segunda-feira, julho 31, 2006

Revitalização da Praça do Ciclista na 46a Bicicletada


(fotos: Eduardo Bernhardt - transporte ativo - recicloteca // gira - integração sem posse)

Sexta-feira, 18h, trânsito leve depois da semana mais poluída do ano na capital.

Além dos participantes paulistanos, a 46a Bicicletada de São Paulo teve a ilustre presença de dois cariocas da Transporte Ativo, que nos ajudaram na atividade de "revitalização" da Praça do Ciclista.

A Praça do Ciclista é um gramado que serve de base para uma estátua doada pelo governo venezuelano em 1978. Apenas um banco para sentar, muita fuligem no chão, um mastro sem bandeira e nenhuma cesta de lixo.

O espaço no canteiro central da avenida Paulista, ponto de encontro das Bicicletadas, foi batizado em fevereiro de 2006, durante a 41a Bicicletada. Na metade de julho, as placas desapareceram. Decidimos recolocá-las.

Depois da atividade, conversa, panfletagem, troca de experiências, chimarrão e uma pedalada para celebrar a locomoção sustentável na capital.

Vídeos:
[46a Bicicletada de SP no YouTube]
[46a Bicicletada de SP no GoogleVideo]
[46a Bicicletada para download no archive.org] <-- also with english subs
[Panfletagem - Transporte Ativo]
[41a Bicicletada - festa de inauguração da Praça do Ciclista]

ENGLISH:
[46th Critical Mass video - with english subtitles]


























voltar ao topo

Comments:
Essa coisa da placa eu acho bobagem, todo o resto é interessante, mas renomear o logradouro? Não, não. Porque não tentar de forma oficial? Já pensou o pessoal que tem que fazer entregas confundindo a sua placa com a oficial (se não houver, pior ainda)... Sem contar que os nomes dos logradouros são dados algumas vezes para pessoas que fizeram coisas importantes para a coletividade, quem vocês despejaram da praça?
 
não há nenhuma placa no local, ninguém conhece o nome daquele canteiro...
 
Na verdade parece que o lugar nem é oficialmente uma praça, por isso não tem nome. Fora os ciclistas, e transeuntes que param no ponto de ônibus ninguém vai passear lá, quiçá fazer alguma entrega. Não acho válido tentar oficializar, pois certamente terá uma burocracia que desviará os esforços da verdadeira intenção da bicicletada batizar a praça: a humanização de um ambiente esquecido e a promoção da relação entre seres humanos, algo cada vez mais raro em nossa sociedade.
 
Pessoal,mais uma vez tiro o chapéu para vcs...Aqui em Poa a uns quatro meses não conseguimos realizar uma bicicletada...porque chove ou porque tem pouca gente!Temos que "tomar vergonha na cara",e fazer a manifestação mesmo com um número redizido de ciclistas...
Quanto a praça ter ou não nome oficial,não vamos perder tempo com isso!Aqui em Poa,muitas ruas tem o nome oficial,mas usamos outros nomes...
Mais uma vez,meus parabéns!!!
 
tá difícil de colar, mo saudade... força no pedal!!!!!!!
 
MUITO SHOW!! Os videos estao ficando cada vez melhor, esse ultima ja tem pinta de documentario profissional.
 
Acho muito bacana e louvavel o que vcs fazem, essa praça merece muito essa homenagem dos ciclistas pois ninguem nem sabe te quem eh a estatua que se encontra la!
abraço
 
Postar um comentário

<< Home