quarta-feira, abril 25, 2007

Totens e altares


(reprodução: carta capital)

Grata surpresa foi encontrar a matéria "O totem do capital" na edição desta semana da revista Carta Capital. A foto que abre o texto poderia ser complementada com a legenda: "pontes, túneis e viadutos são estruturas caríssimas que servem para ligar um congestionamento ao outro, esvaziam espaços humanos e consomem recursos de todas as ordens. Costumam gerar a ilusão de velocidade, que se transforma na angústia cotidiana do trânsito".


(reprodução: carta capital)

Vale a pena ler a matéria inteira, que começa com o seguinte parágrafo "Assim como os antigos sacrificavam colheitas, gado e até os filhos a ídolos e ícones aos quais seus sacerdotes atribuíam poderes imensos e uma profundidade insondável, a humanidade da era industrial sacrifica tempo, espaço, riquezas naturais e, às vezes, as próprias vidas a essas máquinas às quais os publicitários atribuem virtudes igualmente mágicas. Até as guerras empalidecem ante as estatísticas do trânsito, sem que isso inspire tanto horror quanto seria de esperar. Trata-se de sacrifícios humanos socialmente aceitos."

voltar ao topo

Comments:
Eu realmente não entendo como as pessoas têm tanto, mas TANTO medo de andar na rua à noite ou de voar em aviões e dirigem seus carros tranqulamente todo dia.... Eu, pessoalmente, me borro toda vez que estou enclausurado numa dessas caixinhas de metal ambulantes.
 
Postar um comentário

<< Home