Amanhã (30) acontece mais uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte coletivo anunciado pela prefeitura e pelo governo do Estado para os próximos dias.
Segundo esta reportagem, o custo anual do subsídio municipal ao sistema de ônibus será de R$529 milhões (se a prefeitura aumentar o valor previsto para 2007, de R$320 milhões). Muito? Pouquíssimo: somente no terceiro estágio do programa de recapeamento de ruas, que trocou o asfalto em trechos de 51 ruas, a prefeitura gastou R$30 milhões.
Com o aumento, o passageiro de São Paulo terá que desembolsar 86% do custo dos ônibus (míseros 14% são subsidiados). Veja abaixo quanto cada cidade do mundo cobra de seus habitantes pelo direito de locomoção (fonte: Estado de S.Paulo):
São Paulo (com aumento):
Passageiro: 86% / subsídio: 14%
Frankfurt:
Passageiro: 45% / subsídio: 55%
Viena:
Passageiro: 40% / subsídio: 60%
Estocolmo:
Passageiro: 34% / subsídio: 66%
Paris:
Passageiro: 33% / subsídio: 67%
Nova Iorque:
Passageiro: 32% / subsídio: 68%
Atenas:
Passageiro: 27% / subsídio - 73%
Amsterdã:
Passageiro: 25% / subsídio - 75%
A concentração será a partir das 17h, em frente ao Teatro Municipal.
Segundo esta reportagem, o custo anual do subsídio municipal ao sistema de ônibus será de R$529 milhões (se a prefeitura aumentar o valor previsto para 2007, de R$320 milhões). Muito? Pouquíssimo: somente no terceiro estágio do programa de recapeamento de ruas, que trocou o asfalto em trechos de 51 ruas, a prefeitura gastou R$30 milhões.
Com o aumento, o passageiro de São Paulo terá que desembolsar 86% do custo dos ônibus (míseros 14% são subsidiados). Veja abaixo quanto cada cidade do mundo cobra de seus habitantes pelo direito de locomoção (fonte: Estado de S.Paulo):
São Paulo (com aumento):
Passageiro: 86% / subsídio: 14%
Frankfurt:
Passageiro: 45% / subsídio: 55%
Viena:
Passageiro: 40% / subsídio: 60%
Estocolmo:
Passageiro: 34% / subsídio: 66%
Paris:
Passageiro: 33% / subsídio: 67%
Nova Iorque:
Passageiro: 32% / subsídio: 68%
Atenas:
Passageiro: 27% / subsídio - 73%
Amsterdã:
Passageiro: 25% / subsídio - 75%
E a comparação com "hermanos de latino america" não deixa dúvidas: São Paulo é uma das piores cidades do mundo no quesito transporte público e, conseqüentemente, uma das mais excludentes ao deixar de prover acesso democrático e livre ao espaço urbano. Quem lucra com isso?
[centro de mídia independente - semana contra o aumento]
[artigo sobre a manifestação da última sexta, 24]
[matéria da Carta Maior sobre a repressão aos atos contra o aumento]
[centro de midia independente - caso de estudante espancado pela pm]
[artigo sobre a manifestação da última sexta, 24]
[matéria da Carta Maior sobre a repressão aos atos contra o aumento]
[centro de midia independente - caso de estudante espancado pela pm]
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Comments:
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Aqui em Brasília os ônibus (ainda) não aumentaram a passagem (em R$2,00 atualmente no menor valor), mas a diferença para com São Paulo é que as distâncias são bem menores, ou seja, passagem cara por quilômetro rodado!
Por isso vou pedalando... :)
Por isso vou pedalando... :)
Peraí: uma coisa é se subsidiar o metrô, outra coisa subsidiar ônibus. Subsidiar ônibus é dar dinheiro para dono de viação, ainda mais que nesse modal o custo de manutenção da via(A justificativa para se subsidiar o transporte público sobre trilhos) JÀ É pago pelo contribuinte.
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