quarta-feira, janeiro 24, 2007

2007, o ano da bicicleta


(arte sobre arte de pedalero e Nathan)

Algumas boas novas para a cidade na semana de aniversário.

A Câmara dos Vereadores aprovou no final de 2006 um projeto de lei que propõe a criação de um sistema cicloviário na capital. O projeto (599-05), de autoria do vereador Chico Macena, foi aprovado na forma de um substitutivo e ainda terá que ser sancionado e regulamentado pelo prefeito (veja o texto integral do projeto aprovado aqui).

Apesar do processo de regulamentação poder levar mais de dez anos, é a primeira lei paulistana a falar de um sistema para o transporte por bicicletas. Todas as leis anteriores tratavam de temas específicos, como bicicletários, passeios ciclísticos ou ciclovias em determinados locais.


A cidade ainda aguarda os paraciclos

Meus botões perguntam: "mas se nem uma lei que fala de algo específico (como a 13.995, que dispõe sobre bicicletários e paraciclos) consegue sair do papel, será que uma lei tão ampla tem alguma possibilidade de virar realidade?".

Sim e não. Leis como esta tendem a virar princípios norteadores das discussões públicas, ou seja, servem muito mais para estimular o debate do que para transformar num passe de mágica a realidade. Ou seja, para que ela "saia do papel" é preciso superar a visão automobilista que permanence orientando as políticas públicas e os anseios dos paulistanos.


(foto: markus hartel)

A outra boa notícia chega em forma de boato: parece que o metrô de São Paulo irá permitir bicicletas nos vagões aos domingos e feriados. A medida passaria a valer a partir do dia 25, aniversário da capital, mas depois da cratera na linha 4, a direção do metrô teria achado mais prudente adiar o anúncio (que poderia parecer propaganda fora de hora).

Se implantada, a medida servirá para impulsionar a cultura da bicicleta, fazendo com que mais gente descubra a viabilidade do transporte sustentável sobre rodas. Ainda que esteja restrita ao lazer, a inciativa tende a amplificar a pressão pública por mais condições de circulação para os 70% não possuidores de automóvel e para os 300 mil ciclistas que trafegam por dia na capital.



E para terminar, descobri outro dia que a vereadora Soninha apresentou em novembro do ano passado o projeto de lei 658/06, que transforma oficialmente o ponto de encontro das bicicletadas em "Praça do Ciclista". A Praça do Ciclista recebeu batismo popular em fevereiro de 2006 e segue hospedando a concentração lúdico-educativa da massa crítica paulistana.

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Comments:
Eita... o ano começo quente... “vamo” tratar de manter esse clima... e torcer para que essas iniciativas formem um circulo virtuoso... a fim de melhorias para todos....
Agora o pessoal da Leste vai conseguir vir com a própria bike pra pedalar no “Ibira”... e até participar do pelotão de fim de semana na “marginal pinheiros” ein...
E soninha... vlw mesmo...
 
ótima notícia logo no começo do ano, realmente essas leis tendem a ficar esquecidas no fundo das gavetas, mas acho que agora cabe a nós como maiores interessados nessas leis, fiscalizar e cobrar a aplicação devida delas

Espero que isso se torne um exemplo para o resto do país
 
2 DIAS PARA A MASSA CRÍTICA!
 
Pelo que prece, é verdade... esses dias reparei no chão das estações , uma placa para bicicleta, no último vagão.... será muito interessante, pelo menos pra mim, que tenho como acompanhar meu filho, para irmos de bicicleta para algum parque... Sinto falta de uma ciclovia aqui em São Paulo, pois morava em Porto Alegre e sempre passeávamos aos domingo percorrendo a cidade de um ponto a outro somente pela ciclovia...
 
METRÔ LIBERA BICICLETAS
NOS FINAIS DE SEMANA

A partir do próximo sábado, 24 de fevereiro, os ciclistas poderão utilizar-se do Metrô para chegar, com suas bicicletas, aos parques e ciclovias próximos às estações. A liberação é para os sábados, das 15 às 20 horas; e para domingos e feriados, das 7 às 20 horas. A bicicleta deverá ser transportada ao lado do corpo, não sendo permitido montá-la durante a permanência nas dependências das estações, incluindo passarelas e rampas de acesso.

Os embarques e desembarques com bicicletas só poderão acontecer no último carro dos trens, na região da porta em que o piso da plataforma da estação contenha comunicação visual de identificação do embarque. A prioridade do embarque deve ser sempre dos demais usuários sem bicicletas.

A campanha "Ciclista Cidadão", promovida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, proporcionará uma nova alternativa para os deslocamentos urbanos voltados ao lazer, ao esporte e à vida social, além de gerar benefícios ao meio ambiente, já que o transporte sobre trilhos e as bicicletas não são poluentes.

A entrada de bicicletas é permitida em outros metrôs do mundo, como o de Nova York, Berlim, Madri e Barcelona, entre outros.

22 de fevereiro de 2007

Notícias diretamente do site do Metrô...
Um ótimo presente de aniversário pra mim...
 
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