quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Sistema cicloviário: agora é lei em São Paulo


(arte sobre arte de pedalero e Nathan)

O prefeito Gilberto Kassab sancionou ontem (06) o projeto de lei 599-05, que havia sido aprovado pela Câmara Municipal no final de 2006, criando o Sistema Cicloviário municipal.

A lei 14.266 prevê a criação de estruturas para deslocamento (ciclovias, ciclofaixas, rotas operacionais e faixas compartilhadas) e estacionamento (bicicletários e paraciclos) de bicicletas.

Segundo o texto, publicado hoje no Diário Oficial, a consolidação do Sistema Cicloviário cabe ao Executivo Municipal. Desde maio de 2006 existe um Grupo Executivo chamado Pró-Ciclista, que congrega técnicos e representantes dos vários órgãos municipais para desenvolver e implantar de melhorias cicloviárias na capital.

O Pró-Ciclista, capitaneado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, já desenvolveu algumas ações neste sentido. Em 2006 foram investidos R$700 mil em projetos e obras na capital.

Os tão esperados paraciclos devem começar a ser instalados em breve. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente já realizou licitação e deverá entregar os primeiros 1000 equipamentos no prazo de 30 dias. Os primeiros paraciclos serão instalados nos parques municipais e em locais indicados pelas subprefeituras, CET, Secretaria de Esportes e outros órgãos.

A outra obra realizada a partir das indicações do Pró-Ciclista foi a sinalização da Ciclovia da Estrada da Colônia (com 2,15km de extensão).

Segundo o Pró-Ciclista, estão em andamento na cidade outros projetos e estudos para melhorar os deslocamentos por bicicleta:

- conclusão dos estudos para ciclovias ligando o centro de Parelheiros aos centros de Colônia e Embura (no extremo sul da capital), com extensão de 5,35km;

- licitação (em andamento) para a instalação de bicicletário com 300 vagas junto ao Terminal Parelheiros;

- previsão de início das obras de extensão em 2,2km da Ciclovia da Estrada de Colônia em 2007;

- continuidade ao projeto iniciado em 2006 para aimplantação de ciclovia ou ciclofaixa na Avenida Inajar de Souza, que terá 6,3km de extensão;

- início do projeto de implantação de 3km de ciclovia ao longo do Córrego Itaim, no bairro do Itaim Paulista, permitindo conexão com a estação da CPTM. O Pró-Ciclista deve elaborar e implantar o projeto ainda em 2007.

- estudos para melhoramento cicloviário nos bairros do Morumbi, Vila Sônia, Previdência e Cidade Universitária. Os estudos, realizados em parceria pela CET e pelo ITDP, foram iniciados em novembro de 2006 e serão concluídos em 90 dias. A obra será realizada pela Prefeitura.

- projeto de sinalização para tráfego compartilhado, ciclovia ou ciclofaixa em Ermelino Matarazzo a ser elaborado ainda em 2007.

[lei 14.266 no disco virtual]

[notícia no site da Prefeitura]

voltar ao topo

Comments:
Ah muleke,
Será que agora vai? ow o homem vai perder a cabeça dinovo?? (brincadeira).
Mais uma excelente noticia pra nossa galera...
Agora é esperar o metro nos reservar espaços para magrela...
Eita ano bom demais "so".
 
Poxa vida, espero que venham estas e muitas outras, principalmente nos arredores do Butantã, onde moro. Espero que as estações da CPTM, tais como as da Marginal, tb acolham bicicletários e vagões específicos para as bikes. A USP tb deveria construir um bicicletário dentro de seu Campus próximo a todos os prédios e construir umas ciclovias lá dentro, para estimular os alunos a irem entre um prédio e outro de bike. Perto do portão que sai para a Estação Cidade Universitária funciona um pára-ciclo "gambiarra" perto da guarita, indico para que seja fotografada para a seção. Abs a todos!!
 
Alguém sabe onde me informo e posso encaminhar sugestões ao Grupo Pró-Ciclista?
Abs
 
Postar um comentário

<< Home