quarta-feira, novembro 22, 2006

Carro é coisa de homem


reprodução: revista "Topo da Mente / FSP"

A Folha de São Paulo publicou recentemente uma revista especial chamada "Top of Mind". Anglicanismos coloniais à parte, a publicação trazia o resultado de uma pesquisa realizada anualmente para verificar as marcas mais presentes na cabeça dos brasileiros.

Para deliberar o que está no topo da mente dos brasileiros, a pergunta era simples: "quando eu digo refrigerante, qual marca vem à sua cabeça".

Uma das seções da revista se chamava "transporte". Mas Caloi, Metrô, Shimano, Dahon, Mafersa, Busscar, CPTM ou "minhas pernas" não estavam no páreo. Para os publicitários da Folha, transporte se resume a carro, pneu, caminhão e combustível. Até petróleo tem grife.



Carro é coisa de homem. Não precisa ser publicitário ou freqüentador do salão do automóvel para chegar a esta conclusão. O grande falo de quatro rodas dá status e poder, permite matar (ou, resignadamente, buzinar para) os "adversários" na rua. Enfim, traduz o que há de mais estúpido no universo masculino.

Metade das mulheres não se lembrou de nenhuma marca de pneu, caminhão ou combustível. E o topo da mente de 10% delas não está colonizado por nenhuma marca de carro.

Não é à toa que o número de homens mortos no trânsito é muito superior ao de mulheres, em especial se contarmos aqueles que se matam dirigindo de forma irresponsável em altas velocidades.

Pena que uma parcela das mulheres tenha acreditado que "revolução sexual" e "igualdade de gêneros" signifique apenas embarcar no mundo agressivo dos homens para "competir" de igual para igual pelo "sucesso" na vida.


Jornalismo moderno: uma página de texto, uma página de publicidade

voltar ao topo

Comments:
Acho que você não entendeu. Na idade da pedra os homens levavam a muler pelo cabelo enquanto segurava um porrete. Agora leva de carro! Isto demonstra maior poder: antes só a mulher era incomodade agora o cara pode incomodar todo mundo pelos inúmeros kms por onde ele roda. E ainda ajuda a destruir o planeta! É macho pra caramba!
 
O grande falo de quatro rodas foi épico.. :)
 
Uma vez há muito tempo quando uma namorada terminou comigo, um dos "motivos" (como se fosse necessário justificar sentimentos ou a falta deles) foi que eu "não tinha carro, porque era acomodado".
Foi tarde. Mas a maioria das mulheres não é indiferente a essas máquinas, elas não lembram a marca, mas lembram muito bem quem tem ou não tem. E preferem os primeiros. Estou falando claro da minha classe social, classe média baixa, classe C para o IBGE.
Não é difícil encontrar mulheres que declarem sem nenhum constrangimento que jamais saíriam com alguém que não tivesse um carro. É uma pena.
 
Se as mulheres tomassem ojeriza por carros, revertendo a situação, tenho certeza de muitos homens deixariam de dirigir.
 
sobre permitir matar, qd tiver a oportunidade dá uma busca no filme "el cobrador", onde um personagem, dono de uma bela SUV a utiliza como arma de ataque direto e como escudo para seu fetiche assassino http://www.imdb.com/title/tt0462230/

É incrível como os pilotos-machos-peritos experientes do motor são tão bons que se esbofetam sozinhos (e sóbrios). http://www.youtube.com/watch?v=OJuJyOrSeXU
 
Belissimo post, mas acho que o fato delas não lembrarem as marcas não exime as mulheres da brutalidade do transito de hoje em dia, te falo que pelo menos 60% das vezes que sou desrespeitado em cima da bike o motorista é mulher,as mulheres costumam ser mais cautelosas porém muuuito mais mal educadas que os homens no transito.

Não lembrar da marca é desvantagem, vai que ela compra um freio ruim ou um pneu de baixa qualidade?

:-(
 
Só pra completar....

http://www.youtube.com/watch?v=6K38UcAFZGo

hehehehehe
 
É exatamente como os anônimos disseram. Eu namorei uma garota cujo namorado anterior tinha carro. Ela não chegou a terminar comigo por isso, mas não perdia a oportunidade de comentar (jogar na cara) como era bom, ou de sugerir programas que poderíamos fazer "se você tivesse carro".

Também já cansei de presenciar conversas no trabalho e em casas noturnas em que as mulheres não tinham vergonha em demonstrar que um cara sem carro não merece a atenção delas. E não estou falando só das típicas "marias-gasolina" ou de quem só queria uma carona pro motel mais próximo.

E sabe aqueles carros "tunados", com aerofólio tosco, neon azul e etc? Tem mulher que gosta. E muito. E é por isso que os caras fazem.

Então considere quem realmente tem atração por um "falo de quatro rodas" antes de fazer seu próximo comentário equivocadamente generalizado discriminatório.
 
*generalizado e discriminatório.
 
Gente vcs estão 'culpando' as mulheres pelos homens gostarem tanto de carros???
Que loucura isso!!!
Olha eu acho que a responsabilidade disso está na educação...Ja que todo mundo contou um pouquinho de *estória,vou contar uma tbm.
Na minha casa somos quatro irmãos, dois homens e duas mulheres.Eu sou a mais velha e nunca fui incentivada pelo meu pai a aprender a dirigir...enquanto os dois marmanjos desde os dez ou onze anos ja manobravam o carro na garagem...meu pai dizia "Isso é coisa de homem".
Quando eu era adolescente o meu maior sonho era poder sair com o "carro do pai"
Não sei com que tipo de mulher vcs andam,hahahhahahhahhahahha,mas eu nunca namorei ou fiquei com alguém pelo carro.Minha opinião:"tá falatando triagem na hora de escolher namoradas ou ficantes".
 
complementando anônimo e lucas..

Namoro faz mais de 5 anos, nosso objetivo é casar, então esses últimos anos viemos planejando pouco a pouco como seria viver a dois. Pois bem, eu disse a ela que não teria carro, apenas usufruiria de transporte público e usaria na maior parte das vezes a bicicleta. Então ela abriu a boca e disse que tínhamos que ter pelo menos 1 carro na família.. "como nós vamos para uma festa quando estivermos arrumados? - de bicicleta? de busão amssando a roupa?" ela está certa, não dá pra chegar suado na festa, mas não precisamos ter um carro para chegar lá decentemente também, poderíamos pegar um táxi ou uma carona com alguém, não vejo coisa mais natural. Engraçado que ela possui carro que ganhou do pai, tem carta mas não dirige.
Já tentei convencer ela a comprar uma bicicleta para ir para a faculdade, que não é tão longe da casa dela, mas prefere pegar ônibus. Nem mesmo para passear no parque nos fins de semana ela se empolga de andar de bicicleta, o que é uma pena. Pelo menos ela respeita que eu ande de bicicleta para ir estudar/trabalhar.
 
A questão do post foi muito bem colocada e os comentários ajudaram a alavancar ainda mais a discussão sobre o tema.

Também já tive uma namorada que me cobrava um carro (ela dirigia e era o fim da picada pra ela o homem ficar de carona) a minha solução? Terminar com alguém que prefere o carro do que eu. Concordo com a ninki no sentido da sociedade ser voltado para os homens, mas não podemos eximir de culpa todas as mulheres. Existem sim, muitas mulheres que valorizam mais o que o ter do que o ser. Por isso. Lucas e anônimos tem o meu voto de apoio.

Falando um pouco do post, além do Jornalismo ser moderno, ele é irresponsável. Estudo Comunicação e esse novo conceito jornalístico que ganha mais força a cada dia, voltado mais para o lucro do que para informação é tema frequente nas discussões de aula. Infelizmente esta é a realidade, mas ainda bem que outras mídias e pessoas pensam diferente como este blogs e seus companheiros de jornadas!!

Parabéns a todos pela discussão!!
 
comigo é tudo ao contrário, eu tenho carro e o meu namorado não. daí que sempre que saímos de carro sou eu que dirijo e ele fica enjoado e de mau humor. ficou de me arrumar uma bicicleta, mas faz sete meses que ele ta arrumando a bichinha... então eu continuo andando de carro (hehe). mas eu gosto dele mesmo assim.
 
Não sei se a culpa é das mulheres apesar de a maioria delas realmente fazer esta cobrança, agora, se você compra o carro só por causa disso, ta merecendo uma Paty daquelas beeeeeem enjoadas.

Fala sério gosta mais de carro que de homem vai namorar mecanico ou então dono de ferro-velho!!!!
 
Postar um comentário

<< Home