quinta-feira, agosto 23, 2007

Do trem para o metrô



Esse povo da União Européia é realmente muito atrasado: viajam de trem de um país para o outro e quando chegam ao destino, utilizam o transporte público para chegar em casa ou no hotel.

Em vez de aeroportos congestionados, velhas estações construídas no século XIX. No lugar da querosene, energia elétrica.

De Salzburgo até Viena foram pouco mais de quatro horas dentro de uma cabine confortável, conversando com outros turistas e apreciando a paisagem.

Chegando em Viena, um bilhete de metrô e pronto: 15 minutos depois já estava "em casa". Nada de taxistas extorquindo a corrida, nada de congestionamento, nada de buracos e solavancos dentro de um automóvel.

Quando saí do Brasil, pouco depois do acidente com o avião da TAM, pouco se falava sobre os trens de passageiros, seja para ligar aeroportos às cidades ou para (que absurdo!) transportar passageiros de uma cidade até a outra.

Limpo e eficiente, o metrô de viena ainda tem umas plaquinhas coloridas para designar os assentos preferenciais para gestantes, idosos ou portadores de necessidades especiais. Afinal, pra que fazer feio se dá pra fazer bonito?


voltar ao topo

Comments:
Ah, Luddista...aqui também tem trem...

Eu pego todo dia o trem da CPTM que margeia a marginal do pinheiros.

Um trem grande e espaçoso : 4 (eu disse quatro) vagões SEMPRE LOTADOS, calor humano nesse frio inverno !
Uma excelente paisagem no caminho :
do seu lado direito (ou esquerdo depende) um rio largo, negro, poluído e fétido, mas com algumas garças e capivaras (não sei como !) voando e nadando; o mato, onde tem mato, e não terra retirada do leito do rio e deixado ali pra chuva devolver, sempre verde.
Do seu lado esquerdo (ou direito rsrsrs) uma avenida de vias largas, canteiro centrais, carros e mais carros, buzinando, xingando,motos enlouquecidas passando nos vãos, arriscando a morte, entre caminhões com suas fumaças pretas, onibus, transporte coletivo lotado; prédios modernos, envidraçados de concreto, vigiam a composição que passa ; viadutos, pontes, obras e mais obras...
dá vontade chorar todo dia !
 
Esse lugares também são resrvados para veteranos de guerra....só isso que é triste ...

Não deixe de visitar o palácio de Schobrunn da Sisi
 
Nossa que atraso esses europeus, hein!!?
Como ter uma qualidade de vida a altura? Por que não podemos ter algo assim por aqui? Por quê?

Este é o único blog que visito e é fantástico.
Parabéns

Abraço
 
que blogzinho mais viadindinho e cheinho de frescurinhazinhas........
 
viadindinho e cheinho de frescurinhazinhas é vc que não se identifica...
seja homem e mostra a cara...
 
Postar um comentário

<< Home