quinta-feira, dezembro 07, 2006

Vídeos: antes tarde do que nunca


Mobiciclo no Dia Sem Carro de Curitiba

Tem imagens da Bicicletada de Novembro (por Lilx), um vídeo da ação da ONG Mobiciclo (que está de site novo) durante o Dia Sem Carro de Curitiba e, para terminar, um vídeo da Transporte Ativo mostrando a área de lazer se transformando em espaço para máquinas e barulho no final de um domingo.

[Bicicletada de Novembro - SP]

[Bicicletada de Novembro - SP (para download, melhor qualidade)]

[Dia sem Carro - Mobiciclo em Curitiba]

[fim da área de lazer no Rio de Janeiro]


Área de lazer em Ipanema (RJ). Depois das 18h, o espaço vira área de lata.
(foto: Zé Lobo)


voltar ao topo

Comments:
Eu morei em Ipanema quando criança.. acho que nunca reparei que havia tanto carro nas ruas, mas também nessa idade eu não percebia que o contato social exterior era tão valioso.. minha mãe me levava a pé para o colégio que ficava a poucos quarteirões de distância, nessa época ela ainda não sabia dirigir, se fosse hoje ia achar uma tortura ter que andar aquela distância mínima.

Eu lembro que era muito bom na saída do colégio, na volta comprávamos pipoca doce (a do Rio é demais) ou às vezes biscoito Globo e quando estava muito calor era sorvete, passava por uma praça grande pública que sempre tinha crianças brincando, quando era horário de verão minha mãe deixava parar pra jogar bola com outros garotos. Se fosse de carro eu não ia aproveitar essas coisas e não ia ter boas recordações do bairro.

Assistindo a esse vídeo do calçadão acabando no domingo pra virar avenida de carro é triste.. na verdade os carros nem precisam passar por ela pra cruzar a praia, mas passam por que querem apreciar a vista do mar. As pessoas que querem apreciar a natureza naturalmente falando ou fazer exercícios.. que se danem, carro é símbolo da sociedade moderna e precisa do seu (grande) espaço garantido nas praias também.
 
BTW, onde é possível comprar esses "rickshaws" que usaram em Curitiba?
Devíamos implementar nas massas críticas de São Paulo tb, enquanto esperamos pra reunir mais pessoas pra massa, outros podiam dando transporte voluntário para pessoas saindo da Praça do Ciclista até determinado ponto da Paulista e voltando.

Depois, no momento da massa, pegava outros cidadãos que tivessem afim de dar um passeio pela cidade.
 
Esse negócio de transportar pessoas na Paulista é uma boa idéias. Estes dias eu estava pensando que poderia ter um bicytaxi e trabalhar na Paulista, na Faria Lima ou Berrini...Olha só este site de NYC...Apareceu uma reportagem sobre isso no Aventuras com a Renata Falzoni uns três ou quatro programas atrás.

http://www.bicytaxi.com/

Eu acho que faz parte deste movimento incentivarmos as pessoas de formas diferentes...

Abs e boas pedaladas
 
Eu já pensei nisso também, vamo criar frota? haehae
 
Lilx, concordo plenamente que a pipoca doce do RJ é muito boa e os biscoitos Globo também são hehe.

O vídeo do Transporte Ativo foi sensacional, quando vi aquele mar de carros chegando meu deu uma tristeza. Muito ruim aquilo.

Alguém sabe se vai ter bicicletada em dezembro?

Abs
 
Postar um comentário

<< Home