quinta-feira, agosto 24, 2006

Dia sem carro: um mês antes em BH


(Vaga Verde e o pessoal do Mountain Bike BH - foto: Martuse Fornaciari)

Na última terça-feira (22), Belo Horizonte deu início à jornada 2006 do Dia Sem Carro, que será celebrado em mais de 40 países no próximo dia 22 de setembro.

Enquanto outras cidades do país nem começaram a discutir a programação ou articular atividades, a capital mineira não só discutiu como começou a agir: transformou seis vagas de carro em Vagas Verdes. A idéia é simples: transformar o espaço ocupado por automóveis estacionados em algo muito mais útil, democrático e agradável.

Incrível o release da BHTrans (órgão de trânsito da cidade): "O projeto visa transformar esses espaços em um local de uso público". Muito bom ver um órgão de trânsito afirmando que o carro rouba espaço público. Um dos grandes absurdos da sociedade do automóvel é acharmos normal a utilização gratuita do espaço público para estacionar propriedades privadas.

É interessante notar que em Belo Horizonte o órgão público de trânsito (BHTrans) cuida tanto da circulação de veículos particulares quanto do transporte público.

Em São Paulo, a moderna e equipada CET tem como principal (e quase único) objetivo minimizar o caos motorizado das ruas e garantir as melhores condições possíveis para a circulação de quem possui automóvel.

Já a precária e sucateada SPTrans é responsável pelos deslocamentos dos cidadãos de segunda linha, aqueles que são obrigados a andar de ônibus em ruas congestionadas por carros.

[matéria portal UAI]

[ONG Ruaviva]

[Parking day - experiência gringa de vaga verde]

voltar ao topo