terça-feira, agosto 14, 2007

Pra não dizer que eu não falei...

Sim, os alemães gostam muito de carros. Como também gostam de bicicletas, cerveja e futebol.

Talvez a diferença esteja no verbo: eles gostam; os paulistanos são dependentes e nutrem um amor psicótico por seus veículos, considerando-os um símbolo de status e uma arma de opressão contra os demais cidadãos.



BMWs, Audis e Mercedes circulam por todos os lados em Munique. Sempre dando seta ao dobrar esquinas, sempre parando na travessia de pedestres, respeitando os limites de velocidade e mantendo distância segura de ciclistas.

Repito o que escrevi antes: nos três dias de bicicleta por Munique, não fui ultrapassado por nenhum automóvel a menos de 2 metros de distância, não vi nenhuma cara feia nem ouvi nenhuma buzina.



Nas ruas residenciais, o limite de velocidade é de 30km/h. Nas ruas secundárias, sobe para 50km/h. Preciso dizer que são respeitados?

Um detalhe fundamental: enquanto a burka brasileira fica cada vez mais escura, em Munique eu pude contar nos dedos de uma mão o número de carros que usavam as películas do medo (também conhecidas no Teceiro Mundo como insul-filmes).

Talvez porque os alemães saibam que o isolamento dos vidros escuros atrapalha bastante a visibilidade no trânsito, tanto para quem está do lado de fora, quanto para quem está dirigindo um carro, comprometendo a seguranca e a boa convivência entre todos os usuários das ruas.

Afinal, os alemães de Munique já descobriram que a visão é um dos sentidos fundamentais para evitar mortos e feridos no trânsito.

voltar ao topo

Comments:
Cara, ler esse post me deu um nó na garganta, sem brincadeira.

Uma mistura de comoção (com a conclusão de que sim, existem humanos decentes, sim, existe uma sociedade possível) com o desespero de saber que não adiantaria nem começar a tentar explicar para alguém aqui que andar devagar e respeitar pedestres e ciclistas é o melhor para todos, inclusive para os carros.
 
cara que inveja, dizem que é feio ou uma merda. mas estou com inveja!
Dizer que é primeiro mundo seria ridiculo, pq os EUA também são!
Mas é o velho mundo, onde concordemos ou não as pessoas tendem a ser mais civilizadas!!
boa viajem
 
Portugal também é no velho mundo e não me parece que as pessoas sejam mais civilizadas! Acho que é tudo uma questão de educação do povo... Ou não fossem os alemães em tempos idos um povo muito incivilizado... Cumprimentos do outro lado do Atlantico. P.S:O blog é excelente!
 
Gunnar, as lágrimas e os nós na garganta têm rolado soltos por aqui... Literalmente...
 
Faz muito tempo, passei três semanas na Alemanha e tive a oportunidade de viajar (de carro) para o norte (Bielefeld) e para o sul (Lorch), apartir de Frankfurt, onde moram alguns amigos. É realmente outro mundo. O trânsito é muito civilizado, mesmo nas Autobahn. Nos engarrafamentos que peguei (era final das férias de verão) não vi ninguém ultrapassar, tanto pela direita ou pelo acostamento. Quando existe uma placa sinalizando velocidade mais baixa, todos reduzem a velocidade! Só vendo para acreditar. Bem, depois você volta para a selva, literalmente.

Viel Spass!
 
Postar um comentário

<< Home