quinta-feira, agosto 23, 2007

Pra ver o bonde passar



Assim como Munique, Viena também é uma cidade atrasada, que não arrancou os trilhos dos bondes sob o pretexto de abrir caminho para o progresso dos automóveis.

Meio de transporte não poluente, charmoso, que circula em vias exclusivas e permite a convivência entre as pessoas, o bonde desapareceu de muitas cidades americanas (tanto do norte, quanto do sul) por graça e obra das corporações automobilísticas.

No início do século XX, o bonde sucumbiu ao lobby político e midiático rodoviarista, que afirmava que o transporte bom era aquele sobre pneus e que os trilhos eram um entrave ao progresso da humanidade.

Para disfarçar suas reais intenções, as montadoras empurraram os ônibus goela abaixo de cidades ao redor do planeta, prometendo um transporte coletivo mais "flexível e democrático".

Utilizando os ônibus como ponta de lança, os automobilistas tiraram os bondes de circulação e abriram as ruas para espalhar seus potes de ouro: o carro particular.

A história é contada, entre outras fontes, no filme Taken for a Ride, que foi exibido pelo canal GNT há muito tempo e deve estar disponível em algum canto da internet.


Quer andar de carro? Então fica parado!

voltar ao topo

Comments:
Muito boas as postagens e, principalmente, as imagnes de seu tour europeu, parabéns!
 
Postar um comentário

<< Home