sexta-feira, junho 15, 2007

Guerra é paz


(imagem: Ecologistas en Acción no ConsumeHastaMorir)

Em 2006 o mundo gastou mais de US$ 1,2 trilhão em armamentos, informa o Instituto de Pesquisas da Paz nesta reportagem da Deutsche Welle. Desde 1997 os gastos mundiais com armamentos cresceram 37%.

Ganha um tanque de gasolina, um fuzil e uma bandeira de três cores quem adivinhar o país responsável por mais da metade destes gastos... Logo atrás dos paladinos da liberdade e da democracia estão Reino Unido, França, China, Japão e Alemanha.

As guerras por petróleo e controle geopolítico (também chamados de combate ao terrorismo) são hoje os principais motores da indústria da morte.

Saddam Hussein foi deposto e enforcado sob a mentira de estar desenvolvendo armas de destruição em massa. No entanto, EUA, Rússia, França, Reino Unido e China possuem juntos mais de 26 mil ogivas nucleares.

Quem ganha com isso? Segundo o mesmo relatório, 92% do mercado de armamentos é controlado por corporações sediadas nos EUA e na Europa Ocidental.

A solução para os problemas globais como a fome, o aquecimento global e a degradação ambiental não têm nada a ver com falta de dinheiro. A guerra e o consumo predatório são políticas deliberadas de companhias e governos que lucram muito com a destruição. A única mudança significativa foi a adoção de embalagens eco-publicitárias para seus produtos, idéias e discursos.


O grafiti tá lá na Praça do Ciclista.
A foto é da pollyrosa.


voltar ao topo

Comments:
È triste ver como o planeta aos poucos está se degradando. O que sera daqui a 100 anos! Voltaremos ao ponto de partida e viveremos um "novo" processo de evolução(bacteria -> ser humano)?
Não se deve perder as esperanças de que uma mudança de mentalidade ocorra, mas do jeito que o carroça anda, quem guia é o cavalo.
 
Isso é "arte da guerra": o objectivo da guerra é a paz.
 
Postar um comentário

<< Home