quarta-feira, dezembro 20, 2006

Ande de ônibus, vá de bicicleta


(imagem: reprodução / sptrans)

Finalmente duas notícias boas. O site da SPTrans foi remodelado e as consultas a itinerários de ônibus enfim se tornaram algo prático e eficiente. Dá pra consultar percursos com ou sem integração, ver os horários de partida dos ônibus e até a distância a ser percorrida a pé.

Falta só tirar os carros que entopem as ruas, atrapalham os ônibus e contribuem sensivelmente com os atrasos e a degradação do transporte coletivo na capital.


(paraciclo na Câmara - imagem: reprodução / vereadora Soninha)

A outra boa nova vem do Legislativo municipal. Graças ao esforço de alguns vereadores, a Câmara Municipal de São Paulo agora é mais um dos poucos locais a cumprir a lei 13.995, que prevê estacionamento para bicicletas em locais de grande fluxo de pessoas.

Apesar de ter sido aprovada por unanimidade, sancionada pelo ex-prefeito José Serra e ter virado notícia de jornal, a 13.995 ainda não saiu do papel. E, como tantas outras, não deve sair: é considerada insuficiente e equivocada inclusive por funcionários graduados da prefeitura, pois não estabelece punições para quem deixa de cumpri-la.

voltar ao topo

Comments:
Não são os carros que degradam o transporte coletivo de São Paulo. O sistema é degradado por quê é mal-feito. Ônibus é um sistema adequado para lugares com baixa densidade populacional. Para uma cidade como São Paulo, metrô é o mais adequado, ao menos dentro do centro.

Francamente, deveria-se pensar em algo mais produtivo ao invés de se xingar os motoristas. Tipo, pedir para que o Rodoanel e outras obras viárias sejam barradas e que o dinheiro seja usado para o metrô, sei lá.
 
Esse bicicletário que está na foto é um "estragador de bicicletas". Uma infelicidade da engenharia que só é usado e implantado por quem nunca estacionou sua bicicleta. Impossível de prender algo além da roda e ainda por cima serve pra empenar a roda que ficará presa.

Desse tipo, melhor nem ter e deixar a magrela presa ao poste mais próximo.

abs e feliz ano novo.
 
Postar um comentário

<< Home