sábado, janeiro 20, 2007

Bicicletas contra a violência



Na última sexta-feira (19) aconteceu um ato de repúdio à violência policial praticada contra moradores em situação de rua e demais populações em situação de risco no centro de São Paulo. As denúncias de violações de direitos humanos não são raras, mas o estopim foi a violência praticada pela Guarda Civil Metropolitana durante o Natal Solidário de 2006.

Juntos, moradores de rua, catadores de material reciclável, camelôs, mulheres e crianças em situação de risco reivindicavam o fim das arbitrariedades e a consolidação de políticas públicas sérias e efetivas que dêem conta destes cidadãos.



Durante o ato, a Polícia Militar destacou homens de bicicleta para acompanhar a caminhada. A utilização destes veículos certamente diminui o atrito que pode haver entre polícia e manifestantes, mostrando que é possível combater a violência de forma não-violenta. O ato transcorreu sem nenhum incidente.

Na imagem acima, dois veículos não poluentes que têm o direito de circular nas ruas como qualquer outro: a carroça e a bicicleta.



Agressividade gera agressividade. Motos e carros barulhentos tentem a acirrar os ânimos entre manifestantes e polícia. Um policial de bicicleta cumpre muito bem o papel de zelar pela segurança de uma manifestação pacífica.



Dois veículos em um: carroça leva bicicleta...



... enquanto o ciclista ajuda a solucionar um problema com o carro de som.



Em frente à Prefeitura, os manifestantes denunciaram a violência praticada pela GCM durante o Natal Solidário e outras violações dos direitos humanos praticadas pela guarda.



Bicicleta não ocupa espaço. O pelotão sustentável da PM zelou pela integridade dos manifestantes sem poluir o ar nem gastar combustível com motocicletas ou automóveis. Um exemplo de policiamento cidadão que deveria se espalhar pela cidade.



Capoeira, resistência popular em frente à prefeitura.

Fotos e relato no CMI: [1], [2], [3]

[mais fotos - arquivo ZIP]

voltar ao topo

Comments:
Parabéns pela cobertura fotográfica e divulgação do evento a todos os envolvidos.
O nosso novo prefeito, vem mostrando (pelo menos a primeira vista), que esta disposto a colocar a maquina do estado (no caso a município), para pelo menos ouvir as reivindicações da população.
Pela atitude da "GCM", também parece haver uma nova mentalidade na forma de acompanhar e controlar as manifestações (mostrada com a presença de policiais ciclistas), o que pode ser um sinal de uma futura policia cidadã.
Fica aqui nossa torcida para que deixemos de andar para os lados, apenas desviando dos "buracos", que nos aparecem na vida e assim consigamos rumar a um futuro melhor.
 
Ta lindo esse material do ato, parabéns....

to sempre dando uma olhadinha nas coisas por aqui,

bjs

foz
 
Muito bom o relato.

As fotos que estão no CMI, também estão ótimas.

Muito bom os policiais acompanhando tudo de bicicleta.

Agora, aquele inspetor, como óculos de policial rodoviário e chapéu da Marinha tem uma cara, viu. Me lembrou a época da Ditadura, a pode dele!!
 
A Polícia Militar??? Comunitária???
VocÊs pegam um caso isolado que ocorreu, metem o pau na guarda civil, e acham que por isso a PM agora é a melhor polícia do mundo??? Com certeza esse blog é de PM (pau mandado). Conheço Guardas de bicicletas muito melhores que esses da foto. Inclusive com bicicletas muito mais modernas e equipadas. Querem criticar a GCM? Ela já fazia esse policiamento de bicicleta na década de 30. Deixou de fazer em 69 porque o regime militar acabou com tudo. Há! DITADURA É MILITAR viu?
 
Postar um comentário

<< Home