terça-feira, agosto 15, 2006

Novas calçadas na Augusta, novos SUVs na CET


o modelo do piso deve ser o mesmo
apresentado para a Paulista


A Prefeitura iniciou a reforma das calçadas da rua Augusta e promete entregar a obra em três meses. O trecho beneficiado é grande, da Martins Fontes (centro) até a Estados Unidos (jardins).

Infelizmente não há previsão de ciclovia ou ciclofaixa. Uma pena, pois a Augusta é a subida mais leve entre o centro e o espigão da Paulista. Além disso, em boa parte da rua e do dia, o estacionamento de automóveis é permitido nos dois lados da pista.

Nas calçadas com mais de três metros de largura (pouco mais do que o espaço ocupado por um carro estacionado), haverá uma "faixa de apoio ou acesso". Não fica claro se o "apoio ou acesso" é destinado a pedestres ou veículos.


(imagens: divulgação-prefeitura)

Outro dia alguém sugeriu que a CET adotasse bicicletas para atuar no trânsito. Parece utópico e sem sentido prático, mas talvez a experiência fora dos gigantescos SUVs ou dos carros oficiais permitisse uma outra perspectiva sobre a mobilidade urbana.

Quem sabe fosse posível perceber que carro ocupa espaço, consome recursos e que o seu uso desnecessário e abusivo causa graves problemas à cidade e aos seus habitantes.

Os 90 novos veículos da CET custaram R$ 3.328.230,00.
Os 16.000 m2 de calçada na Augusta custarão R$ 2.192.287,96.

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Comments:
Eu não sei, mas vou dar um pitaco: a faixa de apoio ao acesso pode ser destinada aos deficientes. Acessibilidade.
 
O que vocês acharam desta parte:
"Como adotar uma calçada

Assim como já ocorre com outros espaços públicos, a partir do decreto aprovado em maio, instituições, empresas e cidadãos, individualmente, podem adotar calçadas para construção, reforma ou conservação do passeio público. Como contrapartida, poderá divulgar a marca própria em uma placa fixada no piso."

Adotar? A gente só adota o que está órfão, que confissão é essa? Isso é dever do Estado!
 
O aquecimento global está aí. No rádio ouvi hoje um colunista de meio-ambiente, mais uma vez, falar em queimadas. É cômodo falar em queimadas. Quem vai ser contra? Quero ver ele alertar as pessoas sobre consumo, transporte individual e energia que são a maior parte do problema.
 
Quantas bicicletas mesmo dá pra comprar com R$ 3.328.230,00? Tudo bem, admito, com uma bicicleta não dá pra rebocar um carro estacionado em local proibido, mas pelo que li na reportagem do link pelo menos 2/3 dos veículos (os palios) são só para transporte dos técnicos mesmo.

Bem que podiam fazer uma experiência com meia dúzia de bicicletas: chegariam aos locais de destino mais rápido que de carro nos horários de pico, não poluiriam e não ocupariam espaço, contribuindo com a melhoria do trânsito, já que esse é o maior objetivo da CET hoje em dia.
 
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