quinta-feira, janeiro 25, 2007

São Paulo, especulação



O processo de especulação imobiliária (associado às políticas rodoviaristas das sucessivas administrações paulistanas) é o grande responsável pela destruição do patrimônio histórico.

Casas viram estacionamentos, que viram prédios com estacionamentos. Essa é a "evolução" da cidade. Quando não é possível comprar o imóvel ou quando esbarram em algum entrave preservacionista, os especuladores não têm a menor dúvida: praticam a sabotagem.



O passado sucateado pelo lobby rodoviarista acaba servindo como imagem excêntrica ou turística da cidade, um adorno de fachada que desperta lembranças de um tempo longínquo, sufocado pelo "desenvolvimento" predatório e especulativo da capital do automóvel. Tomara que estas lembranças sejam capazes de provocar alguma reação na cabeça do paulistano.



voltar ao topo

Comments:
Triste realidade essa de nossas cidades sem memória. Muito legal esse seu espaço, quando tiver um tempo e quiser ler algo sobre cidade e memória, dá uma olhada nesse artigo q escrevi: http://www.educacaopatrimonial.com.br/educacaopatrimonial/xilocidade.htm

Adoro São Paulo, acabei de voltar daí, andei muito a pé pelo centro, amo essa cidade... assim como em Curitiba, em proporções menores claro, a memória vai se esvaindo e as pessoas rompem os laços afetivos com o seu espaço.

Um abraço e até breve,
 
Postar um comentário

<< Home