quarta-feira, janeiro 17, 2007

A moda e o século XXI



Fora de moda é cada carro com um paulistano dentro, atrapalhando ônibus, ciclistas, pedestres e até quem realmente precisa usar o carro.

Fora de moda é morar no "centro expandido" e não utilizar o transporte público.

Fora de moda é não ter Bilhete Único.

Fora de moda é tornar-se dependente do automóvel aos 18 anos de idade.

Fora de moda é ir até a padaria de carro.

Fora de moda é não caminhar no espaço público e passar horas na academia fazendo esteira.

Fora de moda é buzinar à toa.

Fora de moda é não usar seta.

Fora de moda é ultrapassar pelo acostamento, estacionar na calçada, em faixas de pedestre ou pontos de ônibus.

Fora de moda é não dar preferência a pedestres e ciclistas.

O ano começou em São Paulo, a foto acima foi tirada na tarde de ontem. Mesmo com as férias de universitários, professores, mães e pais que levam filhos em escolas particulares, as ruas já estão entupidas de veículos de 2 toneladas com 1,2 pessoa dentro.


desfile da grife Mariazinha na Semana de Moda do Rio
foto: Marcio Madeira / publicada no blogue da Transporte Ativo


A batalha pela sustentabilidade é uma batalha ganha, não é preciso ser adepto da "responsabilidade ambiental" ou acreditar que as grandes corporações estão preocupadíssimas com a situação e que irão, por livre e espontânea vontade, resolver o problema criando carros que voam movidos a água.

Se houver planeta Terra daqui a 50 anos, poderemos contar a história desta batalha. Se a tirania do automóvel e do consumo descartável e predatório prevalecer, não será preciso contar nenhuma história, afinal as pedras e as baratas não se interessam muito por ciências humanas.

2007 é o ano da bicicleta. Não porque as montadoras pretendem reduzir a venda de carros, mas porque até um marciano percebe que a prioridade exclusiva ao transporte motorizado individual é absolutamente insustentável.

Resta saber apenas se substituiremos uma alternativa individual por outra, ou se construiremos uma sociedade onde a locomoção de pessoas será um direito muito acima da escolha particular de usar um automóvel. Transporte coletivo de qualidade, aliado às alternativas não-motorizadas (bicicletas e pernas) constituem o único caminho possível para que possamos contar a História do século XXI aos nossos netos.


voltar ao topo

Comments:
muito bom luddista!!
 
É caro colega, ta chegando o momento que nem os motoqueiros (onde eu me situo) conseguem andar nessa cidade (SP), uma pena que a empresa onde trabalho pleiteia e promove esse modelo ridículo de isolamento e status.... Só de perguntar ao diretor, sobre a possibilidade de usar a bicicleta como meio de transporte, vc já pode imaginar a resposta...
 
Mais uma vez um texto bem escrito em que sobra bom senso.
A realidade da primeira foto berra todo dia que algo está errado.
Tanto tempo preso no carro para pensar na vida e o rebanho não questiona o porque de tanto trânsito?

Ir à padaria de carro é o cúmulo. Não pode andar 3 quadras?!? E ainda precisa estacionar sobre a faixa ou calçada?!?
 
e tinha uma pessoa dentro de cada carro do desfile, acho que lendo jornal (não tenho certeza). e no fim a última modelo andava por cima dos carros todos!
 
Postar um comentário

<< Home