quinta-feira, agosto 17, 2006

Há 110 anos matando seres humanos

Diz a lenda que no dia 17 de agosto de 1896 acontecia a primeira morte por arma motorizada: um atropelamento.

Bridget Driscoll, de 44 anos, mãe de dois filhos, foi atingida por um veículo em alta velocidade nos jardins de um palácio em Londres. Ela estava a caminho de um espetáculo de dança, junto com a filha adolescente.

110 anos depois, o número de mortes por arma motorizada supera o de algumas guerras. Só na cidade de São Paulo, em 2005, morreram 1505 pessoas, uma média de 4 pessoas por dia, ou seja, um morto a cada 6 horas.

Assim como Bridget, metade das vítimas são pedestres (ah, esses perigosos pedestres).


Paliativo: grades instaladas pela CET para disciplinar a travessia de pedestres.

A CET está instalando grades em diversos pontos da cidade para disciplinar a travessia de pedestres. Pode ser que o número de atropelamentos seja reduzido, mas se o culto à velocidade não for questionado, pouco irá mudar.

Por que os automóveis são fabricados para atingir velocidades de 180km/h se os limites de velocidade não ultrapassam 120km/h? Por que as propagandas de veículos continuam a estimular impunemente a velocidade estúpida e o comportamento individualista e agressivo no trânsito?

Infelizmente a velocidade assassina das máquinas (e de seus estúpidos condutores) goza de ampla tolerância. O presidente Lula até tornou mais brandas as penas para quem excede os limites...

Enquanto isso, preferimos fechar os olhos e chamar as mortes de "acidentes", como se todas as condições prévias para a "fatalidade" não estivessem dadas.

[texto no + vá de bike! + sobre o assunto]

[vídeo "carro mata, use com cuidado"]

voltar ao topo

Comments:
Não só para disciplinar o pedestre, mas também caso ocorram manifestações na Av., os manifestantes fiquem contidos em apenas uma pista não bloqueando por completo o fluxo de carros.

grades=repressão
 
Isso me lembra de umas grades estranhas que foram colocadas dentro do metrô para os usuários passarem através delas mas impedindo que motos possam passar (acho que foi esse o motivo daquelas grades). Os pragmaticos dizem "mas o fato é que funciona!!!" O fato é que parece um curral aquela coisa.
 
Postar um comentário

<< Home