quinta-feira, maio 10, 2007

Virada Cultural - lado B





Assim como Eduardo, um menino de 10 anos que chorava sentado no chão de um estacionamento da região central, eu nunca tinha ido a um show de rap.

Eduardo, que mora "depois de Santo Amaro", tinha se perdido dos amigos depois que as bombas e o gás lançados pela polícia acabaram com o show dos Racionais e provocaram uma correria que poderia ter terminado em tragédia.

Tiros, cassetadas, chingamentos e viaturas em alta velocidade sendo usadas como arma contra homens, mulheres e crianças causaram pânico na multidão que tentava ir embora depois que as bombas intoxicaram o ar na Praça da Sé. Revoltados, alguns depredaram lixeiras, orelhões, carros e vitrines.

O vandalismo e a depredação mostrados pela mídia de massa como justificativa para a ação "enérgica" da polícia aconteceu depois das bombas. Não foi causa, mas sim conseqüência.

O que aconteceu antes das bombas (pessoas em cima da banca de jornal ou brigas) foram situações isoladas, envolvendo algumas dezenas de pessoas, que não justificavam a dispersão da multidão com o uso de armas químicas, terror psicológico, violência física e verbal.

A incapacidade da polícia de separar bandidos e população é preocupante em qualquer país que se diz democrático.

No lado do povo, configuravam minoria absoluta os que estavam dispostos a qualquer tipo de violência. No lado da polícia, cumpre-se ordens.

Afirmo como testemunha que circulou pelo local: o clima era de paz. Respeito e alegria se faziam mais presentes do que em qualquer noite nas "Vilas" Olímpia ou Madalena. Era visível para qualquer um que pisou na praça da Sé que 99,9% das pessoas presentes estavam ali apenas para curtir o show.

Xico Sá presenciou uma das situações apontadas pela mídia de massa como a causa do tumulto e escreveu o melhor texto publicado até agora sobre o assunto.

Tristes as declarações das autoridades de plantão.

Triste a cobertura mentirosa e sensacionalista da chamada grande mídia, que estimula o ódio e promove a desinformação ao mostrar apenas cenas de violência e dizer que "houve um conflito", distorcendo a ordem dos fatos em uma narrativa estapafúrdia dos acontecimentos.

Interessante notar que dois dos principais veículos virtuais (Folha e G1) pediam fotos aos seus leitores no domingo. Em vez de pagamento pelo trabalho, ofereciam a maravilhosa "oportunidade" de ter a sua foto estampada no jornal. Havia pouca imprensa, poucas cameras, poucos fotógrafos.

Mesmo assim, jornalões e jornaizinhos relataram absurdos, disseram que tudo começou por causa do atraso no show (quem estava lá sabe que não houve nenhuma revolta com o horário), emitiram opiniões preconceituosas e idéias estapafúrdias a partir de suas "Vilas" blindadas.

O terrorismo midiático serve apenas para reforçar o racismo e o pânico de quem vive em um dos países mais desiguais do mundo, mas não quer entender que é preciso dividir a riqueza e as oportunidades.

Generalizar a imagem de que a "senzala é perigosa" demonstra apenas a truculência de quem (como o Dr. Fantástico de Kubrik) sente espasmos involuntários para levantar a mão direita e dizer "heil, Hitler" a espera de uma "solução final".


[Xico Sá - Pânico em SP]

[Virada Cultural - lado A]

relatos: [1], [2], [3]

vídeos:

[perto do palco - 1]

[perto do palco - 2]

[erro militar policial 1]

[erro militar policial 2]

[erro militar policial 3]

[erro militar policial 4]

[erro militar policial 5]

voltar ao topo

Comments:
Pois é, em 1997, quando os Racionais lançaram o disco Sobrevivendo no Inferno, houve um show do grupo em Cotia. O local do evento era conhecido de todos os cidadãos da região: um centro de eventos onde costumava acontecer a festa do peão da cidade. Não fui ao concerto, mas amigos meus me relataram o que viram. Tudo corria bem até que o estalido de um tiro provocou o pânico. Todos corriam em desespero. E o pior: o recinto era cercado com grandes alambrados. Muita gente tentou pular, para se safar, mas foi covardemente agredida com cacetes. Alguns ficaram pendurados e apanhando. A versão "oficial" foi ridícula e quem esteve por lá não acreditou. Circulou pela cidade que o tiro fora desparado do Morro do Macaco, local que paga o pato por tudo de ruim que acontece em Cotia. Mas basta fazer uma breve visita à cidade para verificar que seria praticamente impossível um tiro fazer uma "curva" tão grande. Quem disparou o tiro, não se sabe. Mas certamente o projétil atiçou a sanha dos policiais e foi a deixa perfeita para acabar "com a festa dos bandidos". Sabemos que tumultos são como pedra jogada num lago; forma ondas. Em São Paulo, um espirro pode causar uma tragédia. Já estive em shows no Pacaembú, estádio cercado por bairros aristocráticos, onde pude presenciar moleques babacas de classe média, verdadeiros punks de butique, provocando correria e empurra-empurra. Sabemos também que a polícia, quando vai "trabalhar" em shows de rap, já sai do batalhão com o Rambo na cabeça e o ódio no coturno. Mas o fato ululante e indigesto para os homens da lei (e aí estão incluídos o vereador, o prefeito, o governador e o presidente) é que o rap revela uma verdade muito dura e corriqueira. Poesia que "agride" muito mais do que "bombas de efeito moral".
 
Excelente post, e excelente comentário do anônimo. A mídia independente está ficando cada vez mais importante.
 
Também achei interessente o comentário do anônimo anterior. Mostra que há um histórico de problemas com este grupo.
Não fosse um grupo que glamurizasse a violência, nada disso teria acontecido. A expectativa da música incitou os presentes a provocarem a polícia como nas letras. Por que subiram em bancas de jornais? Para provocar a polícia, a antagonista nas letras dos raps.
Fosse um show de samba, rock, soul etc. não haveria nenhum incidente.
Foi falta de habilidade da prefeitura.
Mas a ação da polícia foi lamentável, deveria ser pontual e não geral.
 
"situações isoladas, envolvendo algumas dezenas de pessoas"


Decida-se, eram situações isoladas ou envolviam algumas DEZENAS de pessoas?

Porque uma situação que envolve dezenas de pessoas é o caos! Não tem nada de isolado!
 
rap...pra mim não presta ! pra mim é musica de bandido pra bandido ouvir...e se assanha a sanha da policia é porque é extremamente agressiva !

não curto e tenho medo de ver o povo que vai a shows de rap, todos de calças mostrando a cueca, com cara de bandido, te olhando feio, de gorro na cabeça...
 
Não presenciei nenhuma situação isolada, mas todo mundo (inclusive a mídia de massa) mostrou e falou em meia-dúzia de pessoas.

Dos relatos que ouvi e li, nenhum fala sobre situações com mais de 10 pessoas.

A polícia, através do pânico e da revolta causados, foi co-responsável por mais qubradeira do que aquela provocada pelas 11 pessoas detidas (apenas 11 no meio de 20 ou 30 mil).

Qual é o papel da polícia? Retirar os maus elementos da sociedade ou de uma platéia ou dispersar uma multidão pacífica com bombas, balas, carros, tiros, cassetadas e xingamentos?

São os rappers que são agressivos?

Que fossem 30 "vândalos" (o que não aconteceu) será que a única forma de "lidar com a situação" era avançar contra 20 ou 30 mil que não estavam dispostos a nenhum tipo de violência?
 
Excelente reportagem! Mostra para estes "fascistas amadores" que as coisas não são como parecem na tv,folha,estado (alguns deles comentando neste blog).

Eu estive em muitos jogos de futebol e em algumas passeatas. Sempre que houve problema foi a mesma coisa. Alguns - geralmente menos que 10 - estão fazendo alguns atos imprórprios. Os policiais chegam jogando bomba e dando borrachada pra todo lado. Aí as coisas se acalmam um pouco. Acabou? Nada! Só estão esperando o choque chegar para porrada rolar de verdade. A tropa de choque não vem em vão!

Na segunda, quando li no estadão que depois de uma confusão inicial as coisas tinham acalmado e depois começou tudo de novo mais pior, já imaginava o que tinha acontecido.

A palavra mágica é "baderna". Esta palavra é a chave que permite qualquer tipo de reação da polícia. Depois da surra vêm os fascistas amadores de plantão elogiando a ação contra a "baderna".

Qual o problema? Preconceito e racismo dos oficiais e sadismo de muitos soldados - sou da choque e dou porrada, algo do tipo. A estratégia é a mesma utilizada no regime militar. O problema não são os poucos vândalos e sim a manifestação.

Quando o negócio envolve os Racionais, aí é coisa de honra da PM.

A atitude correta da polícia seria isolar os que estão causando problemas com alguns PMs. Ou este pessoal iria embora ou eles seriam presos se estivessem fazendo algo. O que eles fazem? Jogam bombas no meio da multidão causando correria. Começou a correria não tem outro resultado que não seja quebradeira. As bombas não são nem um pouco precisas, acertam qualquer lugar num raio grande.

Um absurdo!
 
eu estava lá desde cedo e pra mim foi bem claro: a gambezada estava decidida a impedir a apresentação do grupo. a força policial decidiu que as pessoas não deveriam se sujeitar ao espetáculo que escolheram. foi censura. o despreparo dos hómi, a meu ver, é uma máscara. eles estavam sim preparados e foram eficientes em sua missão. agora, quem enxerga glamurização da violência no rap... eu só lamento. sem querer ofender, mas a sensilbildade de vocês não é lá essas coisas... ou talvez seja mais fácil enxergar poesia em um cara de olhos claros, tipo o chico buarque. achei legal o depoimento sobre o show antigo dos racionais feito por um anônimo, só que eu não acredito em anônimos na internet. e já vi muitos shows deles sem problema nenhum. talvez o probelam seja que, apesar de grandes artistas, eles só (cont)
 
(cont) aparecem na mídia quando acontecem coisas ruins em seus shows. taí o papa, todo mundo super cristão e cheio da moral. mas é só ter uma chance e fulaninho sai macaqueando a velha máxima do "esses neguim tem que saber o lugar deles"... todo mundo pode ser artista, colar adesivinho nas ruas do centro expandido, fazer piadas polêmicas - todo mundo pode ter sua opinião bem radicalzinha, moderninha. mas eles serão (cont)
 
(cont) sempre cobrados, não tem o direito de fazerem as próprias escolhas artísticas. é esse povo que acredita que é casa grande, e que eles serão sempre a senzala. eu não me visto como rapper. não tenho cara de periférico. nunca tive nenhum problema em nenhum show de rap. "tem que saber curtir, tem que saber lidar". e não to aqui pra tentar convencer ninguém de nada. o luddista já disse muito, e eu só agradeço pelo culhão.
 
Bom, para a prefeitura, a culpa da "baderna" é dos Racionais. Veja: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u135240.shtml

Que absurdo! Se rolasse um atentado contra o papa Bento é bem capaz que o grupo do Capão Redondo pagasse o pato!

Pobre e preto; bode expiatório da nação tupiniquim!
 
Porcos fardados. Só prestam mesmo pra dar borrchada em preto-pobre e enquadrar maconheiro.
 
"Porcos Fardas"
É exatamente por isso que o Brasil é essa baderna.Se fumar maconha é uma ato ilícito, previsto em nosso codigo penal, é dever de um policial "enquadrar" a pessoa que pratica o ato.O mesmo acontece por todos os outros crimes descritos em nossos codigos Penal e Civil.
Chamar os policiais militares de porcos fardados é lamentável.
Um amigo meu pensava como você exatamente igual, o seu discurso era o mesmo.Ano passado ele teve sua casa invadida na madrugada, por 3 rapazes "bonzinhos", ele junto com a família foi levado para um dos banheiros da sua residencia,por sorte onde sua mãe deixava o seu celular carregando.Em um dos quartos sua irmã de 4 anos dormia,imagina a aflição e agônia desta familia.
Ele então, vendo o celular ligou para os "Porcos fardados", que entendendo a situação e se passaram por tecnicos da eletropaulo para tentar "salvar" aquela famíla.Conseguiram espantar os "rapazes bonzinhos", libertou a familia e a Ju uma criança de 4 anos que berrava em seu quarto chamando sua mãe que estava trancafiada no banheiro.Os "rapazes bonzinhos" foram presos e meu amigo quando chegou no quarto viu um policial militar com sua irma no colo segurando uma boneca tentando acalma-la.
Não é preciso dizer que ele nunca mais utilizou a expressão "porcos fardados".
Como esta história poderia citar uma duzia de outras, e tambem poderia citar uma duzia que desmostrasse uma polícia totalmente corrompida e desonesta.
O fato é não podemos generalizar um grupo por atitudes isoladas.Como muito falaram aqui.


Durruti disse:
"A atitude correta da polícia seria isolar os que estão causando problemas com alguns PMs. Ou este pessoal iria embora ou eles seriam presos se estivessem fazendo algo."

Desculpe mas essa história me parece uma história de "faz de contas",se isso acontecesse e os policiais como vc disse isolasse um grupo de pessoas , eles provavelmente iriam ser massacrados por milhares de pessoas,não existe esta situação, adoraria que pudesse ser assim mas não ha possibilidade,aquilo virou baderna.Eu estava ali e pude ver nãoli em nenhum jornal ou pela TV.Não foram grupos isolados não.A políca perante aquela multidão estava em um pra trezentos no minimo.E nao dava para disernir quem estava atirando coisas nos policiais e quem não estava.Estava do lado onde aconteceu o tumulto e a unica coisa que ouvi de um policial foi"-Melhor voce sair daqui pois eles estao atirando coisas."
Não recebi balas de borracha, nem chingamentos,palhaçada achar que aqueles vandalos nao mereciam ser contidos pela PM.
Pude assistir vários shows, estava tudo tranquilo, inacreditavelmente tranquilo, ate que foi se aproxímando o horario do show dos Racionais, o publico que chegava nao estava ali so para assistir a banda.
Acho que o pessoal dos Racionais tem um talento para musica e para poesia , acho triste eles utilizarem esse talento como utiliza.Sei que se voce vive em um ambiente violento provavelmente vai escrever sobre violencia, mas dai voce fazer apologias a ela, enaltece-la é algo na minha opinião lamentavel.O protesto deles seria muito mais funcional se fosse passado de uma forma mais pacifica.

Peace
Ma
 
Parabens, Marcela, esse é O texto...

Quando a policia ataca é "porcor fardado", quando te defende é herói.

Quem não quer problemas com a policia, que não arraje encrenca com a policia.
 
Marcela, me desculpe mas você me parece inocente. Se as milhares de pessoas que estavam lá estivessem quisessem confusão 50 porcos não daria conta a não ser que utilizassem artilharia e metralhadoras. O fato é que apenas 10 pessoas (ou algo assim) estavam de fato procurando confusão. Elas estavam perto de muitas outras pessoas. Ao atirar bombas, que não tem precisão melhor que 10-20m eles acertam qualquer um menos os que estão procurando confusão pois estes estão preparados! Quando começa a correria, perde-se controle de tudo. Quando eles te avisaram já tinha tudo começado. Um monte de gente que não ía fazer nada já tinha sido agredida vão começar a quebrar também. Pode não ser certo mas é compreensível.

Neste caso eu não estava mas pelos depoimentos publicados aqui neste blog posso ver que o padrão é o mesmo que já vi em muitos outros lugares. Vou citar 3 casos, dois dos quais foram exaustivamente cobertos pela mídia.

1) Corinthians X River Plate no Pacaembú. Todo mundo viu isso na TV e aceitou a versão "oficial". Eu estava lá perto de onde começou a confusão. Uns 20 imbecis tentaram derrubar o alambrado perto da entrada principal. O que os teus competentes PMs fizeram? Jogaram bomba. Não nos que estavam tentando derrubar o almbrado mas sim no meio da arquibancada (perto de mim). Quando começou o barulho, todo mundo ficou sentado quieto esperando até as bombas começarem a cair no meio das pessoas. Para quem não conhece, aquele lugar não é onde fica a gaviões da fiel. É um lugar geralmente "barra leve". Estando perto do portão principal, todo mundo desceu correndo aí teve gente que se machucou, crianças perdidas, etc. Agora, porque a polícia não jogou bomba em quem estava tentando invadir o campo? Porque do outro lado do alambrado, a meio metro estavam os policiais. Nem tem como jogar bomba tão perto! Mas não tem problema, os imbecis/incompetentes/sádicos foram condecorados no palácio dos bandeirantes.

2) Final da libertadores de 2005, quebra-quebra na Paulista. Os bambis "violentos" acabaram com a festa! Eu presenciei algo do que ocorreu mas a primeira fase não, mas amigos próximos estavam lá. Os bambis queriam comemorar o título e a polícia começou a dificultar o acesso. Aí começa o bate-boca, alguém faz algo e começa a confusão. Depois de um tempo os bambis dispersaram e a coisa acalmou. Aí começa a parte 2 que eu presenciei. Os porcos chamaram a choque. E esta não perde viagem. Os bambis estavam indo embora e o os porcos começaram a perseguir, encurralar e pressionar o pessoal. Aí eles reagiram e quebraram tudo que viram pela frente.
Novamemente os PMs são os heróis. Agora se na fase 2 eles não tivessem feito nada, todo mundo teria ido embora.

3) Há um (ou 2?) ano atrás, manifestação contra guerra em frente ao BankBoston na Paulista. A molecada estava gritando palavras de ordem contra os estadunidenses e derrepente começa a chover bombas e começa a correria. Eu estava do lado. Não vi nenhuma pessoa jogar nem um papel contra o BankBoston ou nos gambés. Olha que ali é um lugar amplo e não tinha muita gente e é fácil de ver tudo.

Marcela me desculpe mas usando a palavra "baderna" você perde qualquer tipo de legitimidade. O que quer dizer isso? Se você dizer que os caras jogaram pedras, quebraram algo, etc tudo bem mas "baderna"? Você está brincando.

E esta história de assalto a casa do seu amigo? Este é um dos piores argumentos que eu já ouvi. Como diria um fanático por Star Wars, "Apenas um Sith trata tudo de maneira absoluta". Se os caras fossem mal educados nesta situação, para que o estado gastaria uma fortuna com esta instituição? Na situação do teu amigo eu também chamaria a PM.

Não vou discutir a competência ou honestidade da polícia no Brasil mas quando se trata de eventos envolvendo negros/pobres contestadores ou pessoal de esquerda, eles batem primeiro e perguntam depois. Os jornalões vão publicar os boletins de RP da PM e fascistas amadores vão aplaudí-los e justificar o injustificável.
 
Ok!
Aceito a sua opinião, temos pontos de vistas diferentes mas, vejo que ambos desejam a mesma coisa.

bjs
 
Virada Cultural...
Quem disse que Racionais MCs é cultural?
O que Racionais agregam a cultura Brasileira?
Uma música que mostra como se assalta um banco...
Outra sobre como é a vida na cadeia...
Ou Hoje eu sou ladrão, artigo 157,
As cachorra me amam,
Os playboy se derretem,

Se dizem a voz da periferia, mas o que fazem pela periferia?
Total inversão de valores...
Esta é a nossa sociedade...
Onde Puta e Ladrão tem mais valor que o cidadão de bem...
 
Ma

Fumar não é ilegal. Traficar é que é. E esse é o ponto. Os traficatnes, os chefões, estão tranqüilos e a salvo em suas enormes mansões, com a polícia na mão (dinheiro compra tudo). Quem é o problema? O cara que planta um vaso de cannabis em casa e fuma de vez em quando ou o negociante de drogas? Não vou nem entrar na discussão legalização/proibição (tráfico só existe porque é ilegal - tente proibir o alcool pra ver o que acontece).

E os amigões do congresso? Roubam, não trabalham, acobertam o crime (crime de verdade, não ladrão de galinha), deitam e rolam com o NOSSO dinheiro, e quantos vão presos?

Quanto ao termo "porcos fardados", dá licença, mas na minha opinião esse negócio de politicamente correto é uma burocracia semântica estúpida.
 
Postar um comentário

<< Home