no detalhe, o congestionamento causado para realizar
o exibicionismo privado de estímulo ao comportamento irresponsável
Apesar dos congestionamentos e das perdas econômicas estimadas em R$600 milhões/ano por causa do uso excessivo de veículos, a Prefeitura de São Paulo se prestou ao ridículo papel de fechar ruas e avenidas para um show de exibicionismo privado e de estímulo à direção irresponsável.
Na manhã da última quarta-feira, avenidas importantes da cidade como a 23 de maio foram interditadas ao tráfego para que um carro de fórumla 1 pudesse fazer o seu showzinho promocional.
A CET mobilizou dezenas de agentes e veículos para interditar as ruas, prejudicando a circulação dos cidadãos paulistanos pouco antes das 6 horas da manhã (um dos poucos horários em que não há congestionamentos na capital).
Segundo a lei 14.072 e o decreto 46.942, os organizadores de eventos que interditem as ruas devem comunicar a CET com 45 dias de antecedência e arcar com os custos operacionais do órgão de trânsito.
Na madrugada de sexta-feira (20) foi enviado o e-mail abaixo perguntando se a empresa realizadora do evento cumpriu as leis paulistanas, avisou no prazo estipulado e arcou com os custos operacionais do fechamento das ruas. Até o início da tarde de sábado (21) não havia resposta. As perguntas também foram enviadas ao gabinete do prefeito e através da seção "fale conosco" do site da CET.
Só a capital do automóvel e da estupidez para se prestar a um papel ridículo como esse. É difícil acreditar que outras cidades decentes do mundo mobilizariam recursos públicos interditando avenidas importantes em um dia comum para uma atividade promocional de uma empresa.
Além disso, os critérios para a aprovação do evento são absolutamente duvidosos. O excesso de velocidade é a principal causa de mortes no trânsito brasileiro. Ao permitir que um automóvel de corrida circulasse em um dia de semana pelas ruas comuns a 250km/h, a CET deu um péssimo exemplo para a educação no trânsito. Só no Terceiro Mundo mesmo...
O e-mail abaixo também foi enviado através do site da CET (imagem acima):
To: CET - Imprensa , gabinetedoprefeito@prefeitura.sp.gov.br,
Date: Oct 20, 2006 2:13 AM
Subject: perguntas sobre evento publicitário de Fórmula 1
Bom dia,
meu nome é ******, sou jornalista, ciclista e, antes de tudo, cidadão paulistano.
Li com grande espanto a notícia de que uma empresa privada de "Fórmula 1" realizou um evento publicitário utilizando-se de importantes ruas e avenidas da cidade e que tal evento publicitário contou com apoio logístico e operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego. Diversas ruas foram interditadas para a circulação dos cidadãos em automóveis, motos, bicicletas e no transporte público, incluindo o principal eixo viário da cidade (a avenida 23 de maio).
Ciente da lei número 14.072, que prevê o pagamento dos custos operacionais da CET pelo realizador do evento, e do decreto 46.942, que prevê a comunicação com 45 dias de antecedência para a realização de eventos que interrompam vias de trânsito rápido, pergunto:
1) a empresa pagou os custos operacionais da CET? Se sim, qual foi o valor e, como cidadão e jornalista, onde posso consultar e comprovar este pagamento?
2) a empresa comunicou a CET com 45 dias de antecedência? Se sim, em qual data foi feita a comunicação?
3) O evento foi único no mundo. Nenhum outro país ou cidade havia autorizado a utilização de suas vias para veículos de corrida em dias "normais". Quais foram os critérios que motivaram a CET a autorizar o evento, que permitiu um veículo atingir 250km/h em uma via onde o limite de velocidade é de 80km/h?
Por fim, faço algumas considerações:
Lamento que a Prefeitura desta cidade, através de seu órgão de trânsito, tenha permitido a realização do supracitado evento promocional. Como sabemos, o excesso de velocidade é a principal causa de mortes no trânsito brasileiro e a principal infração cometida em São Paulo. Ao permitir que o estímulo à velocidade aconteça nas ruas da capital (e não em local apropriado, como um autódromo), a Prefeitura está, no meu entendimento, estimulando o comportamento irresponsável e perigoso de nossos motoristas.
No aguardo das respostas,
--
****** ********
Na manhã da última quarta-feira, avenidas importantes da cidade como a 23 de maio foram interditadas ao tráfego para que um carro de fórumla 1 pudesse fazer o seu showzinho promocional.
A CET mobilizou dezenas de agentes e veículos para interditar as ruas, prejudicando a circulação dos cidadãos paulistanos pouco antes das 6 horas da manhã (um dos poucos horários em que não há congestionamentos na capital).
Segundo a lei 14.072 e o decreto 46.942, os organizadores de eventos que interditem as ruas devem comunicar a CET com 45 dias de antecedência e arcar com os custos operacionais do órgão de trânsito.
Na madrugada de sexta-feira (20) foi enviado o e-mail abaixo perguntando se a empresa realizadora do evento cumpriu as leis paulistanas, avisou no prazo estipulado e arcou com os custos operacionais do fechamento das ruas. Até o início da tarde de sábado (21) não havia resposta. As perguntas também foram enviadas ao gabinete do prefeito e através da seção "fale conosco" do site da CET.
Só a capital do automóvel e da estupidez para se prestar a um papel ridículo como esse. É difícil acreditar que outras cidades decentes do mundo mobilizariam recursos públicos interditando avenidas importantes em um dia comum para uma atividade promocional de uma empresa.
Além disso, os critérios para a aprovação do evento são absolutamente duvidosos. O excesso de velocidade é a principal causa de mortes no trânsito brasileiro. Ao permitir que um automóvel de corrida circulasse em um dia de semana pelas ruas comuns a 250km/h, a CET deu um péssimo exemplo para a educação no trânsito. Só no Terceiro Mundo mesmo...
O e-mail abaixo também foi enviado através do site da CET (imagem acima):
Date: Oct 20, 2006 2:13 AM
Subject: perguntas sobre evento publicitário de Fórmula 1
Bom dia,
meu nome é ******, sou jornalista, ciclista e, antes de tudo, cidadão paulistano.
Li com grande espanto a notícia de que uma empresa privada de "Fórmula 1" realizou um evento publicitário utilizando-se de importantes ruas e avenidas da cidade e que tal evento publicitário contou com apoio logístico e operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego. Diversas ruas foram interditadas para a circulação dos cidadãos em automóveis, motos, bicicletas e no transporte público, incluindo o principal eixo viário da cidade (a avenida 23 de maio).
Ciente da lei número 14.072, que prevê o pagamento dos custos operacionais da CET pelo realizador do evento, e do decreto 46.942, que prevê a comunicação com 45 dias de antecedência para a realização de eventos que interrompam vias de trânsito rápido, pergunto:
1) a empresa pagou os custos operacionais da CET? Se sim, qual foi o valor e, como cidadão e jornalista, onde posso consultar e comprovar este pagamento?
2) a empresa comunicou a CET com 45 dias de antecedência? Se sim, em qual data foi feita a comunicação?
3) O evento foi único no mundo. Nenhum outro país ou cidade havia autorizado a utilização de suas vias para veículos de corrida em dias "normais". Quais foram os critérios que motivaram a CET a autorizar o evento, que permitiu um veículo atingir 250km/h em uma via onde o limite de velocidade é de 80km/h?
Por fim, faço algumas considerações:
Lamento que a Prefeitura desta cidade, através de seu órgão de trânsito, tenha permitido a realização do supracitado evento promocional. Como sabemos, o excesso de velocidade é a principal causa de mortes no trânsito brasileiro e a principal infração cometida em São Paulo. Ao permitir que o estímulo à velocidade aconteça nas ruas da capital (e não em local apropriado, como um autódromo), a Prefeitura está, no meu entendimento, estimulando o comportamento irresponsável e perigoso de nossos motoristas.
No aguardo das respostas,
--
****** ********
voltar ao topo
Comments:
<< Home
Isto foi uma vergonha mesmo, mas infelizmente isso não é só feito no Brasil. Quando há corridas tanto da Formula 1 com na Formula Indy, algumas cidades da Europa e dos EUA, também deixam seus carros utilizarem espaço público para mostra o espetáculo fútil da velocidade.
Acho que mais emblemático ainda é o fato de menos de uma semana depois o poder público retirar rapidamente à base de balas de borracha estudantes que bloquearam a Av Sumaré para protestar pela falta de travessia de pedestre no local, que obviamente resultou em mais um atropelamento no local. Não poderiam ser mais claros.
É verdade Inácio, li sobre isso. Impressionante e tudo isso foi motivado por um acidente acontecido na motofaixa que atropleou uma estudante. O cruz falou sobre isso no blog dele http://z004.ig.com.br/ig/22/22/112022/blig/freeride/2006_10.html#post_18663912
Uma vergonha!!
Uma vergonha!!
Luddista, no "+ Vá de bike! + ", comentei a critica ao evento que lá foi feita. Concordo com as suas observações quanto ao incentivo à direção em alta velocidade, transtornos aos cidadãos, e custos operacionais. Gostaria de acrescentar, que o proprío vídeo mostra que a intervenção da CET foi mal feita. Ela se preocupou com os veículos, mas não com os pedestres(que fazem parte do transito). Teve uma hora que um pedestre segurando guarda-chuva atravessou a via poucos segundos antes do bólido de F1.
gostei da noticia no site da redbull eheheh
http://www.redbull.com.br/#page=ArticlePage.1161274110451-1058396828.0
dentro outras pérolas (o texto é praticamente um colar), destaco essa:
"O ronco brutal do motor de mais de 800 cavalos, audível a centenas de metros de distância, surpreendeu motoristas e passantes ao longo de todo o trajeto. "
http://www.redbull.com.br/#page=ArticlePage.1161274110451-1058396828.0
dentro outras pérolas (o texto é praticamente um colar), destaco essa:
"O ronco brutal do motor de mais de 800 cavalos, audível a centenas de metros de distância, surpreendeu motoristas e passantes ao longo de todo o trajeto. "
Novo texto sobre o assunto, aqui:
http://www.sampaist.com/archives/2006/10/25/red_bull_nao_me_deu_asas.php
Estou citando o link aqui por causa da abordagem diferenciada. Enfim, não somos os únicos a discordar dessa ação de marketing.
http://www.sampaist.com/archives/2006/10/25/red_bull_nao_me_deu_asas.php
Estou citando o link aqui por causa da abordagem diferenciada. Enfim, não somos os únicos a discordar dessa ação de marketing.
A CET não te respondeu, né? Como também não respondeu quando eu perguntei alguns meses atrás sobre como poderia consultar o "relatório de mortes no trânsito em 2005", que supostamente foi divulgado à imprensa...
Na segunda feira recebi a resposta abaixo:
-------- Original Message --------
Date: Mon, 23 Oct 2006
From: falecom13
Prezado Senhor
Encaminhamos sua solicitação à área pertinente, por favor, aguarde retorno.
CET
DNP
-----------------
Vamos ver se a "área pertinente" responde e se a empresa cumpriu a lei, pagando os R$37 mil que foram divulgados pela "fonte graduada" e oculta da CET.
Postar um comentário
-------- Original Message --------
Date: Mon, 23 Oct 2006
From: falecom13
Prezado Senhor
Encaminhamos sua solicitação à área pertinente, por favor, aguarde retorno.
CET
DNP
-----------------
Vamos ver se a "área pertinente" responde e se a empresa cumpriu a lei, pagando os R$37 mil que foram divulgados pela "fonte graduada" e oculta da CET.
<< Home