O serviço de bicicletas públicas em Munique é prestado pela Deutsche Bahn, a empresa de ferrovias da Alemanha.
O princípio é o mesmo do resto da Europa: o sujeito "encontra" uma bicicleta na rua, vai até o seu destino pedalando e deixa a magrela por lá para que próximo cidadão a utilize.
O Provos do século XXI é high-tech e (claro) cobrado em euro. Em Munique, as bicicletas ficam travadas por um sistema eletrônico e a liberação é feita pelo telefone (celular). Basta ligar, dar o número da bicicleta e o seu número de cadastro no serviço. Ao final do trajeto, outra ligação rápida e a trava eletrônica entra em ação até que outra pessoa deseje utilizá-la.
O mais incrível é que quase todo cidadão de Munique tem uma bicicleta. Mesmo assim, o serviço da Deutsche Bahn é bem utilizado, provando que "bicicleta gera bicicleta".
O princípio é o mesmo do resto da Europa: o sujeito "encontra" uma bicicleta na rua, vai até o seu destino pedalando e deixa a magrela por lá para que próximo cidadão a utilize.
O Provos do século XXI é high-tech e (claro) cobrado em euro. Em Munique, as bicicletas ficam travadas por um sistema eletrônico e a liberação é feita pelo telefone (celular). Basta ligar, dar o número da bicicleta e o seu número de cadastro no serviço. Ao final do trajeto, outra ligação rápida e a trava eletrônica entra em ação até que outra pessoa deseje utilizá-la.
O mais incrível é que quase todo cidadão de Munique tem uma bicicleta. Mesmo assim, o serviço da Deutsche Bahn é bem utilizado, provando que "bicicleta gera bicicleta".
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Comments:
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A última vez que usei o serviço foi há 9 anos, mas na altura esse aluguer de bicicletas havia em todas as estações de comboio do país. E podia-se alugar numa estação e devolver noutra!
Na Holanda esse serviço também existe. Custa apenas uns 8 ou 10 euros anuais, e está disponível em 100 estações.
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Na Holanda esse serviço também existe. Custa apenas uns 8 ou 10 euros anuais, e está disponível em 100 estações.
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