terça-feira, maio 15, 2007

Carro: o grande vilão do ar


(ilustração: Frederico Oliva e Hugo Oliveira)

Em setembro de 2004 uma reportagem da Folha de S.Paulo destacava: "O inverno de 2004 ainda nem acabou e, em relação aos últimos cinco anos, já é o campeão em registro de má qualidade do ar na Grande São Paulo."

Nesta terça-feira (15) foi anunciado que o inverno de 2006 superou o de 2004 e entrou para a história como o mais poluído nos últimos 10 anos.

A fonte é o relatório de qualidade do ar no Estado de São Paulo, feito pela CETESB e que pode ser baixado aqui.

Os veículos motorizados são os grandes responsáveis pela poluição na cidade.

Em 2006, carros, motos, ônibus e caminhões emitiram 97% de todo o monóxido de carbono, 97% dos hidrocarbonetos e 96% dos óxidos de nitrogênio e 40% de material particulado presente no ar que o paulistano respira.

Ao contrário do que sugere a fumaça preta do ônibus, o principal responsável pela poluição em São Paulo continua sendo o automóvel particular (veja a tabela abaixo).

Não precisa ser cientista para desconfiar que os quase seis milhões de carros poluem muito mais e são muito menos úteis do que os 430 mil veículos a diesel (caminhões ou ônibus) ou as 870 mil motos (que, em boa parte, existem para suprir a imobilidade da sociedade do automóvel).


(relatório de qualidade do ar no Estado de SP - CETESB)

clique na imagem para ampliar a tabela
ou faça o download do relatório

voltar ao topo

Comments:
mt massa
 
Como a imagem já diz, CARRO =  arr  + C  O2
 
CARA!!! �� preciso denunciar! Querem destruir a pracinha do Batel, em Curitiba!!! Para que? Adivinha: "desafogar" o tr��nsito! A pra��a �� essa aqui ��: http://1.bp.blogspot.com/_tW83KoQCqyE/Rk1LFuKbD_I/AAAAAAAACIg/i4pu8fNJ3Xg/s1600-h/55.gif

http://bp1.blogger.com/_tW83KoQCqyE/Rkw5gOKbD2I/AAAAAAAACHY/PvWKJ7CY_po/s1600-h/batel.gif

http://1.bp.blogspot.com/_tW83KoQCqyE/RkuotOKbDYI/AAAAAAAACDg/aJ-wW4P5i2k/s1600-h/Pra����a.gif

(fotos retiradas do blog do Solda - http://cartunistasolda.blogspot.com/)
 
Postar um comentário

<< Home