segunda-feira, agosto 28, 2006

47a Bicicletada = pedestre + bicicleta - carro


Troca de idéias para o Dia Sem Carro na praça do ciclista.
(Foto: Rodrigo Sampaio)


Ao redor do mundo se multiplicam ações pela construção de cidades mais humanas e de um mundo mais sustentável e menos violento. Ações anti-consumo, anti-carro, anti-guerra, anti-globalização corporativa, em favor da criatividade, dos meios de transporte sustentáveis, da convivência no espaço habitado e da valorização da diversidade cultural e econômica.

Na última sexta-feira (25) mais de 300 pessoas se manifestaram contra a violência motorizada que matou outro ciclista nas ruas de Brasília. Em outras 30 cidades do planeta uma série de atos marcou o aniversário de um ano do furacão Katrina, o primeiro grande desastre causado pelo aquecimento global do planeta.

Em São Paulo, a sexta-feira com 155km de congestionamento (15km de carros a mais do que média no horário, de 140km) teve mais uma edição da bicicletada. Foi a oportunidade para planejar atividades para o Dia Sem Carro, trocar idéias, consertar as placas da Praça do Ciclista e pedalar até o centro, onde aconteceu a primeira massa crítica na faixa de pedestres.

[mais fotos]

vídeo - bicicletada e massa crítica na faixa de pedestres
[YouTube],[Google Video]

panfletos distribuídos:
[dia sem carro], [em qual cidade você quer viver?], [compartilhe a rua]

[cadastre-se na lista de discussão da bicicletada de São Paulo]



voltar ao topo

Comments:
Não deu para perceber, tinha algum semáforo/sinal/farol no trecho da faixa de pedestres em que vocês fizeram a massa crítica?
 
Não, nenhum semáforo/sinal/farol. E onde não há sinalização específica, a preferência é sempre do pedestre.
 
Putz... genial esse lance da Massa Crítica! Pena que eu fui embora antes de rolar e não pude participar. Parabéns pelo vídeo Thiago! Abraços.
 
O engraçado foi o cara da pickup da CET avançando em cima de uma senhora que ainda atravessava a rua. Eu estava na calçada e falei pra ele "ô, olha o pedestre..." e o cara ficou resmungando alguma coisa ininteligível, parecia aquele cachorro, o Rabugento.
 
Obrigado, luddista.
Exatamente, você tem toda a razão.
 
Postar um comentário

<< Home