quarta-feira, agosto 08, 2007

Antídoto para a desagregação social


(campanha em ônibus de Campinas / foto: Cibol)

A convivência entre os seres humanos no espaço público é uma das bases para cidades democráticas, agradáveis e seguras.

Em contrapardida, a segregação das pessoas em ambientes de acesso restrito e a transformação do espaço urbano em via de passagem significa a morte do tecido social.

Muito mais do que a poluição ou a imobilidade do congestionamento, o uso excessivo de automóveis particulares no ambiente urbano provoca a segregação dos seres humanos e a morte da própria sociedade.

Espaços urbanos destinados às pessoas são mais seguros e agradáveis. Bairros e vizinhanças cortados por avenidas tendem a desaparecer enquanto espaços comunitários. Assim, desaparecem os laços de solidariedade e convivência.

Quem só anda de carro, além de não ter contato com o espaço real das cidades, restringe o contato humano a situações previsíveis ou condicionadas. Dentro do carro, não há surpresa, não há encontro, não há chance de paquera ou de uma simples conversa com um desconhecido.


(retirado de www.subvertise.org)

voltar ao topo

Comments:
De fato... várias vezes pedalando já fui abordado para me perguntarem as horas, ou para indicar um caminho ou endereço, coisas que dificilmente trancado em um carro acontecem. Curioso é que as pessoas que pedem esmola ou vendem algo nos sinais nunca me abordaram, talvez pensando que sou um "pé rapado" por estar de bicicleta!
 
Claro, pé-rapado só anda a pé ou de bike...

Mas olha só: quando a vida urbana se extingir totalmente (dramáaatica) perto do Shopping Eldorado, por exemplo, não haverá problema! Tudo que a gente precisa para viver tem lá dentro!

Abraço.
 
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=17773
 
Postar um comentário

<< Home