quinta-feira, janeiro 25, 2007

2007, o ano do transporte público?


faixa de ônibus na avenida Paulista
ou "como sete atrapalham sessenta"


Tudo indica que as bicicletas finalmente serão tratadas como um meio de transporte na São Paulo de 2007. Se as magrelas têm tudo para se tornar uma ótima opção individual para "escapar do trânsito", o transporte coletivo continua sendo visto como o meio de transporte de quem não consegue comprar um carro.

Enquanto a linha 4 do metrô não passa na porta dos moradores dos Jardins e de Higienópolis, fazendo com que os tais "formadores de opinião" passem a usar o transporte público (ainda que de vez em quando), a maior parte da população (principalmente quem mora além do chamado "centro expandido") continua a sofrer com a baixa valorização do sistema de ônibus.

São Paulo precisa de metrô, disso até as pedras sabem. Mas o metrô é caro e lento de ser construído, principalmente porque as obras costumam seguir o calendário eleitoral. Perto das eleições, promessas de linhas e mais linhas. Passada a votação, surgem os problemas, os adiamentos, as mudanças de planos, a "contenção de recursos" ou a amnésia eleitoral.

Um sistema de transporte de massa mais barato e mais rápido de ser construído que o metrô pode ser composto por ônibus em corredores exclusivos, veículos leves sobre pneus (o famigerado Fura-Fila, transformado em "Expresso Tiradentes"), trens pequenos e até bondes.


corredor exclusivo de ônibus

A foto acima é do sitema rápido de ônibus da avenida 9 de Julho. À direita, com piso mais claro, as faixas (teoricamente) exclusivas para os coletivos. A quantidade de motoristas "espertos" que invadiu a faixa para "dar uma escapada" do congestionamento não é pequena. Os quatro ônibus articulados transportam muito mais gente do que todos os carros da foto, ocupando bem menos espaço do que os veículos de duas toneladas com uma pessoa dentro. Duvida?

A fiscalização dos corredores é eletrônica e humana, com câmeras e agentes da CET. Ao longo do corredor, alguns sensores detectam se o veículo é um carro ou um ônibus (provavelmente através da distância entre os eixos ou do peso) e acionam câmeras, seguindo o princípio dos radares de velocidade.

Para alguns motoristas, basta saber onde estão radares fixos e partir para a roleta russa, afinal o "prejuízo" sequer passa perto da proibição do direito a dirigir. Se forem pegos pela fiscalização móvel, pagam as migalhas da multa (isso quando não ficam impunes com placas de outro estado ou mutretas diversas). Segundo porque os agentes da CET e os radares móveis não são tão móveis assim, nem conseguem dar conta de toda a área de caos motorizado na cidade.

Os "espertos" ainda são beneficiados pela lei brasileira, que obriga os órgãos de trânsito a identificar os locais onde existem radares ou câmeras de fiscalização. Se transportássemos este princípio para o direito criminal, seria como afirmar que um cidadão só não pode roubar o outro onde existem placas explícitas dizendo "roubar é crime".


faixa de ônibus na avenida paulista
ou "A preferência é toda minha"

Se nos corredores exclusivos não é possível controlar a fome do automóvel por espaço (para saciar a angústia de seu motorista por velocidade), é nas faixas "preferenciais" que o transporte coletivo perde grande parte de sua qualidade. Como é difícil fiscalizar se o carro saiu de alguma garagem ou vai virar em alguma rua, prevalece o bom e velho jeitinho brasileiro, beneficiado pela sensação de "invisibilidade" do vidro escuro e fechado.

Quem anda de ônibus também é prejudicado pelo carro no horário de lazer. Desde julho do ano passado a Prefeitura permite o trânsito de automóveis particulares nos corredores aos sábados, domingos e feriados. Ou seja, além de contar com frota reduzida de ônibus, os passageiros dos coletivos ainda são obrigados a dividir o espaço com os carros que geralmente transportam apenas uma pessoa dentro.

Diz a notícia oficial que "o objetivo é melhorar a distribuição do fluxo de veículos na cidade (...) quando as faixas exclusivas ficam ociosas por mais tempo". Ou seja, melhorar o trânsito para quem usa carro. E que se dane o cidadão que escolhe ir até a Vila Madalena de ônibus em um sábado à noite pelo corredor da Rebouças, por exemplo.


(imagem: reprodução / sptrans)

A boa novidade fica por conta do novo site da SPTrans, que finalmente oferece uma consulta decente de itinerários e horários de ônibus na capital. Um bom estímulo para deixar o carro em casa de vez em quando.

Quem mora no chamado "centro expandido" já dispõe de um sistema de ônibus razoável, que pode perfeitamente ser utilizado na rotina (ou pelo menos algumas vezes por semana) sem grandes dores de cabeça. Basta um pouco de força de vontade, disposição de ver a cidade com outros olhos e a consciência de que o automóvel não pode ser a única forma de locomoção pretendida por todos os habitantes de uma cidade.


ciclovia e TransMilênio em Bogotá / foto: João Guilherme

mais sobre Bogotá e transporte público no blog da Transporte Ativo

e vale dar uma olhada no Mountain Bike-BH, que também está de olho no assunto

voltar ao topo

Comments:
Excelente blog. Depois de ler o "Apocalipse Motorizado"(o livro) interessei-me pela questão do transporte e acho que uma discussão desta no Rio de Janeiro seria bem oportuna, com os recentes aumentos da passagem...

Pois bem, verei o que faço para me mobilizar.

Abraços.
 
As pessoas nos ônibus deveriam cuspir nos carros que invadem a pista exclusiva atrapalhando o deslocamento da maioria...

Simples assim!
 
E ainda vale lembrar que a lógica tarifária do transpote coletivo em São Paulo aumenta ainda mais a sua inacessibilidade, a exclusão social e tende sempre a um novo aumento que agrava o quadro cada vez mais...
 
O mais hilário, é que quando se fala na construção de qualquer tipo de via exclusiva, se compra uma briga com a parte motorizada da população, olhem só a discussão em SP por causa da Faixa exclusiva de motos na Sumaré "http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?title=na_sumare_sem_sustos&more=1&c=1&tb=1&pb=1".
Não concordo com nenhum tipo de segregação, mas infelizmente, o egoísmo de muitas pessoas, não nos da outra opção que não essa.
 
AMigos, estive em Fortaleza e percebi um grande número de pessoas que utilizam a bicicleta. Também foram construidas algumas ciclovias em algumas avenidas mas não na orla. Um grande problema é o acesso a ciclovia que fica no canteiro central da avenida. Os pontos de acesso não têm semáforos e o ciclista fica algum tempo esperando a "boa vontade" de pararem três faixas da avenida (isso acontece na av washington soares), muitas vezes optando por não utilizar a ciclovia e seguir pelo bordo da avenida.
 
Parabéns pelo seu blog!

Vou ter mais alguns motivos para sair sem carro sempre que for possível.

Felicidades e paz no trânsito!
 
Postar um comentário

<< Home