quarta-feira, agosto 30, 2006

As origens da bicicletada - vídeos

* O vídeo da 47a Bicicletada já está no ar. Confira logo abaixo, no relato de agosto *

A história da massa crítica paulistana andava escondida em algum lugar da internet, até que uma amiga indicou o vídeo do aniversário de um ano da Bicicletada, gravado em julho de 2003. Ou seja, a primeira pedalada na cidade aconteceu em julho de 2002.

excelente vídeo de 1 ano da Bicicletada (julho de 2003):
[partes 1 e 2], [partes 3 e 4] ou [versão completa em mp4]



A Bicicletada brasileira foi inspirada nos movimentos de massa crítica originados em São Francisco (EUA). Por coincidência, no último sábado (26) o blog Cycle Santa Monica publicou um texto (com link para vídeo) sobre as origens gringas do movimento.

Segundo os autores do blog, a primeira experiência de massa crítica teria acontecido logo após o grande terremoto de 1989. E não teriam sido os ciclistas os primeiros a pedalar em grupo para reivindicar o espaço e o direito de circular com tranquilidade nas ruas, mas sim um grupo de patinadores chamado Midnight Rollers. O grupo começou a aproveitar ruas e vias expressas interditadas por causa do terremoto para patinar sem a ameaça dos carros.

Jym Dyer, veterano no Critical Mass de São Francisco, faz uma ressalva: apesar dos patinadores ocuparem as ruas desde 1989, foi apenas em 1992 que a massa crítica consagrou seu formato atual. Com a primeira invasão do Iraque pelos exércitos de Bush pai, alguns pacifistas de São Francisco decidiram pedalar sempre na última sexta-feira de cada mês, misturando celebração com ativismo.

voltar ao topo

Comments:
Amigo Luddista, ( fique tranquilo, não revelarei aqui aquele teu apelido de infância )não sei o que está se passando, mas teu blog travou neste post para mim. Eu lembro de ter visto alguns post posteriores, em outro computador, mas não os encontro mais. Será que é problema da minha máquina? Muito estranho.

E a vaga verde? Eu devo ter feito alguma cagada ao me incluir na lista de discussão, pois ainda não recebi nenhum email. (e também não fui atrás).
 
Postar um comentário

<< Home