quarta-feira, setembro 20, 2006

Desafio Intermodal em São Paulo


Organizadores e participantes do intermodal em frente à prefeitura
(foto: Willian Cruz)

Este post está em construção.

1) moto (o veículo mais poluente e mais perigoso) - 44'32
2) bicicleta (por ruas tranquilas, 13km) - 48'20
3) bicicleta (por avenidas, 18km) - 52'15
4) ônibus (por corredores exclusivos) - 1h06'00
5) carro (11km) - 1h16'00*
6) trem + metrô - 1h23'50
7) ônibus (sem corredores exclusivos) + metrô - 1h39'23

* depois de algum tempo procurando uma vaga, a motorista decidiu parar em um estacionamento particular e teve que desembolsar mais R$10,00 (além da gasolina consumida).

[artigo no + vá de bike! +]

[artigo no ciclobr]

CLIPPING:
Record - [boa matéria]
G1 (globo.com) - [1], [2]
Estado de S.Paulo [1], [2], [3 (para assinantes)]
Globo.com [1], [2]
Globo [SPTV - 2a edição] (só a matéria, pois ainda houve entrada ao vivo ao final do telejornal)
Folha de S.Paulo [para assinantes], [versão aberta]
Terra [1]
Jornal da Tarde [1]

voltar ao topo

Comments:
tem mais uma aqui:

Bicicleta vence carro na hora do "rush" em SP
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1150201-EI306,00.html

[]s
 
Não sei se em função do trecho escolhido, mas aqui no Rio, o metrô se saiu melhor.
 
Vcs poderiam postar qual foi o itinerário percorrido pela bicicleta nos dois casos: ruas "tranquilas" e avenidas. Sempre que faço um percurso de bike, procuro trafegar pelas ruas com menos movimentos mais, devido as marginais e pontes dos rios, acho que, vez ou outra, somos obrigados a trafegar pelas avenidas, principalmente quem mora fora do centro expandido.
 
ACHEI! A matéria que saiu no SP TV 2a. edição de 21/09!
http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,LPO0-6147-20060921-243668,00.html
( ou http://tinyurl.com/zwlzu )

Por sinal, a matéria ficou ótima!

Danilo, o percurso por grandes avenidas eu fiz seguindo a Aruana e sendo seguidos pela moto da Globo, que filmou algumas das imagens mostradas no link que eu citei aí em cima. Fizemos o seguinte: Berrini, Funchal, Juscelino, República do Líbano até o "empurra-empurra", fizemos a volta no monumento (e nesse momento, por uma enorme coincidência, encontramos a outra participante com os outros dois ciclistas que a seguiam, foi bem legal), seguimos pela Brasil, subimos a Rebouças, descemos a Consolação, Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, Prefeitura. 18km.

O percurso por vias tranquilas foi feito pela Cinthia, acompanhada pelo André Pasqualini e o repórter do G1 Ardilhes Moreira (todos de bike): Berrini, uma das paralelas à Bandeirantes para que pudessem cruzá-la mais para cima, pegaram a R. Ribeirão Claro (acho) até a Hélio Pellegrino, viraram nela à direita e subiram até a República do Líbano, Entraram no Parque do Ibirapuera pela Av. IV Centenário, cruzaram o parque, cruzaram conosco no Monumento às Bandeiras (empurra-empurra), passaram por trás da Assembléia Legislativa, subiram a Abílio Soares direto até a Paulista, cruzaram a ponte sobre a 23 até chegar na Vergueiro e a desceram até a Pça. João Mendes. De lá viraram à esquerda para pegar a R. Riachuelo até o final, saindo quase na 23 de maio e subiram uma ruazinha à direita que já sai do lado da Prefeitura. 13km.
 
Mais:

Site Prólogo (revista VO2):
Bike é mais rápida do que carro na hora do rush
http://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=623&idCanal=8&stCanal=Praticante
ou http://tinyurl.com/r4394
 
Em verdade bicicleta é mais viável que carro até em cidades pequenas. Moro em Salesópolis (Grande São Paulo) 100 Km da capital, uso minha bicicleta para ir trabalhar e levar minha filha na escola, que vai com sua bicicletinha, levo 11 minutos, de carro levo 9 minutos, isso se tiver sorte e encontrar um lugar para estacionar.
Se levar em consideração, a saúde, a econômia (combustível, riscos no carro, roubo), não há muito no que pensar, Ok.
O pior é a mentalidade de que se não tiver carro você não faz parte da sociedade, penso que o pior seja essa mentalidade tacanha.
 
Postar um comentário

<< Home