domingo, janeiro 21, 2007

53 anos de destruição automobilística


(reprodução: capa de caderno publicitário em jornal de sábado)

Chevrolet, Ford, Volkswagen, Fiat, Renault, Toyota, BMW, Mercedes, Audi e demais fabricantes de automóveis são os grandes responsáveis pelo "trânsito parado" na cidade. Mas eles não estão satisfeitos, afinal o apetite do automóvel por espaço é insaciável e o lucro é o grande motor das corporações.

Através de seus geniais publicitários, propagandeiam o entupimento das ruas como se este fosse um fator natural (como a chuva), e não a conseqüência de um gigantesco lobby que envolve também especuladores imobiliários, grileiros de terras, empreiteiras e políticos.


Estes grupos são os grandes responsáveis pelo colapso desta cidade ao longo do século XX, por tornar São Paulo uma cidade detestável de se viver, poluída, degradada, espalhada, agressiva e imóvel.



Chegamos ao século XXI em estado de calamidade. Até os 30% possuidores de automóveis começam a perceber que a prioridade absoluta ao automóvel é insustentável.

Em 453 anos de vida desta metrópole, não é exagero afirmar que no último meio-século a cidade destruiu mais a qualidade de vida do que nos outros quatro. Foi na segunda metade do século XX que o bonde desapareceu, que as montadoras se instalaram com gordos subsídios nos arredores da cidade, que as bicicletas foram sufocadas e reduzidas a objetos de lazer, que as calçadas foram destruídas e que a cidade se espalhou através dos condomínios fechados e dos bairros acessíveis apenas para quem possui automóvel.

Na semana do aniversário de São Paulo o :.apocalipse motorizado continua apontando problemas e articulando soluções. Tem a primeira bicicletada do ano, a morte dos calçadões do centro, a lei que cria o sistema cicloviário, a tentativa de criação de um monopólio dos anúncios de mídia exterior e a prostituição das faixas de ônibus.


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Comments:
Caralho, eu já tinha visto anunciando 7 vagas num condomínio e achei absurdo, agora 9 é recorde. Quem diabos tem 9 carros na garagem? Tem que ter uma grana absurda pra sustentar isso, só podre de rico mesmo e colecionador.
 
Não entendi muito bem a parte que fala sobre lobby com grileiros.
 
se 0,1% de nossos cidadãos tivessem um pouco dessa sua lucidez, sensatez e veemência de opinião, não estaríamos nessa situação...

ai, que inveja do povo de Bogotá

¡Saludos!
 
Sabe o que isso (o anúncio fazendo referência ao "trânsito parado") me lembra? Os panfletos de prédios que mostram os novos empreendimentos imobiliários sempre cercados de verde, com uma bela paisagem ao fundo. Quando cada um dos novos prédios elimina um tanto de verde e muito de paisagem... Parece que em volta de um prédio novo tem sempre casinhas do bairro ou um parque, repare. Mas cada vez mais a chance é que tenha um outro prédio. E trocentos mil veículos a mais por quarteirão.
 
Acredito menos na genialidade dos publicitários e mais na burrice da sociedade. O "modelo de desenvolvimento" paulistano é seguido a todo vapor nas cidades do interior do estado: prioridade total para o transporte individual, a idéia de que transporte coletivo é coisa de pobre, construção de condomínios-bunker em áreas afastadas do centro, etc.
 
Eita.. e muita gente durmindo no relento ein...
Penso que 9 vagas... geram mais espaço que a média da maioria das casas da periferia ein... Ta certo que as vagas são no subsolo provavelmente.. mas convenhamos não...
 
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