quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Globalização motorizada


(foto: Pezee - movimento de defesa dos pedestres em Atenas)

Desde que surgiu, o automóvel tomou de assalto o planeta. Cidades inteiras foram reconstruídas para abrigar o fluxo e estacionamento das máquinas de transporte privado.

Algumas partes do mundo já perceberam que o uso excessivo do automóvel é um dos mais graves problemas urbanos da atualidade.

Em outras cidades, construir viadutos e estacionamentos e subsidiar a fabricação de carros ainda representam sinais de "desenvolvimento" e "progresso".

Nestas comunidades, punir quem estaciona em cima da calçada é uma afronta que deve ser evitada. Pega mal punir "bacana".

Em São Paulo (e talvez na Grécia) os agentes de trânsito têm como procedimento padrão solicitar a retirada do veículo estacionado em calçadas antes de aplicar a multa. Algo como um policial solicitar que o ladrão pego em flagrante devolva a carteira roubada para, em seguida, liberar o criminoso com um tapinha nas costas.

Ao ouvir o argumento acima, um agente da CET respondeu: "mas o ladrão está roubando uma propriedade privada". E o motorista infrator, não está roubando espaço público?

Uma das características do subdesenvolvimento capitalista é acreditar que público é aquilo que não pertence a ninguém ou, no máximo, àqueles que não podem comprar a tão sagrada propriedade privada.

[calçadas de Atenas]

[calçadas de São Paulo]

voltar ao topo

Comments:
Estou pensando em fazer uns adesivos do tipo "Não respeito pedestre: estaciono na calçada" para colar nos carros desses safados.
 
Boa idéia, Gunnar!

Eu às vezes, principalmente quando o espaço aperta, viro o espelho do motorista para dentro (ou fora) de modo que o dono veja que alguém andou mexendo no seu "querido" carrinho...
 
Passar sobre o carro tem alguma implicação legal? Vou preso se andar em cima do carro, sem danificá-lo?
 
Gunnar, baita idéia. Se fizer o adesivo, mande pra gente.

Sergio, faço exatamente a mesma coisa nestas situações: Uma viradinha no espelho do motorista.

Fabio, nenhuma implicação legal em pisar em carros em cima da calçada. Mas certamente tem implicação cultural: o carro é sagrado e se você pegar um motorista esquentadinho, pode ter problemas.
 
Postar um comentário

<< Home