segunda-feira, junho 04, 2007

O largo estreito


O largo São Bento, que nunca foi tão largo, praticamente desapareceu com o fechamento do calçadão da Florêncio de Abreu no final de 2006.

O espaço, que poderia ser usado tanto para a convivência quanto para o deslocamento de pessoas, foi invadido por duas pistas de rolamento, um "valet park" e viaturas da polícia.

O fechamento da Florêncio de Abreu para as pessoas foi a terceira morte de um calçadão executada pela atual administração.



Mesmo antes das obras pró-carro, o largo São Bento já sofria com os abusos de propriedades privadas sobre rodas. A base da Polícia Militar no local não afastava contraventores, que estacionavam tranqüilamente seus veículos sobre o calçadão aos finais de semana.

Outro trecho do largo era (e continua sendo) utilizado pelo valet park da igreja para embarque, desembarque e estacionamento de carros particulares durante casamentos, batizados e afins.





Mesmo com o fechamento do calçadão, não é raro assistir ao fluxo e estacionamento de veículos particulares em outros trechos do largo, como mostra a foto abaixo.



O processo de tirar espaço das pessoas e dedicá-lo aos automóveis vem sendo chamado de "revitalização". No entanto, trazer vida à região seria construir um calçadão que ligasse o mosteiro de São Bento ao Mercado Municipal.

Ou será que alguns setores da administração municipal e da sociedade só consideram vivos aqueles que consomem?

voltar ao topo