domingo, agosto 13, 2006

Concurso de idéias: Ponte Daslu - Pq. Cidade Jardim


(anúncio encartado há alguns meses no jornal Valor Econômico)

"Perspectiva de vida é morar de frente para o cartão postal da cidade". Será que o casal loiro se refere à fétida e congestionada Marginal Pinheiros ou ao shopping center instalado no jardim do seu palácio?

Esse é o anúncio do Parque Cidade Jardim , o empreendimento imobiliário de mais alto luxo já construído no Brasil. São 17 vagas na garagem do apartamento mais caro, que custa R$18 milhões de reais. Do outro lado do rio poluído e das vias expressas congestionadas está a Daslu, centro de consumo para grã-finos acusado de superfaturar importações e sonegar impostos (na mais típica e nojenta conduta da minoria branca há 506 anos).

Como fazer com que os milionários do Parque Cidade Jardim chegem até a Daslu sem pisar no território brasileiro, aquela terra miserável e desigual que tanto lhes causa repulsa e medo?

[concurso nacional de idéias - ponte Daslu - Pq. Cidade Jardim]

Inscrições até 31 de agosto.

Diz o regulamento:
"O objetivo deste concurso é discutir, de forma crítica e bem-humorada, um fenômeno que vem se tornando comum entre os moradores dos grandes centros metropolitanos brasileiros: o medo de se misturar à população de baixa renda. Mais do que isso, este concurso pretende discutir também a nova tendência estética adotada em edifícios residenciais e comerciais destinados às classes média e alta: o neoclassicismo.



O recém lançado empreendimento Parque Cidade Jardim, em São Paulo, que tem como principal fonte de inspiração o Palácio de Versalhes, reunirá um shopping center de luxo, academias de ginástica e edifícios residenciais e comerciais, com o objetivo de permitir que os moradores trabalhem, consumam e se divirtam sem sair de seus portões.

O Parque Cidade Jardim situa-se no bairro do Morumbi, às margens do Rio Pinheiros, praticamente em frente a outra construção em estilo neoclássico, a loja da Daslu. O local é cercado por favelas e conjuntos habitacionais de baixa renda.

Os participantes deverão desenvolver propostas para uma ligação (ponte, túnel, teleférico ou qualquer outro tipo de ligação aérea, aquática ou terrestre) entre o Parque Cidade Jardim e a loja Daslu. As propostas devem permitir que os moradores do novo empreendimento imobiliário possam ir às compras na Daslu de maneira asséptica, sem correrem o risco de serem assaltados, seqüestrados, ou ficarem presos no trânsito, como se nunca tivessem deixado os portões de seu condomínio de luxo. As propostas devem ser interessantes, criativas e bem humoradas".

[visite o site do concurso]

voltar ao topo

Comments:
Ai meu Deus, onde vamos parar!!!

Olhem essa parte:
''o medo de se misturar à população de baixa renda''

Estamos criando vários muros de Berlim e não estamos percebendo.

17 vagas de garagem?????? hahahaha só rindo...

Viva a Modernidade Depressiva, Acidentes de carro, depressão, suícidio e cãncer
 
R$18.000.000,00 num apartamento! Eu repito: 18 MILHÕES DE REAIS!!!!

Como pode uma coisa dessas!? Qtas escolas, qtos projetos sociais, Postos de Saúde etc etc poderiam seriam beneficiados com essa grana q será investida em um único apartamento!? Onde o Brasil vai parar desse jeito!?
 
Vale ler o livro "Comunidade" do Zygmunt Bauman. O autor fala justamente das "concessões" em relação a liberdade que os ricos fazem... tudo para manter o "estrangeiro" do lado de fora.
 
Deixando todas as questões que estão nas linhas e entrelinhas dos textos sobre o assunto de lado, acho que essa exacerbação megalomaníaca da desigualdade social vai dar muito errado. Para eles.

Quer fazer algum protesto contra a desigualdade de renda? Vá ao Pq Cidade Jardim. Jogue forte a pedra e atinja a Daslu.

Quer provocar atentados que saiam fortemente na mídia?

Quer saber um bom ponto de partida para um seqüestro de sucesso?

Assim como a sonegação da Daslu só veio à tona depois de abrir um mega-shopping com até helicóptero dentro, esse Pq Cidade Jardim vai se tornar o grande foco da grã-finagem.

Não precisa pensar muito, tá alí do lado.
 
Olha, pelo que entendi no site do concurso (apócrifo, por sinal), me parece que é sacanagem... Quer dizer, até tem um concurso e tal, mas é justamente para sacanear com os futuros palacianos.

Na página do concurso tem link para um manifesto dos moradores da Favela Jardim Panorama contra a desapropriação de seus barracos. No final da página, tem o seguinte comentário:

" Concurso Ponte Cidade Jardim/Daslu
Organização do concurso 19/06/2006 13:03
concurso.ponte@yahoo.com
Ao ver no jornal A Folha de São Paulo a notícia sobre o lançamento desse empreendimento e sobre o manifesto da Favela Jd. Panorama, resolvemos lançar um concurso com a finalidade de discutir, de forma bem-humorada, esse fenômeno que vem se tornando comum entre os moradores dos grandes centros metropolitanos brasileiros: o medo de se misturar à população de baixa renda. O objetivo do concurso é desenvolver, de forma bem-humorada, propostas para a interligação do Parque Cidade Jardim com a Daslu, que também foi 'vítima' de manifesto semelhante. A participação no concurso é aberta a todos (não apenas arquitetos e estudantes), e seu regulamento está disponível no site
http://www.geocities.com/concurso.ponte/ "

Eu acho que o tal concurso até é válido como crítica social, desde que o resultado seja divulgado como tal, exposto à mídia e aos palacianos que lá residirem, em forma de sátira.

Como o site do concurso foi feito com uma abordagem séria, é muito fácil ser mal interpretado. Me parece que essa abordagem séria é satírica. Espero estar certo.
 
certamente você está certo: é sátira séria.
 
Vocês estão reclamando do quê, bando de pés rapados ressentidos?


Se vocês não têm dinheiro para comprar um apartamento no PCJ, isso é problema seu, não meu. Eu já comprei o meu (no segundo andar, mas já tô dentro!) e não abro mão. Vão plantar coquinho, seus socialistas de quarta.

"Se aos 20 anos de idade você não for socialista, você não tem coração. Se aos 30 anos continuar sendo socialista, você não tem cérebro."
 
Cada um mora onde pode ... se os caros colegas não podem, fica feio ficar falando mal...
 
Postar um comentário

<< Home