quinta-feira, abril 12, 2007

Público e privado


intervenção realizada durante oficina promovida pelo coletivo Política do Impossível

A Praça Roosevelt possui um grande estacionamento em seu subsolo. Na tarde desta quarta-feira, participantes de uma oficina promovida pelo coletivo Política do Impossível decidiram questionar o uso privado de um espaço público, instalando lambes na entrada do estacionamento e na porta de um supermercado, que também ocupa uma grande área da praça.

Segundo funcionários do estabelecimento, o uso do espaço público para fins privados funciona em regime de concessão: a prefeitura fica com 70% do valor arrecadado e os donos do estacionamento ficam com 30%.

30% também é a quantidade de paulistanos que possuem automóvel, ou seja, a minoria. A utilização de espaço público para o estacionamento de propriedades privadas seria aceitável se trouxesse algum benefício ao entorno, mas essa não é a realidade. Além da imensa garagem, todas as ruas ao redor da Praça Roosevelt (exceto a avenida da Consolação) também têm estacionamento permitido.

A construção de garagens subterrâneas em diversos pontos da capital vem sendo discutida pela administração municipal. Os alvos divulgados são o centro, a Praça Charles Miller e o Parque do Ibirapuera.

Se os milhares de reais gastos para acomodar as propriedades privadas da minoria forem acompanhados pela restrição de estacionamento em espaço público, uma salva de palmas. Se as novas garagens servirem apenas para aumentar a oferta de estacionamento (como na Praça Roosevelt), teremos a repetição da triste política de valorização do transporte individual motorizado, que resulta em calçadas estreitas, falta de áreas de convivência, estímulo ao individualismo e degradação ambiental.


cada carro em São Paulo transporta, em média, 1,2 pessoa

voltar ao topo

Comments:
Dizem que após a 'reforma' da praça Roosevelt, para a construção do Minhocão(Elevado Costa e Silva), questionaram o Maluf, aliás o único a considerar viadutos 'obras de arte', sobre a falta de verde, que existia antes, no local. O que ele fez? PINTOU parte dela de verde.

"Quando o sábio aponta para o céu, o imbecil olha o dedo" frase pichada no maio de 68
 
Postar um comentário

<< Home