segunda-feira, dezembro 18, 2006

Oficina de bicicletas - celebrando alternativas


(fotos: gira)

No último sábado (16) aconteceu uma oficina de bicicletas no Espaço Impróprio. Além de consertos, ajustes e troca de idéias, o encontro serviu para o início da montagem de um equipamento de som em uma bicicleta de carga.

O modelo Matrix Cargas, comprado por menos de R$100,00, transportou ferramentas, rodas de outra bicicleta, toca-fitas, potências, alto-falantes cabos e muitos quilos de parafernália até o local do encontro.



Para quem está acostumado com "mountain bikes" ou bicicletas urbanas cheias de marchas, penus rápidos e bastante agilidade no trânsito, pedalar uma cargueira exige um pouco de concentração e outro tanto de pernas.

A manhã tranquila de sábado, a pequena distância percorrida, a companhia agradável e o céu ensolarado tornaram a tarefa mais fácil.



Milhares de entregadores circulam diariamente pela cidade a serviço de farmácias, açougues, supermercados, distribuidoras de revistas e outros tantos estabelecimentos comerciais ou serviços. As bicicletas cargueiras ocupam 1/5 do espaço ocupado por um carro de passeio, não poluem, não gastam combustível e ocupam pouco espaço quando estacionadas.

Elas têm o mesmo direito que qualquer outro veículo de circular nas ruas com segurança. Ao avistar uma bicicleta, o condutor de veículo motorizado deve reduzir a velocidade e manter distância segura de ultrapassagem (1,5m).

Mesmo assim alguns motoristas enxergam os entregadores como obstáculos para a passagem de seus carros, tirando "finas" das bicicletas que podem resultar em graves "acidentes". Muitos entregadores (assim como os demais "tipos" de ciclistas) também não respeitam as regras de trânsito, avançando sobre pedestres ou andando na contra-mão.



O trabalho de montagem da bicicleta sonora está só no começo, mas valeu a diversão de comprovar que a bicicleta também é um ótimo veículo para o transporte de carga. Infelizmente o uso excessivo e irresponsável de automóveis torna a missão um tanto arriscada para quem não tem prática.


adesivos trocados durante o dia

Além da oficina de bicicletas, outras atividades ocuparam o Espaço Impróprio naquele sábado. Troca de experiências, montagem de computadores, vídeos, produção de stencils, confraternização e celebração das experiências alternativas à sociedade predatória de consumo.



oficina de stencil





(Latuff nas paredes do Impróprio)

voltar ao topo

Comments:
Thiago

Muito bom! Só não fui no evento pq recebi o e-mail de divulgação encima da hora. abços
 
Não tenho uma cargueira, mas outro dia trouxe do supermercado uma daquelas caixas com 12 litros de leite (isso no bagageiro) além de outras compras dentro da mochila...

Talvez um dia eu tenha uma cargueira para fazer as compras do mês... :)
 
Eu já pensei nisso tb e já decidi. Quando tiver que ir ao supermercado comprarei uma cargueira para transportar as contas. Vale o investimento e é mais um ponto contra a desculpa de que é necessário pelo menos um carro por casa, ao menos para as compras...
Contei isso a algumas pessoas e agora sim acham que fiquei louco. Já eu nunca me senti tão lúcido.
 
Gostei do ponto tocado dos ciclistas irresponsáveis.

Infelizmente tem alguns que sujam o nome da categoria.
 
Postar um comentário

<< Home