segunda-feira, julho 02, 2007

O mundo é nosso!


(Bicicletada de junho em Curitiba / foto: Domingo 23)

Sempre na última sexta-feira de cada mês, milhares de pessoas ocupam as ruas de suas cidades para celebrar a mobilidade sustentável e a construção de novos paradimgas de convivência humana. São os encontros de massa crítica, espaços de ação direta na realidade, aqui no Brasil apelidados de Bicicletada.

A cada mês cresce o número de participantes: pessoas dispostas a ocupar as ruas para trocar experiências, celebrar o espaço público, questionar a sociedade do automóvel, se divertir, pedalar, patinar, andar de skate, resgatar o espaço público e demonstrar na prática que um outro paradigma de mobilidade é possível.


(massa crítica de junho em Lisboa / foto: FBruno)

A massa crítica não tem líderes, heróis nem fronteiras. Trata-se de uma experiência múltipla, diversa e plural, como a própria humanidade.

Não é uma ONG, não é um movimento com propostas e reivindicações... É apenas um encontro, uma experiência temporária de resgate dos espaços das cidades, cada vez mais colonizados por funcionalidades predatórias e irracionais.

A zona temporária que se abre a cada bicicletada é riquíssima, permite articulações entre as pessoas (inclusive para construir propostas e reivindicações), é um espaço para trocar idéias, se divertir, celebrar e, principalmente, para vivenciar algo cada vez mais distante das sociedades midiotizadas: a realidade.

Abaixo, alguns vídeos e fotos da massa crítica de junho, que aconteceu na última sexta-feira (29) em diversas partes do planeta.



Florianópolis

[Florianópolis - fotos e notícia]


Fortaleza


São Francisco

[Fotos e notícia]

[vídeo: My first Critical Mass]


Visaginas (Lituania)


Roma (Itália)


Vancouver (Canadá)


Londres (Reino Unido)


Varsóvia (Polônia)

[Varsóvia 2]


Toronto (Canadá)

[Toronto - fotos]


Chicago (EUA)

[Chicago 2]

[Chicago 3]


Rochester


Pennsylvania (Filadélfia - EUA)


Tallahassee (Florida - EUA)


E mais:

[Lisboa - fotos e notícia]
[Lisboa - fotos]

[Curitiba - fotos]
[Curitiba - relato]

[Fortaleza - fotos]

[São Paulo - relato, fotos e vídeo]


(Bicicletada de junho em Fortaleza - foto: bicicletadafortaleza)

voltar ao topo

Comments:
Como faço para falar com o pessoal da bicicletada de Curitiba?!
 
Gunnar, no site deles http://www.bicicletadacuritiba.org/ tem um "fale conosco".

E tem também uma lista de discussão. Para se cadastrar, mande um e-mail vazio para bicicletada-curitiba-subscribe@yahoogroups.com
 
Postar um comentário

<< Home