(Ford II, neto do fundador da empresa)
As corporações multinacionais da indústria automobilística continuam adorando o Brasil.
No último mês de julho, dois recordes foram batidos: o dia mais quente de todos os invernos paulistanos e o melhor mês de julho na história das montadoras em território brasileiro. Mudanças climáticas resultantes da queima de combustíveis? "Bobagem", diria George Bush.
Enquanto centenas de paulistanos morriam por causa da poluição do ar e outros tantos em "acidentes", as montadoras vendiam em um mês 165,8 mil veículos no Brasil. Somente neste ano, até julho, foram vendidos 1,027 milhão de veículos no país.
Nos chamados países "desenvolvidos", a indústria automobilística vive em crise. Abaixo do Equador, fabricar e vender carros ainda é um ótimo negócio. Por aqui transporte público ainda é "coisa de pobre" e o subsídio estatal aos ônibus e metrôs é visto como uma afronta ao "mundo moderno" pós-Reagan, Tatcher e Collor.
A prosperidade dos fabricantes não é apenas fruto do "livre mercado" e da "paixão do brasileiro por automóveis". Os lucros astronômicos (boa parte remetidos para as matrizes no exterior) também são fruto de largos benefícios concedidos por governos de todos os níveis. Quem não se lembra da patética disputa pela fábrica da Ford entre o Rio Grande do Sul e a Bahia? Ou da implantação da fábrica da Renault no Paraná?
As montadoras gozam de incentivos fiscais, isenção de impostos, ganham terrenos e energia elétrica de graça e conseguem empréstimos camaradas dos bancos públicos. Somente no ano passado o BNDES emprestou 3,7 bilhões de reais para a indústria automotiva. A Volkswagen, que está ameaçando fechar uma fábrica no ABC e demitir mais de 3 mil trabalhadores, solicitou a liberação de mais R$ 497 milhões do BNDES.
"A fabricação de automóveis movimenta a economia", diria algum "apaixonado" pelas máquinas de quatro rodas ou um entusiasta dos números. Mas será que é necessário movimentar a economia desta forma, produzindo a destruição da vida nas cidades com dinheiro público? Será que é necessário produzir tanto lixo ou tanto luxo inútil simplesmente para movimentar a economia?
O estrago causado pelo excesso de automóveis chega a pontos de fina ironia. Segundo reportagem do Estadão (para assinantes), a Volkswagen começou a estocar veículos temendo uma greve dos funcionários ameaçados de demissão. A empresa resolveu mudar de tática e diminuiu a jornada de trabalho de 5 para 4 dias na fábrica de São Bernardo. O motivo? A montadora não tem onde guardar tantos carros...
PS: o BNDES suspendeu o empréstimo de R$497 milhões à Volkswagen, a empresa demitiu 1,8 mil funcionários na última quarta-feira e os empregados entraram em greve.
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Comments:
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Olá,
Conforme prometi voltei para dizer que em agosto o vídeo foi assistido 422 vezes e baixado 19 lá no Google Vídeo.
É pouquinho, mas grandes mudanças geralmente começam devagar mesmo... Espero que vejamos em breve muitos milhões de pessoas conscientes!
Conforme prometi voltei para dizer que em agosto o vídeo foi assistido 422 vezes e baixado 19 lá no Google Vídeo.
É pouquinho, mas grandes mudanças geralmente começam devagar mesmo... Espero que vejamos em breve muitos milhões de pessoas conscientes!
Terça-feira, Março 27, 2007
Norte e Galiza juntam-se para fabricar automóveis sustentáveis.
Nos próximos dois a três anos, a euroregião Norte de Portugal/Galiza vai conceber e fabricar veículos automóveis sustentáveis, no âmbito de um projecto pioneiro de engenharia, previsto durar entre dois e três anos. Hoje foi assinado o memorando de entendimento na Maia.
O projecto envolve o Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG). Estas duas entidades vão desenvolver um novo conceito de veículo sustentável ou “green car”, ou seja, um carro com processos de fabrico e um motor “limpos”, explica António Cunha, administrador do CEIIA.
Entre os parceiros do processo estão a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico.
"A meta será sermos capazes de ter uma linha de produção flexível. É isso que temos de pensar em conjunto", explicou António Cunha aos jornalistas no final da apresentação do projecto.
Se conseguir mobilizar parceiros internacionais, o novo “concept car” poderá ser comercializado numa fase posterior.
A cerimónia contou com a presença da Comissária Europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, e do ministro do Ambiente Francisco Nunes Correia.
Para a comissária, é necessário que estes projectos se tornem "mais visíveis" na Europa e no mundo.
Nunes Correia diz que Portugal tem que saber "mostrar" da melhor forma aquilo que é feito no país. "Portugal já tem alguns locais de excelência como estes que visitamos hoje. Precisamos de mais. Precisamos de mais massa critica e precisamos de assumir melhor a qualidade daquilo que temos", concluiu.
De acordo com os dados do CEIIA, a indústria automóvel na euroregião integra dois construtores e 190 fornecedores, que empregam um total de 40 mil pessoas e produzem anualmente um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros.
Lusa in Publico Online
Parece que quando há vontade, sempre se consegue fazer alguma coisa de jeito. Processos de fabrico "limpos" que terão como resultado a produção de carros "limpos". Isto são boas notícias para nós e para o ambiente.
posted by Outsider at 7:44 PM
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Norte e Galiza juntam-se para fabricar automóveis sustentáveis.
Nos próximos dois a três anos, a euroregião Norte de Portugal/Galiza vai conceber e fabricar veículos automóveis sustentáveis, no âmbito de um projecto pioneiro de engenharia, previsto durar entre dois e três anos. Hoje foi assinado o memorando de entendimento na Maia.
O projecto envolve o Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e o Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG). Estas duas entidades vão desenvolver um novo conceito de veículo sustentável ou “green car”, ou seja, um carro com processos de fabrico e um motor “limpos”, explica António Cunha, administrador do CEIIA.
Entre os parceiros do processo estão a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico.
"A meta será sermos capazes de ter uma linha de produção flexível. É isso que temos de pensar em conjunto", explicou António Cunha aos jornalistas no final da apresentação do projecto.
Se conseguir mobilizar parceiros internacionais, o novo “concept car” poderá ser comercializado numa fase posterior.
A cerimónia contou com a presença da Comissária Europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, e do ministro do Ambiente Francisco Nunes Correia.
Para a comissária, é necessário que estes projectos se tornem "mais visíveis" na Europa e no mundo.
Nunes Correia diz que Portugal tem que saber "mostrar" da melhor forma aquilo que é feito no país. "Portugal já tem alguns locais de excelência como estes que visitamos hoje. Precisamos de mais. Precisamos de mais massa critica e precisamos de assumir melhor a qualidade daquilo que temos", concluiu.
De acordo com os dados do CEIIA, a indústria automóvel na euroregião integra dois construtores e 190 fornecedores, que empregam um total de 40 mil pessoas e produzem anualmente um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros.
Lusa in Publico Online
Parece que quando há vontade, sempre se consegue fazer alguma coisa de jeito. Processos de fabrico "limpos" que terão como resultado a produção de carros "limpos". Isto são boas notícias para nós e para o ambiente.
posted by Outsider at 7:44 PM
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