sábado, novembro 04, 2006

Aventura no trânsito?


(reprodução de anúncio no serviço msn messenger)

A maior parte das pessoas que compra carros gigantes costuma circular sozinha dentro deles. Poucos são os que têm necessidade de transportar cargas volumosas e menos ainda são os que utilizam os veículos em terrenos "off-road" ou em longas viagens.

Mesmo assim estes monstros urbanos ganham (ou melhor, desperdiçam) cada vez mais espaço nas ruas e nas mentes dos brasileiros. Poder e status são quesitos importantes, para não dizer fundamentais, na escolha de um veículo para circular na selva agressiva do trânsito.

Geralmente este tipo de carro é vendido como apologia ao espírito de Indiana Jones, uma ilusão de aventura na selva, uma possibilidade de desbravar a natureza e chegar aonde ninguém chegou.

O anúncio acima esclarece um pouco as coisas: "a vida na cidade é uma aventura". Não há pretensão de transportar o futuro consumidor à selva idílica ou ao topo da montanha, é para usar na cidade mesmo.

Aventura no trânsito de São Paulo? Só se for para ciclistas ou pedestres, arriscados a todo tipo de surpresas desagradáveis ou agressões por causa do uso excessivo e estúpido de veículos motorizados. Ou será que o anúncio sugere comportamento irresponsável e agressivo ao motorista urbano?

Todo motorista sabe que não há nada mais entediante do que dirigir um carro na cidade durante boa parte do dia: primeira, segunda, terceira, pisa no freio. Primeira, segunda, pisa no freio. Primeira, pisa no freio, buzina e xinga o motorista à frente. Repita cem vezes, sem olhar para o lado. Que baita aventura!


intervenção contra os monstros urbanos
durante o "Paris Motor Show" (fonte: 4x4 network)


voltar ao topo

Comments:
Nossa, tô virando leitora assídua deste blog. Tenho aversão a toda essa cultura medíocre dessas máquinas e sempre me sinto em casa aqui.

Esse texto tá demais, amei o último parágrafo!

Abraços e força aí pra vocês. Que o bom trabalho continue, porque certamente é muito importante.
 
Ótimo texto. Mas, por favor, faça uma correção: "xinga" e não "chinga"
 
grato marcelo, corrigido.
 
Parabéns você foi muito feliz e inteligente ao retratar a verdadeira aventura humana no dia a dia de uma cidade grande, você fez em São Paulo, mas é valido para todas as grandes Capitais, valeu
 
Postar um comentário

<< Home