quarta-feira, novembro 29, 2006

Quinta (30) - ato contra o aumento no transporte coletivo



Amanhã (30) acontece mais uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte coletivo anunciado pela prefeitura e pelo governo do Estado para os próximos dias.

A concentração será a partir das 17h, em frente ao Teatro Municipal.


"investimento público / subsídio desncessário"

Segundo esta reportagem, o custo anual do subsídio municipal ao sistema de ônibus será de R$529 milhões (se a prefeitura aumentar o valor previsto para 2007, de R$320 milhões). Muito? Pouquíssimo: somente no terceiro estágio do programa de recapeamento de ruas, que trocou o asfalto em trechos de 51 ruas, a prefeitura gastou R$30 milhões.

Com o aumento, o passageiro de São Paulo terá que desembolsar 86% do custo dos ônibus (míseros 14% são subsidiados). Veja abaixo quanto cada cidade do mundo cobra de seus habitantes pelo direito de locomoção (fonte: Estado de S.Paulo):

São Paulo (com aumento):
Passageiro: 86% / subsídio: 14%

Frankfurt:
Passageiro: 45% / subsídio: 55%

Viena:
Passageiro: 40% / subsídio: 60%

Estocolmo:
Passageiro: 34% / subsídio: 66%

Paris:
Passageiro: 33% / subsídio: 67%

Nova Iorque:
Passageiro: 32% / subsídio: 68%

Atenas:
Passageiro: 27% / subsídio - 73%

Amsterdã:
Passageiro: 25% / subsídio - 75%


E a comparação com "hermanos de latino america" não deixa dúvidas: São Paulo é uma das piores cidades do mundo no quesito transporte público e, conseqüentemente, uma das mais excludentes ao deixar de prover acesso democrático e livre ao espaço urbano. Quem lucra com isso?



[centro de mídia independente - semana contra o aumento]

[artigo sobre a manifestação da última sexta, 24]

[matéria da Carta Maior sobre a repressão aos atos contra o aumento]

[centro de midia independente - caso de estudante espancado pela pm]

[fotos da manifestação da UNE/UBES na terça-feira, 28]

[wiki da Frente de Luta contra o Aumento]

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Comments:
Parabéns pelo blog e tudo o mais.
 
Parabéns!!
abc!
 
foda, mais uma vez detonando esse blog
N.L
 
Aqui em Brasília os ônibus (ainda) não aumentaram a passagem (em R$2,00 atualmente no menor valor), mas a diferença para com São Paulo é que as distâncias são bem menores, ou seja, passagem cara por quilômetro rodado!

Por isso vou pedalando... :)
 
Peraí: uma coisa é se subsidiar o metrô, outra coisa subsidiar ônibus. Subsidiar ônibus é dar dinheiro para dono de viação, ainda mais que nesse modal o custo de manutenção da via(A justificativa para se subsidiar o transporte público sobre trilhos) JÀ É pago pelo contribuinte.
 
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