007 promote ser pior: a previsão é de mais 2,08 milhões entupindo as ruas das nossas cidades.

Se o transporte individual motorizado continua a desfrutar de todos os benefícios e incentivos, quem utiliza transporte público continua a sofrer com a falta de investimentos e qualidade. Na última quarta-feira a prefeitura de São Paulo anunciou que irá "congelar" 10% do orçamento municipal previsto para 2006. A pasta mais afetada é a dos transportes, que sofreu um corte de 28%.

E as mentes dos governantes paulistas continuam infectadas pelo automobilismo. A última idéia brilhante é aumentar em até 60% o número de veículos que circulam por hora na Marginal Tietê. Como? Construindo mais pistas, viadutos e pontes em mais um processo chamado de "revitalização". E o legado de Paulo Maluf, JK e Prestes Maia continua presente. Até a cidade explodir.

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Comments:
O mais engraçado é pensar que muitos criticaram a criação e execução do Projeto Pomar (http://www.ambiente.sp.gov.br/pomar/pomar.htm ou
http://www.gonc.com.br/pomar/pagina2.htm), lembro bem: “Os governantes ficam gastando dinheiro plantando florzinhas na marginal, e as outras coisas?”, “Fica enfeitando, e o cheiro? Vai de nariz tapado?”, mas hoje vemos que este projeto colaborou para aumentar a área verde da nossa “concretada” cidade.
Hoje vemos os governantes tomando o rumo totalmente inverso, agora sim jogando fora todo investimento realizado, para o beneficio de aproximadamente 30% da população, pois esse espaço não será usado para corredores de ônibus, muito menos para ciclovias e sim para arrecadar dinheiro.
A revitalização da cidade na cabeça desses engenheiros é destruir o verde e abrir espaço para mais gente ficar parada no transito se estressando, poluindo e gastando dinheiro.
 
sempre fico um pouco incomodado quando ouço falar em "transporte público", pois na verdade o que existe é um sistema de transporte coletivo, que de público não tem nada.
 
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