(fotos: Antonio Neto, Ulrich Jäger, L Peters, João Carlos)
No Dia Sem Carro de Curitiba (PR), cerca de 50 pessoas (e duas fadas) participaram da Bicicletada local, a única atividade da jornada internacional de reflexão sobre o uso dos carros que aconteceu na cidade em 22 de setembro.
Além da pedalada para humanizar o trânsito, da panfletagem e das alegorias, os participantes da Bicicletada decidiram mostrar que a construção de estruturas cicloviárias não requer muito esforço nem dinheiro.
Com duas latas de tinta, alguns pincéis e um pouco de vontade, é possível construir uma estrutura prevista no Código de Trânsito Brasileiro: uma ciclofaixa.
A pintura do solo que reserva um espaço preferncial (não exclusivo) aos ciclistas nada mais é do que um lembrete aos motoristas para que preservem a vida.
A pintura do solo que reserva um espaço preferncial (não exclusivo) aos ciclistas nada mais é do que um lembrete aos motoristas para que preservem a vida.
A atividade, que foi precedida de um convite à comunidade, transcorreu de forma pacífica e alegre, exceto pelo comportamento de alguns portadores de armas (motorizadas ou não).
Ciclofaixa pintada, três carros da Guarda Civil se aproximam do local procurando "o líder". Os agentes da lei (alguns sem identificação) acabaram levando todos os participantes para a Delegacia do Meio Ambiente, alegando que os ciclistas estavam cometendo "crime ambiental" (!!!).
Como diz um dos relatos publicados sobre a Bicicletada de Curitiba, "espero que o final desta história seja feliz, com conscientização do poder público e da sociedade sobre a necessidade da democratização do trânsito para ciclistas, e aprofundamento do respeito verdadeiro ao meio ambiente".
voltar ao topo
Comments:
<< Home
É o poder público mostrando a sua eficiência.
Enquanto se detém os baderneiros que pinatam a rua... os bandidos e/ou politicos fazem a festa...
Enquanto se detém os baderneiros que pinatam a rua... os bandidos e/ou politicos fazem a festa...
Eficiência total. Quem estava lá viu, enquantol levávamos "enquadro", carros estacionando em locais completamente proibidos. Quando aludimos a isso, dizendo "e isso, pode? Não é crime?", os policiais simplesmente se esquivaram: "não tenho nada a ver com isso".
Eficiência total. Dá gosto de pagar imposto pra ter uma força policial assim!
Eficiência total. Dá gosto de pagar imposto pra ter uma força policial assim!
Flagra no dia sem carro em Curitiba. Bem ao lado dos Bicicletada-istas... dificil achar palavras ...
http://www.youtube.com/watch?v=ZYs705pYyMo
http://www.youtube.com/watch?v=ZYs705pYyMo
Não entendo a vantagem de entalar os ciclistas num gueto à direita da faixa.
Como podem ver numa das fotografias esta é precisamente a zona da rua com mais buracos e com mais lixo e obstáculos. Apesar das boas intenções poderão estar a colocar os ciclistas em perigo.
Obrigar os ciclistas a circular encostados ao passeio não é lutar pelo direito dos ciclistas.
Além disso existem muitas razões para não segregar os ciclistas.
Ler por exemplo:
http://www.ciudadciclista.org/310/310/
No excelente blog:
http://www.ciudadciclista.org/
Pedro Rio
Postar um comentário
Como podem ver numa das fotografias esta é precisamente a zona da rua com mais buracos e com mais lixo e obstáculos. Apesar das boas intenções poderão estar a colocar os ciclistas em perigo.
Obrigar os ciclistas a circular encostados ao passeio não é lutar pelo direito dos ciclistas.
Além disso existem muitas razões para não segregar os ciclistas.
Ler por exemplo:
http://www.ciudadciclista.org/310/310/
No excelente blog:
http://www.ciudadciclista.org/
Pedro Rio
<< Home