terça-feira, junho 26, 2007

Angústia, raiva e solidão


(foto: João Lacerda / Transporte Ativo)

"Hoje de manhã, por volta de 10 horas, eu e um amigo pedalávamos tranquilamente pela engarrafada rua Pinheiro Machado quando um taxista num Santana buzinou. Embora o tráfego estivesse parado logo à frente, o motorista forçou passagem.

Ao emparelhar, meu amigo sacou a máquina fotográfica e conseguiu o retrato da 'gentileza' e da noção de espaço público nas ruas do Rio de Janeiro."

Motoristas apressados para chegar até o próximo ponto de congestionamento ou ao semáforo seguinte não são exclusividade carioca, como no relato acima. Em São Paulo, o desespero transformado em agressividade também se manifesta em cada esquina.

Ainda que a fantasia publicitária venda o exato oposto, dirigir na cidade consiste basicamente em andar e parar a cada 2 ou 3 minutos. Acelera, primeira, segunda, terceira, reduz e freia. Acelera, primeira, segunda. Buzina. Freia. Acelera, primeira, segunda...

Quanto mais agressivos e mal educados são os motoristas e quanto mais potentes, agressivos e numerosos são os automóveis, mais controle é necessário, mais semáforos, mais radares, mais lombadas... Infelizmente o motorista não constuma entender essa fator elementar da física, o movimento de corpos em um espaço finito.

Hipoteticamente, se todos os motoristas no final da tarde andassem a 20km/h (média de velocidade no horário) ninguém ficaria parado, ou seja, não haveria congestionamento. Talvez, com velocidades mais reduzidas, também não fossem necessários os semáforos, lombadas e radares...


(reprodução: desenho Motormania, de 1950, Walt Disney)

- Mas como?! Eu comprei esse carro porque ele vai de 0 a 100 em meio segundo, porque ele me permite conquistar mulheres lindas, porque com ele eu sou rico, bonito, veloz, ágil, poderoso, livre...

- Eu juro que vi, tava lá no comercial, o carro sozinho na rua debaixo do céu azul, como você me diz que eu não posso exercer tudo isso que eu comprei, como eu não posso andar a 180km/h?

- A culpa é desse idiota que está na frente, que não sabe dirigir [buzina]. Tinha que ser mulher mesmo. Vai pilotar fogão, sua $@%#! [buzina]

- Ô velho maldito que demora pra atravessar a rua. [buzina rápida] Não tá vendo que o sinal já fechou pra você?! Acelera o passo e sai logo da frente! Quer morrer, é?! [acelera com raiva, cantando o pneu]

- Esse país não tem jeito mesmo, quanta miséria. E aí ficam esses pobres puxando carroças no meio da avenida Paulista, que coisa mais atrasada, pega mal pra cidade, pro turismo, afeta o "risco país"... A prefeitura devia mesmo limpar essa gente; privatizar logo a reciclagem de lixo e tirar esses malditos pobres que puxam carroças e ficam atrapalhando o trânsito. [buzina]

- Que porra é essa, uma bicicleta?! [buzina] Vai pra calçada, %$#@! [buzina] Folgado, não não paga IPVA e fica aí no meio da rua atrapalhando o trânsito, andando a 20km/h!

Veja também:

[alta velocidade = pinto pequeno?]

voltar ao topo

Comments:
agora sim parece o pateta
 
Há seu pobre, não consegue comprar um carro e vem com sua bicicletinha? Onde já se viu! Há!
...
E valeu por lembrar do desenho do pateta!
 
Charô...ce deve ser dono de fusquinha...ou então um daqueles carros tunados, cheios do vigos que voce não tem...

Não é questão de poder ou não comprar um carro.Eu tenho um 2.0 na garagem e quase não uso.Prefiro ser a paisagem do que ve-la de dentro de um carro.
 
Anônimo, acho que você não entendeu a ironia do Charô!

Mas, a cara de c* do mané foi hilária. A sorte dele foi que o ciclista sacou uma câmera fotográfica, e não um "cano", como sei que muitos por aí andam "equipados".
 
Por favor repasse essa sugestão ao colega ciclista que tirou a foto... tentar identificar a empresa para a qual este taxista trabalha (se for o caso), e encaminhar a foto para lá, solicitando providências... Talvez caiba mencionar o artigo 170 do CTB: Dirigir ameacando pedestres ou demais veículos: multa gravíssima/suspensão da habilitação/recolhimento do documento (CNH)/retenção do veículo.
 
Valeus Marcelo!
---
E hoje tava um smog danado aqui em São Paulo viu... Horrível! Bem que podia existir um medidor de smog para blogues.
---
Abraço!
 
carro: frustração: estado de um indivíduo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional.
e, como diz o Brown, "você sabe o que é frustração... máquina de fazer vilão"
 
Pra ver como as vezes o estado de espirito de uma pessoa influencia até a compreensão de um texto !

Charô, desculpa ai a mancada, não entendi o que voce quis dizer e quase te agredi ! Foi mal...

T+
 
Postar um comentário

<< Home