terça-feira, outubro 24, 2006

Flores X fumaça



Na foto acima as tradicionais bancas de flores da avenida Dr. Arnaldo... Ou melhor, o "drive-thru" de flores na Dr. Arnaldo.

Apesar da avenida geralmente apresentar trânsito pesado, o estacionamento de consumidores motorizados é permitido no local durante todo o dia.

Pouco antes das bancas há um ponto de ônibus. Depois do embarque e desembarque de passageiros, os coletivos são obrigados a desviar do "drive-thru", complicando ainda mais o fluxo de veículos.

Pedestres circulam espremidos e chegam a ter pouco mais de 30cm de calçada livre nos trechos onde existem postes. Cadeirantes, idosos e deficientes físicos têm o direito de ir e vir cerceado pelo planejamento urbano voltado para o automóvel (como em boa parte da cidade).

De bicicleta ou a pé ainda é possível sentir o aroma das flores, ainda que misturado com a fumaça dos escapamentos.

No espaço ocupado pelo "drive-thru" seria possível construir uma calçada mais larga (pelo menos dentro dos limites mínimos estabelecidos na lei) e ainda sobraria terreno para uma ciclovia.

A avenida ganharia vida, as flores ficariam mais bonitas e a cidade teria um belo ponto de convivência entre as pessoas no lugar ocupado por meia dúzia de carros estacionados.

voltar ao topo

Comments:
menção do seu blog no BlueBus participando do concurso: http://www.bluebus.com.br/show.php?p=1&id=72684
 
Olááá!
Muito legal o blog, parabéns! Tive acesso depois de ver no the bobs!
gostei muito, voltarei mais vezes.

mto bom o post do carro de F1 e o que vc comenta a revista de bicicletas!
grande abraço.
 
Vou te mandar uma matéria que saiu na Vejinha, com as peruas dos Jardins reclamando da reforma para aumentar as calçadas da Oscar Freire... Parece sátira, mas é uma matéria real, com pessoas reais, num mundo de mentira.
 
Estava olhando o Bike Lane Diary e vi uma idéia bem interessante: um imã desses de geladeira pra pregar em carro com motorista energúmeno. Dá até pra tentar atirar em um carro em movimento sem descer da bici (ou, quem sabe, do chão).

O link original é :

http://petermiller.info/webimages/yellowcard.pdf
 
Faltou dizer que um pouco antes do embraque e desembarque de passageiros, perto da entrada do metrô ha um grande espaço onde poderia ser colocada a flori-auto-cultura citada.Inclusive com espaço para a instalação de uma entrada de veiculo, o que deixaria de atrapalhar o transito (?!) no local.
 
Postar um comentário

<< Home